Buscar

ATD1 Didática unimes.txt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)
Considerando o trecho de Rubem Alves, acima disponível, elabore um texto dissertativo contemplando os seguintes aspectos contidos no conteúdo do texto: Equipamentos e materiais didáticos disponível no Saiba Mais que antecede a ATD1. Leia com atenção o capítulo intitulado Sala de Aula: espaço educativo de convivência (página 53 e seguintes) e faça sua análise sob esses aspectos:
a) Não importa o tamanho da sala, se a pintura foi feita com tinta ou cal, se o piso é de cimento ou lajota, se o mobiliário é velho ou novinho em folha. Não importa se o mural é de madeira ou apenas um varal. O que importa é que ela seja um espaço acolhedor, onde os alunos tenham intimidade;
 
Atenção: sua dissertação não deve ultrapassar 250 palavras.
 
Observação: o número de palavras é uma referência apenas.
 
A sala de aula deve ser um espaço harmonioso e transformador é necessário um envolvimento com o educando de forma que sinta-se participante, vendo que esse espaço foi desenvolvido para seu bem estar e aprendizagem.
 No contexto as metáforas contidas no texto de "Rubem Alves" nos reverte a educação dada no princípio como uma gaiola que aprisionava os educandos ao invés de acolhê- los, à uma educação como a dos tempo atuais mais próxima da coerente onde "as gaiolas estão abertas estimulando e orientando seu voo".
 O desenvolvimento da aprendizagem e construção do saber é o que se busca sendo desenvolvidos com uma uma boa didática e recursos entendendo a necessidade de cada educando tem a "levantar voo" com aulas planejadas e preparadas fazendo uso de recursos didáticos adequados buscando mais interese pelos assuntos abordados favorecendo a absorção do conhecimento pelos educandos.
 Portanto à uma necessidade de acessibilidade para alunos com necessidades especiais sendo um ponto importante que devemos debater e buscar, pois isso sim é necessário não a cor das paredes e tipo do material usado para construção de um mural contudo o espaço escolar tem que ser acolhedor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais