Buscar

Resenha do livro O que é Ideologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS VI
COLEGIADO DE GEOGRAFIA 
DOCENTE – ELIANE ANDRADE
DISCENTE- MARINALVA NUNES SILVA
 
 RESENHA 
CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. 2.edição. São Paulo: brasiliense, 2008.
 
O livro apresenta o conceito e os fatores que envolveram o sentido do termo e funcionamento da Ideologia visando à compreensão e o Incentivo ao pensamento e reflexão, desde tempos remotos a atualidade. 
A autora a todo o momento desmistifica a ideia de ideário qualquer proposto à ideologia, em que significa apenas um conjunto de ideias, conduzindo o pensamento do leitor ao verdadeiro sentido do termo para entender a realidade diante de um contexto histórica, social e política, em que visam ocultar a realidade e manter a desigualdade e a exploração.
Diante disso, a autora usa uma teoria geral para explicação da realidade e de suas transformações, assim, apresenta ideias de alguns pensadores como Carl Marx e Durkheim propondo o entendimento de porque e para que existe e são criadas as ideologias, bem como são criadas, sua finalidade e seu impacto na vida social, econômica, política e cultural.
Para tornar mais claro o pensamento, a mesma, coloca como exemplo a teoria da causalidade conhecida como teoria das quatro causas (causa material, causa formal, causa motriz e causa final) criada por Aristóteles, propondo amplo entendimento a cerca da vida humana, em que vivem sempre em busca de meios, assim, sem causas não há realidade. Dessa forma, enfatiza que, para a ideologia, não há causa final, sem que aja o pensamento sobre as outras 3 causas. 
A autora parte da ideia que a ideologia é a própria cultura e que é realizado seja no âmbito social ou individual tem um ideal e sendo assim os pensadores são capazes de fazer a ideologia e ocultar as raízes do pensamento tornando-a uma forma de alienação. 
Segundo Marx o ocultamento ocorre para que torne mais fácil a dominação visto que a ideologia dominante no sistema capitalista é a própria burguesia, mesmo com a existência a luta de classe (burguesia X proletário) o trabalhador vende sua força de trabalho enquanto a burguesia tem o poder e explora os proletariados criando o conceito de mais-valia em um sistema, onde os resultados vem antes e a pratica depois. 
Conforme seus relatos, Chauí faz uma observação em relação à classe social e sua organização perante a sociedade, em que podem quebrar sua ideologia podendo transforma-la. Assim, cita como exemplo a destruição da ideologia aristocrática nós séculos XVI, XVII, XVIII, e o pensamento de Marx em relação aos trabalhadores que podem destruir a ideologia burguesa. Já segundo Durkheim chama-se de ideologia todo conhecimento da sociedade que não respeite os critérios de objetividade.
Portanto, segundo a autora, a ideologia em seu contexto histórico passou por diversas mudanças demonstrando que não passa de um conjunto de ideias que os pensadores produzem sem questionamentos, dando ênfase, de que aquilo é uma realidade que explica as ideias e não as ideias e teorias explicando a realidade.

Outros materiais