Buscar

botânica, estudo celular, botânica I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas
A teoria celular é o feito que aponta que todos os seres vivos são formados por células, isso foi idealizado por Mathias Schleiden (1838) e Theodor Schwann (1839). A importância se da pois é preciso ter o conhecimento sobre as células para compreender o fenômeno da vida e através desse conhecimento foi possível desenvolver todo o estudo biológico.
As diferenças que podemos destacar são a presença de vacúolos, plastos e parede celular que é formada principalmente por celulose.
- Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso - expande a superfície interna da célula; facilita a troca de substâncias entre a parte interna e externa da célula; propicia a circulação dentro da célula; armazena substâncias retiradas do hialoplasma e síntese de lipídios.
- Núcleo celular – coordena e estabelece as reações químicas que acontecem dentro da célula; guarda as informações genéticas da célula.
 
- Complexo de Golgi - colabora no processo de secreção celular.
 
- Ribossomos - operam na formação das cadeias proteicas.
 
- Plastos - acumular substâncias utilizadas na nutrição dos vegetais (leucoplastos); realizar a fotossíntese (cloroplastos, dão a pigmentação verde a planta).
 
- Mitocôndrias – libera energia para o metabolismo celular.
 
- Vacúolos - atua na regulação osmótica, que tem a função de regular o Ph e a entrada de água e armazenamento de diversas substâncias.
 - Peroxissomos - atuam no metabolismo dos lipídios e no processo de fotorrespiração produzem o peróxido de hidrogênio.
As mitocôndrias e os plastídios possui capacidade de autoduplicação, possuem seu próprio DNA e ribossomos que são circundados por um envoltório formado por uma dupla membrana que tem como função ser o sitio de manufaturas de alimentos e armazenamento.
Segundo a teoria endossimbiótica, mitocôndrias e cloroplastos eram organismos procariontes que viviam de modo livre. Essas estruturas foram envolvidas por células eucariontes, o que resultou em uma relação simbiótica, em que ambos os envolvidos eram beneficiados com a associação.
As mitocôndrias provavelmente eram organismos procariontes aeróbios, e os cloroplastos eram procariontes fotossintetizantes. Esses organismos procariontes forneciam energia para a célula que os englobou, e a célula hospedeira fornecia proteção contra o ambiente externo.
Se assemelham pois possuem DNA circular e ribossomos menores.
Os plastos podem ser divididos em 3 grandes grupos, os cloroplastos: produzem substancias orgânicas através da fotossíntese e também produzem e liberam o gás carbônico e oxigênio, são encontrados nas folhas. Cromoplastos: Portam pigmentos carotenóides (geralmente amarelos, alaranjados ou avermelhados); são encontrados em estruturas coloridas como pétalas, frutos e algumas raízes. Surgem a partir dos cloroplastos. Leucoplastos: São plastídios sem coloração, cuja a função mais importante é armazenar substancias de reserva, das quais a mais importante é o amido e encontramos isso em raízes, caules.
Vacúolos são interpretados com regiões expandidas do reticulo endoplasmáticos. Pode originar-se diretamente do retículo endoplasmático, mas a maioria das proteínas do tonoplasto e do suco vacuolar provém diretamente do complexo de Golgi. E a função é controlar as trocas de agua que acontecem na osmose.
Metabolitos secundários são compostos orgânicos que não estão diretamente envolvidos nos processos de crescimento,  desenvolvimento e reprodução dos organismos. Protegem as plantas contra herbívoros e contra infecção por microrganismos patogênicos, agem como atrativos para animais polinizadores e dispersores de sementes. Contudo, produtos secundários também possuem ação protetora em relação a estresses abióticos, como aqueles associados com mudanças de temperatura, conteúdo de água, níveis de luz, exposição a UV e deficiência de nutrientes minerais.
São extremamente finos e flexíveis, cruzando a célula em diferentes direções , embora concentram-se em maior número na periferia, logo abaixo da membrana plasmática. Os microtúbulos, por sua vez, são filamentos mais grossos, que funcionam como verdadeiros andaimes de todas as células eucarióticas. Um exemplo, desse tipo de filamento é o que organiza o chamado fuso de divisão celular. Outro papel atribuído aos microtúbulos é o de servir como verdadeiras “esteiras” rolantes que permitem o deslocamento de substâncias, de vesículas e de organoides como as mitocôndrias e cloroplastos pelo interior da célula.
A formação da parede celular se inicia no final da mitose, durante a telófase, quando os dois grupos de cromossomos estão se separando, e é bem evidente a presença de um fuso de aspecto fibroso entre eles. Ao longo da linha mediana do fragmoplasto começa a formação da placa celular, que é considerada a primeira evidência da parede celular que se inicia como um disco suspenso no fragmoplasto, formado pela fusão de vesículas originadas dos dictiossomos e do retículo endoplasmático. Esta placa vai crescendo para os lados, até se fundir com a parede da célula-mãe. Até o contato da placa celular com as paredes da célula-mãe, o fragmoplasto desaparece e a placa vai sofrendo modificações graduais para formar a lamela media entre as duas células-filhas. A seguir, o protoplasma das células-filhas começa a produzir e a depositar sobre a placa celular, uma parede contendo celulose, hemicelulose e substâncias pécticas. Ao mesmo tempo, vai ocorrendo deposição de material celular sobre a antiga parede da célula-mãe, visto que as células-filhas estão crescendo rapidamente, e, cada célula-filha vai formando a sua parede primária. A lamela media (LM), que une as células vizinhas, forma uma camada delicada, entre elas, composta principalmente de substâncias pécticas.
As células vegetais são compostas pela lamela media, parede primaria e secundaria. A parede primaria é elástica e permite o crescimento celular, logo após atingir o tamanho definitivo a célula forma a parede secundaria, que é mais espessa e rígida. A celulose que constitui a parede secundaria é secretada através da membrana plasmática e se deposita entre esta e superficial interna da parede. Está parede e composta por longas e resistes micro fibrilas do polissacarídeo celulose.
À medida que acontece a deposição da parede primária, nestas regiões que contêm os plasmodesmas, geralmente, se formam pequenas depressões, resultado de uma menor degradação da parede primária, conhecidas como campos de pontoações primárias.   Podem existir pontoaçoes entre as paredes das duas células vizinhas que se correspondem constituindo um par de pontoaçoes. A pontoação areolada recebe este nome porque em vista frontal se mostra como uma areolada. uma pontuação pode ser simples de um lado e areolada de outro sendo assim semi aureolada.
A parede primária é encontrada em todas as células vegetais, sendo depositadas durante o processo de divisão celular, são bem finas, mas muito resistentes assim evitando qualquer ruptura, em geral são constituídas por celulose, hemicelulose e pectinas. A parede secundaria por sua vez, é aquela depositada posteriormente ao crescimento e está localizada entre a membrana plasmática e a parede celular primária. 
Apenas as células vegetais possuem plasmodesmos, que são formados entre células irmãs durante a citocinese, ao término da divisão celular. Cada um desses canais é constituído de cordões de citoplasma e de uma porção do retículo endoplasmático denominado desmotúbulo, que permite a comunicação entre os retículos de ambas as células interligadas.  DESMOSSOMO é uma das principais junções celulares, que serve para a adesão de célula/célula, portanto, requer proximidade de membranas de células vizinhas. Eles surgem no inicio do processo celular.

Outros materiais