Buscar

Exercício Fixação Adm Marketing Aula5a

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: JOSE ANTONIO PEREIRA
	Matrícula: 201701001608
	Disciplina: GST0581 - ADM. DE MARKETING 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	
	
	
	A diferenciação ameniza o poder dos compradores, dado que lhes faltam alternativas comparáveis, sendo, assim, menos sensíveis aos preços.
	
	 
	A diferenciação não é uma estratégia viável para obter retornos acima da média em uma indústria porque ela não cria uma posição defensável para enfrentar as cinco forças competitivas.
	
	
	A diferenciação produz margens mais altas com as quais é possível lidar com o poder dos fornecedores.
	
	
	Os métodos para a diferenciação podem assumir muitas formas: projeto ou imagem da marca, tecnologia, serviços, rede de fornecedores ou outras dimensões.
	
	
	A diferenciação proporciona isolamento contra a rivalidade competitiva devido à lealdade dos consumidores com relação à marca como também à consequente menor sensibilidade ao preço.
	
		2.
		Que tipo de estratégia concentra suas atenções em um grupo específico de compradores, ou em um segmento da linha de produtos, ou ainda em uma determinada área geográfica, além de buscar o atendimento eficiente de um alvo específico?
		
	
	
	
	 
	Enfoque
	
	
	Diferenciação do Produto
	
	
	Aumento de Market Share
	
	
	Liderança de Custo
	
	
	Planejamento
	
		3.
		Peter é um frequente comprador de livros de gastronomia e revistas de culinária pela Internet. Ele prestigia a livraria virtual Virtulivro, da qual é cliente há oito anos. Peter percebe que a Virtulivro pratica a estratégia de customização quando observa que o site:
		
	
	
	
	
	Oferece uma variedade de títulos muito menor do que as lojas físicas.
	
	
	Apresenta uma grande variedade de títulos.
	
	
	Cobra preços equivalentes aos das lojas físicas instaladas nas principais cidades do país.
	
	 
	Sugere-lhe novos títulos, baseado nas suas compras anteriores.
	
	
	É especializado em livros de Marketing.
	
		4.
		Um plano de marketing institucional começa, em geral, com uma análise situacional, detecção de problemas e oportunidades, e definição das metas e objetivos. Para tanto, são estabelecidas táticas e estratégias. A diferença entre estratégia e tática em planos de marketing é que a primeira.
		
	
	
	
	
	é definida a curto prazo, a partir da análise de conjuntura e do plano de venda, e a segunda é definida para combater os concorrentes
	
	
	leva em conta o planejamento futuro da instituição e a segunda refere-se às ações de médio e longo prazos.
	
	
	refere-se a orientações de curto prazo do dia-a-dia institucional, e a segunda refere-se apenas a análises estruturais institucionais de longo prazo
	
	 
	refere-se às análises e orientações de longo prazo que direcionam as atividades de uma instituição, e as táticas referem-se às decisões operacionais de curto prazo, do dia-a-dia da instituição
	
	
	está fundamentada na solução dos problemas cotidianos da instituição e a segunda é estabelecida para prazos mais longos.
	
		5.
		Responda a pergunta com base nas informações abaixo: A empresa Saúde Natural surgiu após uma pesquisa de mercado junto aos médicos e nutricionistas que falaram sobre a necessidade em ter algo que pudesse ajudar na recuperação de pacientes após uma cirurgia bariátrica. A Empresa curitibana desenvolveu um Kit para suporte médico nutricional, testado e aprovado pelo Ministério da Saúde. Este Kit é para melhorar a flora intestinal de operados e não operados de obesidade. Extraído de http://www.shopesaude.com.br/institucional/Atualidades A empresa Saúde Natural compete no mercado com uma estratégia baseada, exclusivamente, no atendimento a um nicho de mercado, com uma oferta de produto sem similar no mercado. De acordo com a tipologia de estratégias genéricas de Michael Porter, essa empresa pratica uma estratégia de:
		
	
	
	
	
	Enfoque baseado custo/diferenciação
	
	
	Liderança total de custo
	
	 
	Enfoque
	
	 
	Diferenciação
	
	
	Tudo para todos
	
		6.
		A empresa Souza e Vieira, através de uma pesquisa de mercado, verificou que 20% dos seus produtos encontram-se com a taxa de crescimento do mercado alta. Analisando a possibilidade em aumentar o respectivo percentual dos demais produtos, podemos considerar a seguinte análise da estratégia implantada:
		
	
	
	
	
	Ciclo de vida dos segmentos
	
	 
	Planejamento estratégico
	
	
	Ciclo de Vida dos Projetos
	
	
	Política de Negociação
	
	 
	Matriz BCG
	
		7.
		No estágio de introdução do produto, ele é apresentado ao mercado através de um esforço de marketing intenso e focado, visando estabelecer uma identidade clara e promover ao máximo o conhecimento do produto. É um período de crescimento lento das vendas, onde é preciso visão a longo prazo, pois o lucro é ainda inexistente neste estágio, no qual grandes despesas de lançamento são necessárias. Assinale a alternativa que representa INCORRETAMENTE uma estratégia para a fase de introdução do produto:
		
	
	
	
	
	desnatamento rápido.
	
	
	penetração lenta.
	
	
	penetração rápida.
	
	
	desnatamento lento.
	
	 
	diversificação excessiva.
	
		8.
		Desde o momento que o produto é lançado no mercado até a sua retirada total ele passa por algumas fases. São estas as fases:
		
	
	
	
	
	planejamento, sucesso, declínio e fracasso.
	
	 
	introdução, crescimento, maturidade e declínio.
	
	
	lançamento, promoção, maturidade e declínio.
	
	
	crescimento, maturidade, declínio e sumiço do PDV.
	
	
	planejamento, início, meio e fim.

Outros materiais