Buscar

Exercício Fixação Adm Marketing Aula5b

Prévia do material em texto

Aluno: JOSE ANTONIO PEREIRA
	Matrícula: 201701001608
	Disciplina: GST0581 - ADM. DE MARKETING 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Segundo Kotler, o conceito de ciclo de vida do produto (CVP) pode ser utilizado para analisar a categoria de um produto, a forma de um produto, um produto ou uma marca. Através da análise do produto cachaça, o gráfico a seguir foi traçado e tem a finalidade de ilustrar o CVP da cachaça no Brasil. Podemos notar que o produto Cachaça no Brasil passou por dois ciclos. O 1º Ciclo representa todo o período de introdução da cachaça no mercado brasileiro até sua comercialização nos bares e botecos do Brasil, enquanto o 2º Ciclo refere-se ao período que engloba a mudança da imagem da cachaça nacionalmente e sua comercialização no mercado externo até os dias de hoje.
Da Cachaça para a Caipirinha, Revista Eletrônica Academia de Talentos. http://www.academiadetalentos.com.br/
De acordo com o enunciado e com o gráfico, analise estas afirmativas:
I - a fase I do primeiro ciclo representa o período de introdução do produto no mercado, caracterizado por lucratividade negativa devido a altos investimentos na linha de produção e nível elevado de promoção.
II - a fase II do primeiro ciclo representa o período de introdução do produto no mercado, caracterizado pelo aumento da produção e vendas da bebida, em função do aumento da demanda pela cachaça devido à difusão de suas qualidades.
III - a fase I do segundo ciclo representa o início de uma nova Introdução do produto no mercado, caracterizado por um reposicionamento do produto com uma nova imagem para a cachaça e sua consolidação como Bebida Nacional do Brasil ou Bebida Mundial do Brasil devido a diversos incentivos.
IV - a fase II do segundo ciclo representa o período de maturidade do produto demonstrado pelo crescimento das vendas da cachaça, especialmente no mercado externo, em função da organização das empresas do setor e da melhora na qualidade do produto.
Após esta análise, pode se concluir que:
 
		
	
	
	
	 
	I e III estão corretas
	
	 
	II e III estão corretas
	
	
	todas estão incorretas
	
	
	I e IV estão corretas
	
	
	apenas I está correta
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Produtos e serviços têm um ciclo de vida composto de várias fases: pesquisa, introdução, crescimento, maturidade, declínio e renovação. A esse respeito, assinale o questionamento que se encontra inadequado:
 
		
	
	
	
	 
	(b) O período de maturidade indica que deve ser feito um investimento em produção.
	
	
	(c) O declínio de um produto significa que há uma restrição da demanda em relação aquele produto da empresa.
	
	
	(d) Quando o produto está em crescimento, neste momento, a empresa deve investir no composto de promoção.
	
	
	(e) Quando se observa o início da queda de vendas de um produto, dependendo da situação, pode-se decidir sobre a revitalização do produto no mercado.
	
	 
	(a) Na fase de crescimento, a empresa investe no desenvolvimento do produto para conquistar maiores mercados.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A empresa XYZ lançou uma academia pioneira especializada em treinamento funcional para cães na cidade de Passerato. Com o sucesso do empreendimento, em apenas três meses duas novas concorrentes surgiram na cidade: a ABC e a FGH. Estas novas concorrentes podem ser classificadas corretamente como:
		
	
	
	
	 
	seguidoras imediatas.
	
	
	arrojadas.
	
	
	seguidoras tardias.
	
	
	retardatárias.
	
	
	pioneiras tardias.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Após a elaboração do Planejamento Estratégico de Marketing, que é uma tarefa de projeção do futuro, baseada nos acontecimentos atuais e projetado para um período futuro, sabe-se que o mercado não reage necessariamente do modo que imaginamos, logo, é necessário fazer ajustes. Diante disto, analise as afirmações a seguir e escolha a resposta correta.
I) Os mercados são previsíveis a partir do momento que é possível extrapolar essas previsões por meio de modelos estatísticos e matemáticos. Isto permite que se estude o mercado com bastante antecedência e, com isso, permite obter melhor margem de precisão e acerto; 
II) Os mercados são dinâmicos, porém é possível fazer previsões antecipadas de como será o comportamento do consumidor utilizando técnicas de pesquisa e, com isso, criar necessidades nos consumidores. 
III) Os mercados são dinâmicos e não é possível fazer previsões com precisão. Normalmente o que se faz é elaborar previsões com base em cenários passados e projetá-los para cenários futuros. Em seguida, faz-se ajustes para corrigir os rumos daquilo que foi previsto e o que está ocorrendo no momento.
		
	
	
	
	
	Estão corretas as afirmações contidas em II e III somente.
	
	
	Estão corretas as afirmações contidas em I e III somente.
	
	
	Está correta a afirmação contida em I somente.
	
	 
	Está correta a afirmação contida em III somente.
	
	
	Estão corretas as afirmações contidas em I e II somente.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A empresa Beta fabricante de sabão em pó possui uma marca líder nesse segmento. No entanto está sendo atacada constantemente por empresas detentoras de marcas de produtos cujos preços são inferiores aos da marca líder. Diante dessa situação a empresa está perdendo fatia de participação no mercado. Para reverter esse quadro, como a empresa pode superar esse ataque? I.Desenvolver uma nova marca de sabão em pó com preço similar ao desses outros fabricantes, no intuito de combatê-los. II.Reforçar ainda mais os benefícios do produto em sua comunicação com seu público-alvo. III.Continuar mantendo as mesmas estratégias de Marketing, sem alteração, uma vez que o produto é líder de mercado. Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(ns)
		
	
	
	
	
	(D) I e III.
	
	
	(B) II.
	
	
	(C) III.
	
	
	(A) I.
	
	 
	(E) I e II.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		"Em agosto de 2008 a Claro passou a ser a segunda colocada no segmento de telefonia móvel no Brasil. Segundo a Anatel a empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share. A empresa está em busca da liderança de mercado, que atualmente pertence à Vivo, e para isso aposta no pioneirismo e na inovação. Exemplo disso foram as ações realizadas em relação à portabilidade, apoiando os consumidores na livre escolha de sua operadora de celular, e a tecnologia 3G, sendo a primeira a operar nessa modalidade no país." (Revista Marketing, fev./2009)
Com base nesse trecho de reportagem da Revista Marketing, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	
	
	
	A Vivo é por definição absoluta a Líder de Mercado, pois detém o maior percentual de market-share tornando-se o alvo dos demais concorrentes.
	
	
	a Claro se posiciona com a Desafiante de Mercado, pois utiliza estratégias de ataque frontal em relação à empresa líder de mercado.
	
	
	A aposta da Claro em diferenciais embasados em pioneirismo e inovação em relação ao ocupante da primeira posição de mercado é característica de fundamental importância para uma empresa que quer alcançar a liderança da categoria.
	
	 
	A TIM torna-se uma Ocupante de Nicho de Mercado ao passo que perde posição para aClaro.
	
	
	Não podemos classificar a TIM como seguidora de mercado por não ocupar mais a vice-liderança.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A estratégia onde a oferta da empresa pelo estabelecimento de diferenciais competitivos, os quais podem ocorrer por meio de diferentes dimensões, dentre as quais destacamos as marcas e o atendimento personalizado, podemos considerar que estratégia aplicada:
		
	
	
	
	 
	Diferenciação do produto
	
	
	Produtos substituídos
	
	
	Novos entrantes
	
	
	Enfoque
	
	
	Liderança de custos
	
	
		8.
		Estratégia é a maneira utilizada pelas empresas para atingir seus objetivos.  Uma boa estratégia de marketing deve integrar os objetivos, políticas e sequências de ações (táticas) num todo coerente da organização. O objetivo de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficaz e eficientemente a sua missão.
As definições de estratégia são fundamentadas na inseparabilidade entre a organização e o ambiente onde ela está inserida, que, se por um lado, representa algumas ameaças ou contingências quanto às suas atividades, por outro, lhe oferece oportunidades que devem ser aproveitadas.
As empresas podem adotar três diferentes tipos de estratégias genéricas de competição: liderança, custo total, diferenciação e enfoque.
A qual é o tipo de estratégia que concentra suas atenções em um grupo específico de compradores, ou em um segmento da linha de produtos, ou ainda em uma determinada área geográfica?
		
	
	
	
	
	Liderança de custos
	
	
	Análise de Swot
	
	 
	Enfoque
	
	
	Matriz BCG
	
	
	Diferenciação do produto

Outros materiais