Buscar

Penal 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708128031)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(2016. FAURGS. TJ-RS. Juiz de Direito Substituto) Sobre a aplicação dos elementos da teoria geral do delito, assinale a alternativa correta. 
		
	
	O erro quanto à pessoa e o erro na execução do crime fazem com que o agente responda pelos resultados típicos alcançados, não sendo levadas em consideração as condições e características das vítimas que efetivamente pretendia atingir. 
	
	Adamastor, tomado por ciúmes e agindo com animus necandi, desferiu três disparos de arma de fogo calibre .38 contra Bento, que atualmente namora sua ex-companheira Catarina. O primeiro tiro atingiu a região lateral esquerda do pescoço da vítima, enquanto os demais se alojaram na região inferior de sua perna esquerda, próximo ao joelho. Logo após os disparos, contudo, o próprio autor, assustado com o desfecho de sua ação, contatou o SAMU e o Hospital de Pronto Socorro, a fim de que a vítima fosse socorrida e recebesse atendimento médico de urgência, o que efetivamente veio a ocorrer em face do pronto atendimento de uma ambulância. Em que pese não ter corrido risco de vida, Bento recebeu alta médica após permanecer internado durante 45 dias. Pelo exposto, é correto tipificar a conduta de Adamastor como um crime de lesão corporal grave. 
	
	Reconhecida a intenção do coautor de participar de crime menos grave, o juiz deverá aplicar-lhe a pena em relação ao mesmo crime dos demais acusados, diminuindo-a, todavia, de um sexto até a metade.
	
	A legítima defesa putativa própria caracteriza-se por uma intepretação equivocada do agente em relação às circunstâncias reais de uma determinada situação fática, fazendo-o acreditar que está sofrendo (ou na iminência de sofrer) uma agressão injusta, e seu reconhecimento tem como consequência legal o afastamento da ilicitude da conduta, ainda que tal equívoco interpretativo decorra de culpa do próprio agente. 
	
	Quando reconhecido que a conduta delitiva decorre de coação irresistível ou do cumprimento de ordem de superior hierárquico não manifestamente ilegal, o agente que a praticou terá sua pena diminuída de um sexto a um terço. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707925309)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação ao princípio do "ne bis in idem", é correto afirmar que:
		
	
	nenhuma pena passará da pessoa do condenado.
	
	todos são iguais perante a lei penal.
	
	ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
	
	ninguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato.
	
	a criminalização de uma conduta só será legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707864278)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em tema de lei penal no tempo, é correto se afirmar que
		
	
	não pode ser utilizada lei intermediária e que surgiu depois da prática do fato criminoso, mas que foi revogada antes de o juiz proferir a sentença condenatória, ainda que mais benigna.
	
	em qualquer fase do processo ou mesmo da execução da pena, deve ser imediatamente aplicada a retroatividade da norma que retira a tipicidade de qualquer fato.
	
	prolatada a sentença condenatória no período de vacatio de nova lei penal, não se admite a ultratividade da lei derrogada, mesmo que esta se mostre mais favorável ao réu.
	
	havendo sentença condenatória transitada em julgado, a lei posterior mais benéfica ao agente não é retroativa nem ultrativa.
	
	se o agente praticou crime na vigência de lei mais benéfica, que, durante a ação penal, acabou derrogada por lei mais severa, devera ser julgado na forma desta última.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708190127)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em relação ao campo de aplicação do CDC assinale a opção correta:
		
	
	Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material, não sendo considerados, conforme o CDC, os bens imateriais como produto. 
	
	Não se aplica o princípio da vulverabilidade em relação aos profissionais liberais, pois eles não nunca serão consumidores.
	
	Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, salvo os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. 
	
	Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas determinadas que esteja intervindo nas relações de consumo. 
	
	Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como intermediário. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707302937)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Leia os dados do Censo Penitenciário Nacional (DEPEN/MJ) de 1994 e de 1995. Após a análise das assertivas, marque a CORRETA: Perfil do encarcerado no Brasil (Censo de 1994): 95% dos presos são pobres; 87% dos presos não concluíram o primeiro grau; 85% dos presos não têm condições de contratar advogado; 96, 31% dos presos são homens. Porcentagem de cumprimento da pena privativa de liberdade e seus respectivos crimes (Censo de 1995): 32,9% por roubo; 16,4% por furto (49,3% contra o patrimônio); 15% por homicídio; 10,6% por tráfico de drogas; 6,9% por estupro e outros crimes contra os costumes; 18,2% por outros crimes. 
		
	
	Fica claro pelos dados do Censo Penitenciário Nacional que as camadas menos favorecidas economicamente da sociedade têm uma tendência natural à delinquência.
	
	Os dados acima deixam nítido que a sociedade brasileira tende a praticar mais crimes patrimoniais do que outros, tais como o de sonegação fiscal. Isto leva à conclusão de que são mínimos ou inexistentes os casos de falsificação de remédios, corrupção nos órgãos governamentais etc.
	
	As estatísticas criminais não demonstram a realidade, tendo-se em vista que o sistema penal não consegue processar todas as condutas consideradas negativas para a sociedade. 
	
	O dado referente à escolaridade faz exsurgir a relação inversamente proporcional de que quanto menos estuda, maior a probabilidade de o ser humano acabar se transformando num animal irracional e, por isto, de extremo perigo à sociedade.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes