Buscar

Filosofia Questionário 3º Estagio - Flamarion Tavares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estagio 3
Que se entende por Modernidade?
Dá-se o nome de modernidade ao período que se estende desde meados do século XV até inicios do século XX.
Que movimentos tiveram importância para o inicio da modernidade?
O Renascimento que se caracteriza pela influência das grandes correntes antigas. Juntos com o aristotelismo voltam o platonismo e o neoplatonismo, o estoicismo, o epicurismo e o ceticismo.
A Reforma se apresenta como rejeição da tradição medieval e oposição ao humanismo e ao helenismo. A orientação anti-humanística deve-se a um pessimismo antropológico que leva também a uma desconfiança em relação à razão e suas possibilidades, a repulsa da Filosofia, ao sobrenaturalismo de Lutero e Calvino.
A Contrarreforma caracteriza-se por dois fatos de grande repercussão histórica. O primeiro é a fundação da Companhia de Jesus. O segundo é a celebração do Concílio de Trento, que realiza uma formulação mais precisa de determinadas doutrinas
Que pensadores tiveram significado para filosofia teórica e politica na Modernidade?
René Descartes e Nicolò Machiavelli.
Que filosofo tem lugar central na moderna Filosofia do Direito?
Hugo Grócio.
Quais as Grandes correntes formadoras da Filosofia Moderna?
O racionalismo é, juntamente com o empirismo, uma das grandes correntes formadoras da filosofia moderna. Enquanto o racionalismo explicava o conhecimento humano a partir da existência de ideias inatas que se originavam de Deus, o empirismo pretendia dar uma explicação do conhecimento a partir da experiência, eliminando a noção de ideia inata, considerada obscura e problemática.
Como se desenvolveu o pensamento filosófico da Escola Clássica do Direito Natural? 
Se desenvolveu com independência de todo dogma religioso ou posição teológica. Ao escrever o livro sobre o direito de guerra e de paz, que trata do direito das gentes ou direito internacional, Grócio recorre ao direito natural para fundamentar seus preceitos, inaugurando, assim, as especulações jusfilosóficas modernas.
Quais os principais representantes da Escola do Direito Natural? 
São eles, Pufendorf, Leibniz, Thomasius e Wolff.
Qual é a tese fundamental da Escola Racional do Direito?
A escola racional do direito (o racionalismo) juntamente com o empirismo formaram uma das maiores correntes da filosofia moderna , Enquanto o racionalismo explica o conhecimento humano a partir da existência de ideias inatas que se originam de deus ( dogmáticas) o empirismo pretendia dar uma expicação a partir da experiência , eliminando a noção de ideia inata. 
Quais os principais representantes da Escola Racional do Direito?
Rousseau e Kant
Que é o criticismo? 
É a confluência de duas direções fundamentais do pensamento filosófico: racionalismo dogmático (Descartes – Spinoza – Leibniz – Wolff) e o empirismo cético (Bacon – Locke – Hume).
Que são, para Kant, a sensibilidade, o entendimento e a razão? 
Sensibilidade é por onde captamos, percebemos os objetos (intuição/experiência), o entendimento, trabalha na intuição para nos dá o conceito e a razão é teórica, ela não tem o conhecimento, trabalha fora do campo do conhecimento.
Razão – É universal e inata, enquanto seus conteúdos são empíricos variando no tempo e no espaço. 
A razão, sendo uma estrutura vazia, funciona somente como reguladora e controladora da atividade do sujeito do conhecimento.
O entendimento Pensa, após a sensibilidade ter captado o objeto e trazido uma representação dele.
Conhecimento = S+E = conhecimento é a forma da intuição sensível mais o entendimento
E – (entendimento ) =não chega ao objeto ele trabalha com representação do objeto
S – ( Sensibilidade) = Ela sim trabalha com o objeto com a intuição com a experiência 
Que são formas a priori? 
A matéria é a posteriori as Forma é a priori 
Por Formas a priori deve- se entender os quadros universais e necessários através dos quais o espirito humano percebe o mundo 
Quais são as formas a priori da sensibilidade, do entendimento e da razão? 
A forma da sensibilidade é o que permite a percepção das coisas. “Nada pode ser percebido se não possuir propriedades espaciais; por isso, o espaço não é percebido, mas é o que permite haver percepção (percebemos lugares, posições, situações, mas não percebemos o próprio espaço.”. Sendo assim o espaço é uma forma a priori da sensibilidade. Da mesma forma não percebemos o tempo. Temos experiência de passado, presente e futuro, não porém do próprio tempo, ainda que ele (o tempo) seja a condição necessária para a possibilidade de percepção das coisas. Desta forma concluímos que o tempo também é uma forma a priori. Kant, portanto, afirma que a razão e o sujeito do conhecimento possuem estruturas para poder conhecer e, e tais estruturas são universais e necessárias, o conhecimento é racional e verdadeiro para os humanos.
Que são juízos analíticos, sintéticos e sintéticos a priori? 
Juízo Analítico a priori (universal e necessário) – esta forma de juízo não amplia o conhecimento, só explica e é baseado no princípio da identidade, ou seja, o predicado não é nada mais que a explicitação do conteúdo do sujeito. Ex: um triângulo tem três lados. 
Verdade da Logica formal = Se A=A // Então A não é não A // ou // A é A
- Juízo Sintético a posteriori (não é universal, nem necessário) – esta forma de julgamento amplia o conhecimento, pois realiza uma síntese, fundamentada na experiência. 
Verdade Das ciências Naturais: Os metais se dilatam pelo calor 
- Juízo Sintético a priori (universal e necessário) – esta forma de julgamento amplia o conhecimento e é formulado independentemente da experiência empírica. 
Axiomas Científicos Matemáticos - O menor espaço entre dois pontos é a reta. 
Segundo Kant o modo originário do conhecimento é a intuição “que representa o objeto de modo imediato” e pode ser empírica (sensações) ou pura. A intuição pura é próprio do sujeito e é condição a priori de possibilidade da intuição empírica, ou seja, são as formas da sensibilidade: espaço e tempo. A experiência pressupõe o sujeito como condição de possibilidade, pois a forma do que sente ou pensa é o fundamento do Juízo Sintético a priori
Que papel desempenham, em Kant, a razão teórica e a razão prática? 
Aa razão teórica e a razão prática é que, a primeira visa, através da especulação ou investigação reflexiva, o conhecimento, e a segunda visa o agir. Para que o homem realize o seu desejo inato de ser feliz, ele terá que agir em sociedade com prudência, isto é uma necessidade. Em função disto, a pergunta "o que devo pensar para ser feliz?" não é suficiente para realizar a felicidade, é necessário se perguntar também "o que devo fazer para ser feliz?". Observar que para Kant os três objetos "Deus", "a alma imortal" e "a liberdade" são o "fim final" para ser feliz. Ora, se as leis da natureza são todas necessárias, ou seja, todo fenômeno tem uma causa necessária, de outro modo, para cada efeito há uma causa, como pode existir a liberdade, que significa a total falta de necessidade?
Que é imperativo hipotético? 
Os imperativos hipotéticos são aqueles que determinam que se queres uma determinada coisa deves fazer uma determinada ação (faz x para alcançar y), quer dizer, o imperativo hipotético é meio para a realização de um fim exterior à ele. O imperativo hipotético afirma que a ação é boa em vista de qualquer intenção possível ou real
Que é imperativo categórico? 
Sua ética e moral têm como base esse preceito. Para o filósofo alemão, imperativo categórico é o dever de toda pessoa de agir conforme os princípios que ela quer que todos os seres humanos sigam, que ela quer que seja uma lei da natureza humana. 
O imperativo categórico assemelha-se a lei áurea bíblica: "Não faças com os outros aquilo que não queres que faças contigo."
Qual é a fórmula básica do imperativo categórico? 
O imperativo categórico assemelha-se a lei áurea bíblica: "Não faças com os outros aquilo que não queres que faças contigo."
Quais são as fórmulas secundárias do imperativo categórico? 
Qual é o significado dessasfórmulas e o que elas evidenciam? 
Que se entende por jusracionalismo? 
Como Kant conceitua o direito? 
Que papel desempenha a liberdade na jusfilosofia kantiana? 
Qual é o papel da coação na concepção kantiana do direito? 
Kant separa o direito da moral? 
Por que, para Kant, direito e faculdade de coagir são a mesma coisa? 
Como Kant relaciona a coerção com a liberdade?
Exercícios Cap. IV
Discorra sobre racionalismo e empirismo.
Destaque os pontos fundamentais do pensamento de Hugo Grócio.
Explicite a síntese do conhecimento em Kant.
Disserte sobre a concepção Kantiana do direito.
Estabeleça a distinção entre moral e direito, segundo Kant, enfocando o papel da coação.
Comente a Solução kantiana para o problema da coerção frente à liberdade.
A concepção individualista e dualista da ordem jurídica surge:
( ) Pela Preocupação com os direitos sociais.
( ) Pela igualdade material.
( )Com os sofistas.
( ) A partir da Modernidade, Sobretudo com Hugo Grócio.
( ) Por conta da Intervenção estatal na economia.

Outros materiais