Buscar

Experimento 3 Curva do aquecimento da água

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FÍSICA EXPERIMENTAL - II 
ALUNO: JOHN KENNEDY COELHO PEREIRA, Nº MATRICULA: 1201413719.
EXPERIMENTO 2 – CURVA DO AQUECIMENTO DA ÁGUA
RESUMO
Neste relatório são discutidas e analisadas as informações adquiridas do aparato que se trata de um aquecedor tipo chapa aquecendo um béquer com água e um termômetro eletrônico efetuando leitura em tempo real, a partir dessas leituras observamos e concluímos existência e a identificação da temperatura de transição de fase da água do estado liquido para o gasoso que é e aproximadamente 100ºC.
OBJETIVOS
Observar a variação na temperatura da água devido ao aquecimento por meio do equipamento chamado hotplate, ao longo do tempo e caracterizar o seu comporto deste.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A água possui um calor específico muito maior do que o do vidro ou de metais usados em utensílios de cozinha. Isso explica por que a água leva vários minutos para ferver, enquanto a chaleira ou panela atingem rapidamente uma temperatura elevada.
O composto H2O existe na fase sólida como gelo, na fase liquida como água e na fase gasosa como vapor d’agua. A transição de uma fase para a outra é chamada e transição de fase ou mudança de fase. Em dada pressão, a transição de fase ocorre em uma temperatura definida.
ARRANJO E MÉTODO EXPERIMENTAL
MÉTODO: Foi colocada uma quantidade de 150 ml de água em um béquer, colocamos este sobre o equipamento hotplate (aquecedor no formato de chapa), posicionamos um sensor de temperatura submerso na água a meia distancia do fundo do béquer à superfície da água, ligado via usblink em um computador do laboratório, ligamos a hotplate e observamos o comportamento do gráfico em tempo real.
Figura 1-Arranjo do experimento
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Figura 1 – Gráfico da temperatura da água.
Como podemos observar, a temperatura da água cresce de 30ºC (temperatura inicial) para 100ºC (temperatura final) de forma potencial suave, aos 100ºC a temperatura atinge o que é a temperatura de transição de fase (ebulição da água), a partir deste ponto a água passa pela mudança de estado do liquido para o gasoso e evapora, assim não fazendo mais parte do meio onde o sensor de temperatura está fazendo a medida.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a água em seu estado liquida, quando sofre aquecimento, a temperatura máxima que atinge é de aproximadamente 100ºC que a sua temperatura de transição de fase.
REFERÊNCIAS
Young, Hugh D.
Física II: Termodinâmica e Ondas/Young e Freedman; [colaborador A. Lewis Ford]; tradução Cláudia Santana Martins; revisão técnica Adir Moysés Luiz. —12. Ed.— São Paulo : Addison Wesley, 2008.

Outros materiais