Buscar

Educação Infantil: Cuidar e Educar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1aQuestão (Ref.: 201609337191)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-5 anos, segundo a legislação educacional brasileira, o RCNEI e as DCNEI, caracteriza-se por ser:
		
	
	assistencialista; a criança nessa faixa etária necessita de cuidados.
	 
	o cuidar e o educar.
	
	escolarizante (centrada na professora, alfabetizante, seriada, com matérias/disciplinas, etc).
	
	adultocêntrica.
	
	higienista e maternal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608382294)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O PARECER de 9/12/2009 recomenda a respeito do cuidar e educar: Ao lermos o documento é possível perceber que um dos grandes pilares da educação é, sem dúvida, a habilidade emocional. Não é possível desenvolver a habilidade cognitiva e a social sem que a emoção seja trabalhada. Trabalhar a emoção requer paciência e garantia que as crianças possam viver seus processos de Individuação, ao mesmo tempo em que se constituem a partir de contextos sociais. As afirmativas apresentadas nas opções interpretam o Parecer citado em relação às responsabilidades do professor de crianças com relação a mediar processos que:
		
	
	respeitem e incentivem às características egocêntricas das crianças como comportamentos legítimos, pois correspondem a um período do desenvolvimento que depois passará.
	
	limitem a ampliação dos movimentos em prol da segurança e da saúde das crianças, mesmo que atrapalhe o desenvolvimento social e motor.
	
	construam limites seguros colocando as crianças para pensar individualmente sempre que desrespeitarem uma regra imposta pelo professor.
	
	estimulem a expressão de qualquer sentimento como forma de expressão, mesmo quando possa causar desconforto a uma outra criança do grupo ou ao próprio educador.
	 
	construam sentidos pessoais e significados coletivos à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando de um modo singular de formas culturais de agir, sentir e pensar.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609428163)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com as transformações nos últimos 20 anos na educação infantil, como está definida atualmente a questão do cuidado da criança pequena?
		
	
	As ações de cuidado na educação infantil foram superadas após a passagem das instituições da assistência social para a educação.
	
	As ações de cuidado diário da criança podem ser realizadas por um professor assistente, enquanto o professor pode ficar focado na educação dos pequenos.
	
	O cuidado e o amor pela criança pequena continuam sendo a base principal sobre a qual se sustenta o atendimento na educação infantil.
	
	Os cuidados da criança pequena, que eram foco do atendimento assistencialista, estão superados. Atualmente o foco é a aprendizagem e a educação da criança.
	 
	O tripé que deve sustentar o currículo e a proposta pedagógica das instituições de educação infantil é: educar-cuidar-brincar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608427658)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Trabalhar com crianças de Creches e Pré-escolas significa ter uma concepção integrada de desenvolvimento e Educação Infantil que dê a mesma importância às ações de cuidado e educação. O educador cuida e educa uma criança quando:
		
	
	Reconhece que a criança,somente aprende pela brincadeira, portanto deve planejar apenas as brincadeiras adequadas a faixa etária da criança.
	
	Acredita, mas somente com muitos exercícios que ela pode aprender sobre algumas coisas importantes ao seu desenvolvimento;
	 
	Reconhece que é pela interação com os adultos, com outras crianças e com o meio que elas ampliam suas experiencias e se desenvolvem globalmente;
	
	Reconhece que a criança não é capaz de atuar ativamente nos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem;
	
	Promove diariamente registros nas diferentes linguagens e avalia através de exercícios se ela pode ou não ser promovida a fase seguinte;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608990669)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na Educação Infantil o cuidar e o educar são indissociáveis do processo educativo. Assinale a alternativa que TEM relação com essa afirmativa.
		
	
	Quando as atividades acontecem em sala de aula o educar deve acontecer de forma dissociada do cuidar para que as crianças tenham condições de explorarem o ambiente de diferentes maneiras e realizarem as atividades propostas.
	
	O auxiliar do professor é que deve conduzir os momentos de alimentação, banho, troca de fraldas, controle dos esfíncteres e vestuário, além de cuidar para que as crianças não adquiram doenças.
	
	As atividades previstas devem atender preferencialmente o preparo para o ensino fundamental com noções de alfabetização e das quatro operações na matemática  
	
	Apenas o coordenador pedagógico deve planejar e cuidar da organização de práticas em que a criança apropria-se, por meio de experiências corporais, dos modos estabelecidos culturalmente de alimentação e promoção de saúde, de relação com o próprio corpo e consigo mesma.
	 
	O professor que educa cuidando deve acolher e garantir a segurança, mas também alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis.

Outros materiais