Buscar

Autismo e retardo mental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Autismo e 
Retardo Mental
“Cada criança é uma criança e precisa de cuidados específicos, mas o conhecimento é o primeiro passo para essa missão”. Autor Desconhecido
ANDRÉ, PERSONAGEM DA TURMA DA MÔNICA
2
A fita de peças do quebra-cabeça coloridas, representa o mistério e a complexidade do autismo, é um símbolo mundial da conscientização em relação a esta patologia, muito usada principalmente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, todo 2 de abril.
ALGUMAS QUESTÕES
 PARA DISCUSSÃO
 1-Pode ser difícil distinguir entre crianças com autismo, com retardo mental moderado, com transtorno de Asperger e com dificuldades severas de aprendizagem.Em quais sintomas e comportamentos você se basearia para fazer essas distinções?
	2- Em sua opinião, por que autismo e retardo mental são mais comuns em meninos do que meninas? Discuta os estereótipos ligados ao gêneros. As razões que você propõe podem ser prevenidas? Como?
Comum
Mais de 150 mil casos por ano (Brasil)
http://bebemamae.com/gravidez/atitudes-na-gravidez-que-aumentam-o-risco-de-autismo-no-bebe
8
DIFERENÇAS ENTRE OS SEXOS
O QUE É AUTISMO?
É POSSÍVEL EVITAR?
	
Ainda não se sabe exatamente o que causa o autismo. Contudo, a ciência já descobriu que trata-se de uma combinação de fatores.
	3- Quais recomendações você faria ao Sr e Sra Hobson quanto aos cuidados de Jennie em casa? Quais são as principais consequências da condição de Jennie para a família, em geral, e para os irmãos, em particular? 
COTIDIANO
CONSEQUÊNCIAS DESSA CONDIÇÃO PARA A FAMÍLIA
	4- Qual é o melhor modo de tratar indivíduos com deficiências graves dentro do sistema público de educação? Examine os pró e os contras das classes de educação separadas e de educação convencional para todas as criança envolvidas.
QUE TIPO DE EDUCAÇÃO?
Crianças nessas condições tem o direito de estudar como todas as outras crianças no sistema de educação convencional. 
	5- Uma questão fundamental no tratamento de indivíduo com deficiência é a impossibilidade de seu consentimento informado. Uma pessoa com deficiência deve ser submetida a um tratamento educacional, comportamental ou mesmo aversivo sem sua autorização expressa? E nos casos em que o indivíduo se envolve em comportamentos que põem a vida em risco?
CONSENTIMENTO INFORMADO
Quando há uma impossibilidade, as pessoas com autonomia reduzida devem ser protegidas. Estas impossibilidades têm que ser supridas, ou seja, os responsáveis legais por estas pessoas suprirão com sua permissão, devidamente informados, o consentimento para a realização dos atos médicos que se fizerem necessários. 
É uma das principais regras da norma ética aplicada ao profissional de saúde, sendo garantido ao paciente o direito de decidir em relação ao que lhe é colocado como forma de tratamento.
	6- Como você trataria em adolescente com deficiências graves que comete um homicídio? Ele deve ser julgado com qualquer outra pessoa ou precisa de considerações especiais? Se acredita que ele precisa de considerações especiais, quais recomendaria? 
	DEFICIENTES GRAVES 
X 
CRIMES
NOVOS LAUDOS MOSTRAM QUE ASSASSINO DE CARTUNISTA PODE NÃO SER INIMPUTÁVEL 
Cadué acusado de assaltar e matar duas pessoas em Goiânia, em 2014. E também é assassino confesso do cartunista Glauco e do filho dele,Raoni. 23/08/2015
 
Segundo a Declaração dos Direitos Humanos para a Saúde Mental: 
"A nenhuma pessoa, homem, mulher ou criança, pode ser negada a sua liberdade pessoal devido a suposta doença, mental sem um julgamento justo pela justiça e com representação legal apropriada."
	7- Como muita frequência, confia-se apenas nos testes de inteligência para fazer um diagnóstico de retardo mental. O que você faria, como profissional, para garantir que outros métodos sejam usados para chegar a essa determinação?
GARANTIR O DIAGNÓSTICO CORRETO
Após as avaliações, em reunião, todos os aspectos devem ser discutido em conjunto pelos profissionais que atenderem o caso, para as conclusões finais e diagnóstico, definindo as condutas a serem tomadas.
Acreditamos que com essa sistemática de trabalho em equipe, é bem mais fácil a orientação da família que, entendendo as potencialidades do filho e suas necessidades poderá participar e cooperar no tratamento proposto. A participação da família é fundamental no processo de atendimento à pessoa com deficiência mental.
O diagnóstico, sempre que possível, deve ser feito por uma equipe multiprofissional, composta pelo menos de um assistente social, um médico e um psicólogo que atuando em equipe possuem condições de avaliar o indivíduo em sua totalidade.
25
Referências
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462006000500002&script=sci_arttext
http://www.jped.com.br/conteudo/08-84-06-487/port.asp?cod=1884
http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n3/a10v18n3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes