Buscar

AV ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	Avaliação:  GST0964_AV_      Data: 05/06/2017 19:20:41 (F)       Critério: AV
	Aluno: 
	Nota Prova: 6,5 de 8,0      Nota Partic.: 2,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
�
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
 
	
	 
	 ���1a Questão (Ref.: 597287)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A estrutura em rede apresenta um perfil flexível e adaptável às mudanças do ambiente. A ideia é gerar novos empreendimentos com parcerias onde todos saem ganhando. Cite três vantagens desta estrutura.
	
	
Resposta: Descentralização da gestão, tornando a mesma mais dinâmica e competitiva; Oportunidade de troca de tecnologias e carteira de clientes; Redução do custo, pois determinada fase da elaboração do produto/serviço, passa para outra empresa, participante da rede, até a finalização e entrega ao consumidor final.
	
Gabarito: - Permite virtualização dos negócios (não são presos a tempo e espaço) - Permite a proliferação de unidade de negócios (integra diferentes negócios) - Baixíssimo custo operacional
	
	
	 ���2a Questão (Ref.: 46284)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Os níveis hierárquicos representam o conjunto de cargos na empresa com um mesmo nível de autoridade. Descreva a relação entre o aumento ou redução dos níveis hierárquicos com a amplitude de controle da organização.
	
	
Resposta: A amplitude de controle é a relação da quantidade de subordinados com a quantidade de superiores, quanto maior a equipe, maior deverá ser a quantidade de responsáveis para os mesmos. Não existe um número certo de subordinados que um responsável deve ter, mas é preciso que leve-se em conta a complexidade da tarefa e o nível de produtividade que levará ter mais superiores ou menos.
	
Gabarito: Quanto maior a amplitude de controle, ou seja, quanto maior o número de subordinados sob a mesma chefia ou gerência menor será o número de níveis hierárquicos na organização.
	
	
	 ���3a Questão (Ref.: 740110)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A estrutura formal confere a organização estabilidade, já que cada um dos profissionais que a compõe tem papéis bem definidos e formalizados por meio de regulamentos, identificando claramente qual a responsabilidade de cada pessoa na organização, assim como os fluxos de comunicação formais, estabelecidos pelos canais determinados pela organização. Aponte uma desvantagem da estrutura formal quando mal aplicada.
	
	�
	Reconhecida juridicamente.
	�
	É estruturada e organizada.
	� �
	Podem levar ao conformismo e acomodação.
	�
	Baseada em técnica e profissionalismo.
	�
	Tem clara representação no organograma da empresa.
���� HYPERLINK "http://simulado.estacio.br/viz-wcs.voxeldigital.com.br/login.aspx?CodTransmissao=471662" \n _blank� Gabarito Comentado.
���� HYPERLINK "http://simulado.estacio.br/viz-wcs.voxeldigital.com.br/login.aspx?CodTransmissao=477255" \n _blank� Gabarito Comentado.
	
	
	 ���4a Questão (Ref.: 598635)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para organização: estrutura básica, mecanismos de operação, mecanismos de decisão e mecanismos de coordenação. O requisito mecanismo de decisão corresponde a:
	
	�
	divisão do trabalho e diferenciação
	�
	regras e regulamentos
	�
	centralização
	� �
	hierarquia de autoridade
	�
	descentralização
���� HYPERLINK "http://simulado.estacio.br/viz-wcs.voxeldigital.com.br/?CodTransmissao=553895" \n _blank� Gabarito Comentado.
���� HYPERLINK "http://simulado.estacio.br/viz-wcs.voxeldigital.com.br/?CodTransmissao=558475" \n _blank� Gabarito Comentado.
	
	
	 ���5a Questão (Ref.: 767646)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação a estrutura linear é correto afirmar que entre as suas características estão:
I-Formato piramidal e facilidade de compreensão ao organograma.
II- Fácil implantação, pois é a mais indicada, quando criamos uma empresa.
III- Resposta rápida à complexidade do ambiente.
	
	�
	Somente a I está correta.
	�
	Somente a I e III estão corretas.
	�
	Somente a II Está correta.
	� �
	Somente a I e II estão corretas.
	�
	Somente a II e III estão corretas.
���� HYPERLINK "http://simulado.estacio.br/viz-wcs.voxeldigital.com.br/?CodTransmissao=514562" \n _blank� Gabarito Comentado.
	
	
	 ���6a Questão (Ref.: 27836)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A direção da empresa de Cosméticos Beautiful em seu planejamento anual contratou uma consultoria para analisar o setor onde a empresa está inserida. A análise apontou uma forte tendência das organizações perderem gradativamente sua importância como estrutura básica ,tendo em vista que o foco principal se desloca para formação de equipes e processos organizacionais em direção ao cliente. Sendo assim, a empresa identificou que:
	
	�
	A organização tradicional continua sendo importante para manter a hierarquia,manter os grupos de funcionários seguindo as determinações e metas.
	� �
	A organização tradicional está sendo substituída por organizações baseada em equipes multifuncionais dedicadas aos processos empresarias
	�
	A organização deve criar equipes autônomas, sem preocupação com a hierarquia funcional.
	�
	A Organização deve rever a política de cargos e salários.
	�
	A organização não vê com bons olhos o Downsing,redução dos níveis hierárquicos
���� HYPERLINK "http://v3.webcasters.com.br/Login.aspx?codTransmissao=254521&LoginExterno=urllogada@estacio.br&SenhaExterno=1234" \n _blank� Gabarito Comentado.
	
	
	 ���7a Questão (Ref.: 616128)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa Competência S/A cobre uma grande área geográfica e com mercados extensos. Apoia-se na premissa de que todas as atividades que se realizam em determinada região devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um mesmo executivo. Esse tipo de departamentalização denominamos:
	
	�
	Departamentalização por mercado.
	�
	Departamentalização funcional.
	�
	Departamentalização por produtos ou serviços.
	�
	Departamentalização por clientes.
	� �
	Departamentalização por base territorial.
���� HYPERLINK "http://v3.webcasters.com.br/Login.aspx?codTransmissao=393579&LoginExterno=urllogada@estacio.br&SenhaExterno=1234" \n _blank� Gabarito Comentado.
���� HYPERLINK "http://simulado.estacio.br/viz-wcs.voxeldigital.com.br/login.aspx?CodTransmissao=469219" \n _blank� Gabarito Comentado.
	
	
	 ���8a Questão (Ref.: 823174)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nos dias atuais existe um ambiente competitivo extremamente intenso, com várias organizações disputando a preferência dos mesmos segmentos de mercado, e com grande velocidade de lançamento de inovações tecnológicas que tornam os ciclos de vida dos produtos. Esse dinamismo implica uma maior flexibilidade das organizações que passaram adotar departamentalizações por processos, onde cada departamento passa a ser uma etapa de uma sequência de atividades, com objetivo de atender às necessidades dos clientes. Tendo em vista esse tipo de departamentalização, pode ser dito que processo de negócio é um conjunto de atividades que têm por finalidade:
	
	� �
	Transformar insumos (entradas), adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, em bens e serviços (saídas) que serão entregues e devem atender aos clientes;
	�
	Controlar os custos de produção para obter o máximo de eficiência em relação a utilização dos recursos da organização;
	�
	Pesquisar as tendências dos mercados para formatar procedimentos que sejam competitivos.
	�
	Obter o máximo de lucro para satisfazer aos acionistas do negócio;
	�
	Orientar os recursos da organização para reduzir os custos de processamento da organização;
	
	
	 ���9a Questão(Ref.: 599225)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Governança Corporativa sugere à sociedade empresarial uma gestão baseada em conceitos éticos de transparência, igualdade, respeitos aos sócios e colaboradores em todos os níveis da estrutura societária. A governança corporativa tornou-se um tema dominante nos negócios devido a safra de escândalos corporativos em meados de 2002. PORQUE Uma boa governança corporativa é importante para os investidores profissionais, pois as grandes instituições atribuem à governança corporativa o mesmo peso que aos indicadores financeiros. A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
	
	�
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	�
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	� �
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	�
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	�
	As duas afirmações são falsas.
���� HYPERLINK "http://v3.webcasters.com.br/Login.aspx?codTransmissao=327141&LoginExterno=urllogada@estacio.br&SenhaExterno=1234" \n _blank� Gabarito Comentado.
���� HYPERLINK "http://v3.webcasters.com.br/Login.aspx?codTransmissao=432659 &LoginExterno=urllogada@estacio.br&SenhaExterno=1234" \n _blank� Gabarito Comentado.
	
	
	 ���10a Questão (Ref.: 678502)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Podem ser consideradas vantagens da centralização, exceto:
	
	� �
	As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação.
	�
	As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.
	�
	Elimina esforços duplicados e reduz custos operacionais com a descentralização.
	�
	As decisões são tomadas por administradores que possuem uma visão global da empresa.
	� �
	Tomadores de decisão situados no topo são geralmente mais bem treinados do que os que estão nos níveis mais baixos.
���� HYPERLINK "http://simulado.estacio.br/viz-wcs.voxeldigital.com.br/?CodTransmissao=521972" \n _blank� Gabarito Comentado.

Outros materiais