Buscar

Web segundo semestre AVC1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Genética
Você já deve ter lido ou escutado sobre o Projeto Genoma Humano. Esse projeto, iniciado em 1990 com a participação de vários países, inclusive do Brasil, teve por objetivo descobrir a sequência de nucleotídeos de todo o ADN humano, isto é, determinar a sequência de bases nitrogenadas dos nossos 46 cromossomos. Em abril de 2013, finalmente, foi anunciado que o genoma humano (cerca de 3,3 bilhões de pares de nucleotídeos) havia sido mapeado. Fazendo uma analogia, se digitássemos todos os pares de base do genoma humano em letras de tamanho 12 Arial, teríamos 1500 volumes de 700 páginas cada.
Disponível para os cientistas de todo o mundo, as sequências do genoma humano constituem uma magnífica fonte de informação biológica que serve de base para pesquisas e aplicações práticas, tais como a identificação de genes envolvidos em doenças genéticas e alguns tipos de câncer, de extrema importância para um aumento das chances de diagnósticos na fase inicial e maior probabilidade de tratamento e cura. 
Com relação ao texto acima e os assuntos estudados nas unidades 1 e  2, responda às questões abaixo:
1.) Com o genoma humano sequenciado, o passo seguinte foi tentar identificar e isolar quais dessas sequências são genes. Algumas sequências gênicas específicas já foram associadas com numerosas doenças e disfunções, incluindo câncer de mama, doenças musculares, surdez e cegueira. No entanto, cerca de 50% dos genes descobertos após o projeto genoma humano têm sua função desconhecida. Uma estratégia para descobrir a função dos genes é identificar a proteína que produzem. 
Se pensarmos numa situação hipotética em que a sequência de exons da cadeia ativa de um gene é TACTTGGCATCGATTGAATCGCATTAGGCC, com base na tabela abaixo que indica a relação entre as sequencias de bases do ARN mensageiro (códons) e os aminoácidos por elas codificados, qual seria a sequência de aminoácidos que formariam a proteína correspondente a esse gene? 
2.) Com relação à sequência do gene do exercício 1, TACTTGGCATCGATTGAATCGCATTAGGCC, qual seria a sequência da cadeia complementar a esta?
3.) Se nesse trecho de ADN dupla fita (lembre-se que no exercício 2 você encontrou a sequência da fita complementar), existem 16 adeninas, quantas timinas, citosinas e guaninas existirão? O que você pode concluir com o resultado que encontrou?
respostas
A sequência de aminoácidos seria metionina e códon início; asparagina; alanina; serina e códon parada.
A sequência da cadeia complementar seria ATGAACCGTAGCTAACTTAGCGTAATCCGG.
O número de 16 adeninas corresponde 16 timinas como o número de 14 citosinas corresponde de 14 guanina, corresponde aos pares que formam o trecho ADN dupla fita.
Introdução à psicologia
O Behaviorismo nasce em 1913, nos Estados Unidos, inaugurado por John B. Watson com a publicação do artigo “Psicologia como os behavioristas a vêem” e tem como um de seus principais autores B. F. Skinner que desenvolveu o conceito de condicionamento operante.
Explique e exemplifique como ocorre o condicionamento do comportamento operante. Para tanto, considere o conteúdo da apostila, das aulas narradas e aulas satélite, atente-se a desenvolver um texto coeso e coerente.
Resposta
O condicionamento operante é o método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento, onde é montada a associação de comportamento ativo atua sobre o ambiente externo para gerar a consequência. Exemplo o macaco, em um determinado ambiente isolado, o mesmo tem a sua frente um botão verde e um vermelho, o verde lhe da uma banana e o vermelho choque, com base nos eventos o animal irá pressionar mais o verde e evitar o vermelho.

Outros materiais