Buscar

tecnologia,transformação e reciclagem de polimeros (1)

Prévia do material em texto

Aluno: 
	Matrícula: 
	Disciplina: CCE0921 - TEC.TRASN.REC.POL. 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A borracha natural que é extraída da seringueira, Hevea brasiliensis, apresenta baixa elasticidade, tornando-se quebradiça ou mole conforme a temperatura. Entretanto, torna-se mais resistente e elástica quando é aquecida juntamente com compostos de enxofre.
 
Este processo é denominado:
	
	
	
	
	
	Polimerização.
	
	 
	Vulcanização.
	
	
	Eliminação.
	
	
	Esterificação.
	
	
	Oxidação.
	
	
	
		2.
		Polímeros sintéticos são macromoléculas que podem apresentar diferentes tipos de organização, apresentando propriedades que permitem seu uso em vários objetos do cotidiano. As embalagens utilizadas no processo de armazenamento e transporte de produtos é um exemplo. As garrafas do tipo PET são feitas de polímeros sintéticos e possuem inúmeras vantagens, como leveza e resistência, o que permite a produção de embalagens com alta capacidade volumétrica, fáceis de transportar e empilhar, além de baixo custo, caracterizando essa embalagem como uma das mais práticas que existe.
Em relação ao Poli(tereftalato de etileno) - PET, analise as afirmações a seguir.
I. Similarmente aos vidros, o PET é um material cristalino, caracterizado por arranjos moleculares ordenados, formando uma estrutura tridimensional denominada rede cristalina.
II. Macromoléculas são sempre flexíveis a baixas temperaturas, porque a energia cinética dos átomos é menor; no entanto, são rígidas a altas temperaturas, porque se dilatam, permitindo movimentos além das vibrações.
III. O polímero PET é obtido pela reação entre unidades condensadas de dois monômeros: A (ácido tereftálico - diácido orgânico) e B (etilenoglicol - diálcool), formando uma macromolécula C, um poliéster.
IV. O PET é classificado como um termoplástico, ou seja, não sofre alteração em sua estrutura química durante o aquecimento até a sua fusão. Após resfriamento, pode novamente ser fundido e, portanto, ser remoldado.
	
	
	
	
	 
	III e IV.
	
	 
	II e IV.
	
	
	II.
	
	
	I.
	
	
	I e III.
	
	
	
		3.
		A velocidade de injeção é a velocidade com que a massa é enviada para dentro do molde durante a fase de preenchimento. Sendo assim, avalie as afirmações abaixo:
Altas velocidades de injeção favorecem o aumento de tensões internas e a obtenção de ciclos mais curtos.
A velocidade de injeção é responsável por controlar as rebarbas da peça, manter a peça com baixo brilho e controlar o rechupe da peça.
Peças de espessuras maiores, como cabos de escovas, exigem uma injeção mais lenta para evitar marcas de fluxo.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):
	
	
	
	
	 
	Apenas I e II.
	
	 
	Apenas I e III.
	
	
	Apenas I.
	
	
	Apenas III.
	
	
	Apenas II.
	
	
	
		4.
		A adição de um solvente ao processo de polimerização caracteriza a polimerização em solução. As vantagens proporcionadas pela polimerização em solução em relação ao processo sem adição de solvente, apenas o monômero e iniciador, são:
	
	
	
	
	
	aumento da velocidade de reação e maior facilidade no controle da temperatura
	
	 
	elevação do rendimento da reação e aumento da velocidade de reação
	
	 
	maior facilidade no controle da temperatura e redução da viscosidade do meio reacional
	
	
	elevação do rendimento da reação e redução da viscosidade do meio reacional
	
	
	maior facilidade no controle da temperatura e elevação do rendimento da reação
	
	
	
		5.
		(Unisinos - RS) Polímeros (do grego poli, muitas, meros, partes) são compostos naturais ou artificiais formados por macromoléculas que, por sua vez, são constituídas por unidades estruturais repetitivas, denominadas __? __?__. Assim, entre outros exemplos, podemos citar que o amido é um polímero originado a partir da glicose, que o polietileno se obtém do etileno, que a borracha natural, extraída da espécie vegetal Hevea brasiliensis (seringueira), tem como unidade o __? __?__ e que o polipropileno é resultado da polimerização do__? __?__.
	
	
	
	
	
	e) elastômeros, eritreno e isopreno.
	
	 
	a) elastômeros, estireno e propeno;
	
	
	d) monômeros, propeno e isopreno;
	
	
	c) anômeros, cloropreno e neopreno;
	
	 
	b) monômeros, isopreno e propeno;
	
	
	
		6.
		A tabela a seguir apresenta os pesos moleculares numérico médio (Mn) e molecular ponderal médio (Mw) de cinco polímeros.
	Polímero
	Mw
	Mn
	A
	100.000
	50.000
	B
	200.000
	120.000
	C
	300.000
	200.000
	D
	400.000
	150.000
	E
	500.000
	200.000
O polímero que apresenta a maior polidispersão é:
 
	
	
	
	
	
	A
	
	 
	E
	
	 
	D
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	
		7.
		Os poliésteres são polímeros fabricados por condensação de dois monômeros diferentes, em sucessivas reações de esterificação. Dentre os pares de monômeros a seguir,
poliésteres podem ser formados
	
	
	
	
	 
	apenas pelo par IV.
	
	 
	apenas pelos pares II e III.
	
	
	apenas pelos pares II, III e IV.
	
	
	por todos os pares.
	
	
	apenas pelos pares I e IV.
	
	
	
		8.
		O processamento de polímeros termoplásticos por rotomoldagem é bastante simples. Consiste em introduzir uma quantidade conhecida de polímero, na forma de pó, ou um liquido viscoso em um molde oco, o qual será aquecido, rotacionado e balanceado em dois eixos com uma velocidade relativamente baixa. O molde é aquecido e o polímero fundido ficará aderido às paredes do molde formando a peça desejada, para resfriar e a seguir ser desmoldado. Das alternativas abaixo, qual indica uma DESVANTAGEM deste tipo de processamento?
	
	
	
	
	
	O desperdício de material é alto por serem peças grandes e com muitas rebarbas.
	
	 
	O produto final apresenta acúmulo de tensões.
	
	
	Os moldes são relativamente caros.
	
	
	Não é possível a obtenção de peças com multicamadas.
	
	 
	A escolha de materiais de moldagem é limitado, além de que os custos dos materiais são relativamente elevados.

Continue navegando