Buscar

REVISÃO DE DIREITOS HUMANOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO DE DIREITOS HUMANOS
Qual o conceito dos direitos humanos? Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Os direitos humanos estão baseados no princípio de respeito em relação ao indivíduo. A sua suposição fundamental é que cada pessoa é um ser moral e racional que merece ser tratado com dignidade. Estes são chamados direitos humanos porque são universais. Enquanto as nações ou grupos especializados usufruem dos direitos específicos que se aplicam só a eles, os direitos humanos são os direitos aos quais todas as pessoas têm direito, não importa quem sejam ou onde morem, simplesmente porque estão vivos.Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.
Direito Internacional dos Direitos Humanos. 
Estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos. Desde o estabelecimento das Nações Unidas, em 1945.
Discorra sobre a história das nações unidas e a Carta da ONU.
Com o fim da 2º guerra mundial, milhares de países e famílias estavam tentando se reconstruir, a destruição perpetuava, milhões de pessoas estavam sem o seu lar, mortas ou passando fome, com isso em meados de 1945, 50 países se reuniram na em San Francisco para a Conferência das Nações Unidas na Organização Internacional, com o objetivo de formar um corpo internacional para promover a paz e prevenir futuras guerras. Assim, foi criada a carta proposta que entrou em efeito no 24 de outubro do mesmo ano. Em 1948 foi elaborada o rascunho do que viria a ser na Declaração Universal Dos Direitos Humanos.
Sobre a ONU, explique:
a) Quais os objetivos?
- Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
- Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
- Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.
b) Como funciona seus órgãos ? 
Assembléia Geral – órgão deliberativo máximo que tem como atribuições principais discutir, iniciar estudos e deliberar sobre qualquer questão que afete a paz e segurança em qualquer âmbito.
Conselho de Segurança – embora outros conselhos possam deliberar sobre questões de segurança, este é o único que toma as decisões que os países membros são obrigados a cumprir. 
Conselho Econômico e Social (ECOSOC) – coordena o trabalho econômico e social da ONU.
Conselho de Tutela – esse conselho foi criado com o propósito de auxiliar os territórios sob tutela da ONU a constituir governos próprios e, após anos de atuação, foi extinto em 1994 quando Palau (no Pacífico), o último território sob tutela da ONU, tornou-se um Estado soberano.
Corte Internacional de Justiça (Tribunal de Haia) – órgão jurídico máximo da ONU que através de convenções ou costumes internacionais, princípios gerais de direito reconhecidos pelas nações civilizadas, jurisprudência e pareceres ou mesmo através de acordos; tem o poder de decisão sobre qualquer litígio internacional, seja ele parte integrante de seu estatuto ou solicitado por qualquer país membro ou não membro (apenas países, não indivíduos), desde que, no último caso, obedeça alguns critérios.
Secretariado – presta serviços a outros órgãos da ONU e administra os programas e político.
c) Quantos países fazem parte da ONU atualmente? 193 paises 
d) Conceito de sistema global - O Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos, tem como fonte normativa imediata a Carta das Nações Unidas de 1945, a qual, ao estabelecer que os Estados-partes devem promover a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e, demarcar o início do processo de universalização dos direitos humanos, exige, consequentemente, a necessidade de efetivação desses direitos, sob a vigilância de um sistema de monitoramento, supervisão e controle.
e) Quais os mecanismos do sistema global - mecanismos extra-convencionais, basicamente derivam da Carta da ONU, sem se reter a nenhuma convenção específica, mas sim em dispositivos genéricos, obrigando assim, todos os membros da ONU indistintamente. Seus principais instrumentos são os Relatórios Especiais e os Grupos de Trabalho.
Convencional- 
Sobre os comitês do Sistema Global da Onu, explique:
Convenção internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial – Foi adotada em 1965, afirma solenemente a necessidade de eliminar rapidamente a discriminação racial no mundo, em toas as suas formas e manifestações, e de assegurar a compreensão e o respeito à dignidade da pessoa humana. Os Estados Membros condenam a segregação racial e o apartheid e comprometem-se a proibir e a eliminar nos territórios sob a sua jurisdição todas as práticas dessa natureza.
Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres – Aprovado em 1979, é o primeiro tratado internacional que dispõe amplamente sobre os direitos humanos da mulher. São duas as frentes propostas: promover os direi- tos da mulher na busca da igualdade de gênero e reprimir quaisquer discrimina- ções contra a mulher nos Estados-parte.
Convenção internacional sobre os direitos da criança - é um tratado que visa à proteção de crianças e adolescentes de todo o mundo, aprovada na Resolução 44/25 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989. Dentre os princípios consagradas pela Convenção, estão o direito à vida, à liberdade, as obrigações dos pais, da sociedade e do Estado em relação à criança e adolescente. Os estados signatários ainda comprometem-se a assegurar a proteção dos menores contra as agressões, ressaltando em seu artigo 19 o combate à sevícia, exploração e violência sexual.
Convenção contra a tortura e outro tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes - determina a vedação de qualquer ação tomada por um representante do Estado no exercício de suas funções, ou ainda com o consentimento ou omissão deste, portanto crime próprio no limite da definição desta Convenção, que tenha por finalidade a obtenção de informações ou confissões infligindo intencionalmente violências físicas ou mentais, dores ou sofrimentos agudos, intimidações, coações, discriminação de qualquer natureza. Proíbem-se tais práticas ainda que o Estado se encontre em situação de ameaça, estado de guerra ou instabilidade política.
Discorra sobre a historia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Surgida em 24 de outubro de 1945, ano em que chegava ao fim a Segunda Guerra Mundial, uma nova organização se criou para tentar evitar que as futuras gerações chegassem ao nível de degradação que havia se instalado durante o período da guerra em questão. Eram as Nações Unidas, que em sua raiz se consistia como uma instituição intergovernamental e que produziu a chamada Cartas das Nações Unidas.
Diante desse contexto histórico é que a Organização da Nações Unidas, em assembleia geral realizada em 10 de dezembro de 1948, aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como marco de reconstrução dos Direitos Humanos em busca do processo de universalização desses direitos, com o objetivo de evitar que esses acontecimentos ocorressem novamente.Ao longo de seus 30 artigos, a DUDH trata de direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais, com a ideia de garantir um mínimo de DIGNIDADE para os homens. Apesar de tecnicamente não ter um "poder vinculante" (que obriga seu cumprimento) é o documento mais importante já adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Direitos humantarios - O corpo legal do Direito Internacional Humanitário é aplicável em tempo de conflitos armados e protege as pessoas que já não se encontram directamente envolvidas nas hostilidades,
sejam soldados feridos ou doentes, prisioneiros de guerra, bem como aqueles que não são englobados nos conflitos, como os civis e regula os métodos e meios permitidos numa guerra.
Qual a diferença ntre direitos humanos e direitos humanitários? O Direito Internacional Humanitário (DIH) e os Direitos Humanos (DH) são complementares. Ambos procuram proteger vidas, a saúde e a dignidade dos seres humanos, embora a partir de ângulos diferentes. O Direito Internacional Humanitário é aplicado em situações de conflito armado, enquanto os direitos humanos, pelo menos alguns deles, protegem o indivíduo em todas as situações, em tempo de guerra e paz, da mesma maneira.
Sobre os Pactos Internacionais de 1966, explique: 
	Pacto Internacional dos Direitos Civis e políticos – Criado em 1966, direitos básicos do pacto é o direito a liberdade e direito a auto determinação dos povos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais