Buscar

Gravimetria e Calibração de Vidrarias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina		Data: 05/09/2017
GRAVIMETRIA E CALIBRAÇÃO DE MATERIAIS VOLUMÉTRICOS
Bruna Lopes* (IC)¹, Daiana Cardoso de Oliveira (PS), Luiza Mendonça de Oliveira (IC)².
Brunal190294@gmail.com¹, luizameendonca@gmail.com².
Palavras Chave: Gravimetria, calibração, vidrarias, análise.
�
Introdução
Uma medida analítica quantitativa tem por objetivo determinar a quantidade de uma dada espécie (analito) em uma massa ou volume definido da amostra. Se o analito não pode ser diretamente medido, então um parâmetro macroscópico deve ser encontrado que seja funcionalmente relacionado à quantidade (concentração) do analito. O valor desse parâmetro é a medida do sinal analítico (Hulanicki, 1995). 
De acordo com Skoog (2006), vários métodos analíticos baseiam-se em medidas de massa. Na gravimetria por precipitação, o analito é separado de uma solução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida que pode ser pesada.
A determinação gravimétrica de níquel em amostras na forma de dimetilglioximato de níquel (II) é uma análise simples, porém com excelente grau de exatidão. A DMG forma com o íon níquel (II), em soluções aquosas amoniacais, um precipitado vermelho de composição definida, baixa solubilidade e facilmente filtrável. O complexo de Ni(DMG)2 após separação e lavagem, é pesado após secagem a 110-120 ºC. Outros elementos eventualmente presentes como: cádmio, cobalto, chumbo, ferro, lantânio, paládio e zinco, não são complexados pela DMG em soluções amoniacais, e como resultado, os efeitos da coprecipitação são minimizados (MENDHAN et al. ,2002).
Os frascos volumétricos estão disponíveis em dois tipos: aqueles calibrados, por ter o volume correto, e aqueles calibrados para transferir um volume determinado, dentro dos limites padrões. Os Laboratórios de Química Analítica utilizam equipamentos volumétricos com a finalidade de reduzir ao mínimo os erros nas suas análises. (BACCAN, 2001).
Este artigo tem como objetivo determinar a quantidade de níquel presente em uma amostra de sal nitrato de níquel heptahidratado Ni(NO3)2 7H2O e também realçar a importância da calibração dos materiais volumétricos, mostrando quais materiais possuem maior exatidão.
Materiais e Métodos 
Tabela 1: Materiais e reagente utilizados
	MATERIAIS
	REAGENTES
	Béquer 100mL
	Dimetilglioxima 1% em etanol
	Béquer 250mL
	NH4OH 6M
	Béquer 400mL
	HCl Concentrado
	Termômetro
	NiSO4 7.H2O
	Estufa
	 
	Papel Filtro
	 
	Bastão de vidro
	 
	Bureta de 25mL
	 
	Agitador Magnético
	 
	Dessecador
	 
Análise gravimétrica de níquel com dimetilglioxima:
 Iniciou-se o experimento pesando 0,3000g da amostra de sal de níquel, o qual foi transferido para um béquer de 400mL e dissolvido em água destilada, ajustou-se o pH entre 2-3 com gotas de HCl concentrado.
A solução foi aquecida entre 80–85ºC e após aquecida, adicionou-se 50mL de solução de DMG 1% (p/v) e levado para aquecer novamente entre 80-85ºC, após aquecida novamente, adicionou-se uma quantidade de NH4OH 6M até precipitar todo o níquel presente na solução. Reservou-se a solução para esfriar a temperatura ambiente durante 2 horas.
Após repouso a solução foi filtrada e lavada com água destilada aquecida, uma amostra do filtrado foi coletado para acidificar com HNO3 e adicionado algumas gotas de AgNO3 para verificar a formação de um precipitado branco, o qual confirma a presença de cloreto, o procedimento de lavagem foi repetido até não apontar mais a presença de cloreto.
Colocou-se o papel filtro com o precipitado no béquer de 400mL, que já haviam sido pesados sem o precipitado para o cálculo final, para secar em uma estufa por 1-2 horas em uma temperatura de 110–130ºC e então deixado esfriar por 30 minutos em um dessecador para então pesar sua massa total.
Método de calibração das pipetas volumétricas:
 Pesou-se um erlenmeyer de 250mL limpo e seco em uma balança analítica. Encheu-se uma pipeta de 10mL com água destilada até o menisco, transferiu-se o volume da água para o erlenmeyer, cuidando para retirar toda a água da pipeta, pesou-se o erlenmeyer com o líquido. Repetiu-se o procedimento mais duas vezes. Anotou-se a temperatura da água.
 Foi calculada a capacidade da pipeta, a partir da massa e da densidade a água na temperatura anotada. Então foi determinado o volume médio e o desvio padrão para expressar a capacidade da pipeta.
Método de calibração da bureta de 25mL:
 Pesou-se um erlenmeyer de 250mL limpo e seco em uma balança analítica. Encheu-se uma bureta de 25mL com água destilada até o zero da escala, sem conter bolhas.
 Deixou-se escorrer gota a gota o volume de 1, 5, 10,15, 20 e 25 mL para dentro do erlenmeyer pesando entre cada medida. Foi calculado os volumes correspondentes a partir da densidade e da massa da água para construir o gráfico de calibração e determinar a equação da reta e o coeficiente de correlação.
Resultados e Discussão
 Para que pudesse ser feita a determinação da quantidade de níquel presente na amostra pesada de NiSO4.7H2O foi solubilizada em água destilada e HCl e posteriormente a solução foi neutralizada com solução diluída de amônia na presença de dimetilglioxima. A adição de dimetilglioxima não causa mudança na coloração da solução, mas ocorre a formação de um complexo de níquel Ni(DMG)2. Ao adicionar a amônia, a solução tornou-se alcalina, ocorrendo a formação do precipitado colóide de cor avermelhada, que se deposita ao fundo do béquer conforme as reações abaixo:
 A DMG forma com o íon níquel (II), em soluções aquosas amoniacais, o complexo Ni(DMG)2, um precipitado vermelho de composição definida, baixa solubilidade e facilmente filtrável. Este precipitado foi lavado para a eliminação dos cloretos. A detecção de cloreto é percebida quando se adiciona AgNO3 na solução filtrada. A lavagem foi encerrada quando não se detectou mais cloreto na solução
 Foram realizadas quatro análises gravimétricas para a determinação de níquel, obtendo quatro resultados de pesagem, conforme a tabela 2 a seguir: 
Tabela 2: Pesagem de níquel precipitado
	Repetições
	Massa do precipitado (g)
	1
	7,44
	2
	8,12
	3
	12,18
	4
	12,18
 A partir destas analises realizou-se o teste Q para determinar a confiança nos valores obtidos.
Formula para o menor valor:
Formula para o maior valor:
 De acordo com o teste Q realizado, não foi detectado nenhum valor espúrio, sendo assim, nenhum valor precisou ser descartado, estando todos dentro da confiabilidade de 99%, obtendo como média 9,98g em um desvio padrão de 2,55, com um limite de confiança de 9,98g ± 7,45. 
 O fator gravimétrico da análise é de 0,203, conforme a formula abaixo:
 A porcentagem de níquel na amostra é de 12,18%, de acordo a seguinte formula:
 O rendimento teórico de níquel é de 20,33%
Fórmula para Erro absoluto:
Fórmula para Erro relativo:
Fórmula para exatidão relativa:
Método de Calibração da Bureta de 25mL:
 Obteve-se o volume lido da bureta através da transformação de g em mL, a partir da densidade, pela fórmula d=m/V, sabendo que a densidade da água a 20ºC é 0,998203g/mL. Quanto maior o valor de r² (que varia de 0 a 1), mais explicativo é o modelo e melhor ele se ajusta à amostra. Através das medições realizadas, pode-se perceber a calibração da bureta, pois os valores lidos foram totalmente próximos aos valores reais, obtendo r²=1. 
 O objetivo da equação da reta (y=1,0002x+0,0118) é prever o volume corrigido da bureta de acordo com o volume lido, conforme ilustra a figura 1.
Figura 1: Gráfico de Calibração da Bureta de 25mL
Método de Calibração da Pipeta de 10mL:
 Obteve-se o volume lido da pipeta de 10mL através da transformação de g em mL, a partir da densidade, pela fórmula d=m/V, sabendo que a densidade da água a 20ºC é 0,998203g/mL. Quanto maior ovalor de r² (que varia de 0 a 1), mais explicativo é o modelo e melhor ele se ajusta à amostra. Através das medições realizadas, pode-se perceber a calibração da pipeta, pois os valores lidos foram totalmente próximos aos valores reais, obtendo r²=1. 
 O objetivo da equação da reta (y=0,001x+9,9321) é prever o volume corrigido da pipeta de acordo com o volume lido, conforme ilustra a figura 2.
Tabela 3: Calibração da Pipeta de 10mL
	Repetições
	Massa (g)
	Volume corrigido (mL)
	1
	9,96
	9,94210188
	2
	9,97
	9,95208391
	3
	9,98
	9,96206594
	 
	Desvio Padrão
	0,00998203
	 
	Média
	9,95208391
Figura 2: Gráfico de calibração da pipeta de 10mL
Conclusões
 Pode-se perceber um baixo rendimento nas análises realizadas, onde foi possível determinar que a quantidade presente de níquel na amostra foi 12,18%, e o rendimento teórico era de 20,33%. Os erros puderam ser acarretados devido à inexperiência dos alunos, a discrepância entre as pesagens de massa dos diversos grupos, as possíveis mudanças de manipulação que puderam ocorrer entre os grupos e a falta de pesagem de alguns papeis filtros.
 Observou-se o quanto é importante ter em mãos um equipamento calibrado, pois dessa forma é possível obter resultados de uma forma precisa e exata, garantindo uma maior confiança nos resultados finais.
Referências
Hulanicki, A. A. (1995). ABSOLUTE METHODS IN ANALYTICAL CHEMISTRY. Pure & Appl. Chem.,
67, pp. 1905-1911.
MENDHAM, J.; DENNEY, R. C.; BARNES, J. D.; THOMAS, M. J. K.; VOGEL, A. I. Vogel: Análise Química Quantitativa, 6ª ed., Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2002
Skoog, D. A, West, D. M., Holler, F. J., Crouch, S. R. Fundamentos de Química Analítica, Editora Thomson, tradução da 8ª edição, 2006.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes