Buscar

Desafio Profissional 5º Semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desafio Profissional 5º Semestre.doc
�
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
Aluna: 
RA: 
Desafio Profissional apresentado pelo Curso de Pedagogia e licenciatura - Universidade Anhanguera Educacional, para cumprimento das disciplinas, Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Politicas educacionais, Competências Profissionais, Fundamentos da gestão em educação, Pedagogia Empresarial, para atribuição de nota, tendo como orientadora Professora: 
Sumaré
2016
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar legislações e assuntos referentes a Educação de Jovens e Adultos, buscando fundamentações para aprimorar este ensino.
 A educação escolar é um bem indispensável para o desenvolvimento do indivíduo, não somente no que diz respeito ao mercado de trabalho, mas também para seu desenvolvimento e atuação na sociedade.
 A EJA (Educação de Jovens e Adultos) surge com o objetivo de atender aquelas pessoas que não tiveram ou que não puderam estudar em sua idade série adequadas, porém da construção a consolidação desta ideia muitos são os desafios, onde o desafio fundamental, o que julgo determinante para o sucesso ou insucesso desta perspectiva é a evasão.
 O ensino de Jovens e Adultos é para muitos a realização do sonho da alfabetização, no entanto, acaba por transmitir além do conhecimento propriamente dito, a integração do indivíduo à sociedade, como cidadão participativo e não mais somente observador.
Passo: 01
Segundo os artigos 37 e 38 da Lei de Diretrizes e Bases, que tratam da Educação de jovens e adultos, esta deverá ser destinada gratuitamente pelos sistemas de ensino àqueles que não tiveram acesso ou possibilidade de continuar seus estudos na idade regular, cabendo a esses sistemas manter cursos e aplicar exames na conclusão do ensino fundamental ou médio para identificar o grau de conhecimento e aprendizado adquiridos pelo aluno. Esses sistemas de ensino devem também garantir espaço para cidadania, além de garantir uma educação de qualidade para permanência dos devidos alunos, possibilitando uma boa gestão democrática na educação dos mesmos.
Passo: 02
QUAIS AS PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO NA EJA?
A perspectiva de avaliação da EJA visa estabelecer um processo avaliativo que compreenda e reconheça os saberes adquiridos a partir de suas trajetórias de vida. Sendo assim, dialogam esses saberes com novos conhecimentos construídos na escola, pois a avaliação na EJA não pode ser usada como um instrumento de classificação e exclusão dos estudantes. Deve o educando ser observado como um todo. 
Como menciona Vasconcellos (1995, p. 57): 
“A avaliação que importa é aquela que é feita no processo, quando o professor pode estar acompanhando a construção do conhecimento pelo educando; avaliar na hora que precisa ser avaliado, para ajudar o aluno a construir o seu conhecimento, verificando os vários estágios do desenvolvimento dos alunos e não os julgando apenas num determinado momento. Avaliar no processo e não apenas no produto, ou melhor, avaliar o produto no processo.”
O sistema vigente é tradicional e na EJA é necessário praticar uma avaliação dialógica que vá à contramão ao que é atual, pois um dos fundamentos da EJA é proporcionar ao indivíduo a formação de sua consciência crítica acerca de sua própria identidade numa perspectiva educacional de aprendizado contínuo.
Temos também as avaliações formativas que devem ser consideradas: a avaliação formal (testes, provas, trabalhos, projetos escolares e atividades de casa), avaliação informal (auto avaliação, valores e juízos de encorajamento) e outros formatos que forem definidos no Projeto Politico-Pedagógico das escolas, de maneira construtiva colaborativa e não punitiva e excludente.
QUAIS SÃO OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?
A LDB 9394/96 tem por objetivo assegurar a educação básica e de qualidade a toda a população brasileira (artigo 37).
Com um número altíssimo de brasileiros que não completaram os quatro anos iniciais de escolaridade ou que não tiveram acesso à educação, a EJA vem para suprir e atender a todos, dando oportunidade de concluírem seus estudos. Ao longo dos anos, o Ministério da Educação, tem proposto metodologias e didáticas que favorecem o atendimento à EJA com praticidade e qualidade de ensino. Um dos pressupostos é que integrar esse cidadão pode trazer benefícios à sociedade.
A proposta curricular visa formar jovens e adultos, que já são trabalhadores, a se aperfeiçoarem e relacionarem com a sociedade, sem a ideia de que são inferiores por não ter o ensino fundamental ou médio completo. Por isso, o atendimento a esses alunos são voltados ao âmbito pessoal, social e profissional, com metodologias criativas e dinâmicas, não transmitindo apenas a alfabetização ou o letramento, mas sim a consciência crítica, política, e valorizando seus conhecimentos, sua cultura e identidade.
Podemos evidenciar alguns pontos importantes da Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei 9394/96) para educação de Jovens e Adultos. Art. 3°: dentre os princípios que devem servir ao ensino... "igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;... pluralismo de ideias e concepções pedagógicas... garantia de padrão de qualidade;... valorização da experiência extraescolar; vinculação entre a educação escolar, trabalho e as práticas sociais” (CARNEIRO, 1998, p. 35).
Passo: 03
A importância de realizar um trabalho sobre variações linguísticas.
É de grande importância trabalhar variedades linguísticas, pois linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimento, expor nossas opiniões, frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano e, sobretudo, promover nossa inserção ao convívio social. As diferentes formas de falar devem ser consideradas como variações e não como erros, porque quando tratamos as variações como erros, nos envolvemos no preconceito linguístico. No vídeo assistido mostra que além das variações geográficas há variações culturais e sociais. Mesmo que várias pessoas habitem a mesma região é diferente sua forma de falar e de se expressar. A existência de diferenças regionais, culturais e sociais nos leva a perceber que existem vários níveis de linguagem.
Passo: 05
Plano de aula
Duração: 4 horas
Objetivos gerais: 
Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais.
Objetivos específicos: 
Identificar o gênero poema;
 Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento;
Trabalhar a expressão oral, desenvolvendo habilidades para emitir opiniões com clareza conhecer e distinguir diferentes textos de uso cotidiano;
Conhecer a biografia do autor.
Conteúdo:
Gênero de texto;
Leitura e análise do poema;
Biografia do autor (Carlos Drummond de Andrade);
Poema (Sete Faces);
Produção de texto poético;
Gramática e ortografia no contexto textual.
Metodologia:
Leitura do texto e atividades de interpretação oral e escrita em sala de aula;
Assistir a interpretação do texto em forma de vídeo no youtube;
Pesquisar a biografia do autor.
Recursos:
Cópia do texto para todos os alunos;
Internet;
Se possível, trazer o livro do autor para a sala de aula.
Considerações Finais
A educação de Jovens e adultos (EJA) é uma modalidade especifica da Educação básica que se propõe a atender um publico ao qual foi negado o direito a educação durante a infância e/ ou adolescência, seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequações do sistema de ensino
ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis. 
Nas abordagens de muitos teóricos, a avaliação sempre foi fator importante, porém o que se constata é que tais reflexões nunca vão além da objetividade ou subjetividade dos processos avaliativos. Partindo desta verificação, pretende-se mediar às discussões acerca da avaliação do ensino/aprendizagem compreendendo a educação em seu sentido lato e o ser humano em sua totalidade para que possamos emancipá-lo, garantindo-lhe a autonomia e a consciência crítica perante o mundo do trabalho e quanto ao papel que lhe é designado na sociedade em que vivemos. Só assim a avaliação estará comprometida com a formação do indivíduo que será capaz de contribuir eficazmente na transformação da estrutura social que exclui milhões de jovens da escola na idade adequada e que passam a formar o contingente da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A temática da variação linguística tem alcançado um patamar elevado dentro dos estudos da linguagem, graças às teorias linguísticas que se interessam pelo uso real da língua, por fazer uma descrição de heterogeneidade linguística, ou seja, pela comprovação de que a fala é passível de sistematização. 
No plano de aula abordado tem como referência a leitura, a compreensão textual e análise linguística, ao iniciar o trabalho com o gênero textual “Poema” os alunos mostravam-se interessados e curiosos. Nesse sentido, a avaliação é um instrumento pedagógico para enriquecer o ensino-aprendizagem, avaliando o aluno na sua totalidade, seus conhecimentos, participação ativa, valorizando assim, os caminhos de aprendizagem e formação dos alunos. Nesta perspectiva, o poema será avaliado de acordo com o que propomos. Assim, na produção oral, o aluno será avaliado através de participação nos diálogos, relatos, discussões, entrevistas, trocas de experiências, trocas informais de ideias, leituras orais, pontos de vista, argumentações, clareza na exposição das ideias, fluência na fala e em muitas outras atividades orais.
Bibliografias
https://www.youtube.com/watch?v=j1vJQoHnxvc
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm
https://www.youtube.com/watch?v=OgqqeUvDa50
HTTP://cdn3.lendo.org?wp-content?uploads?2009?07?modelo-de-plano-de-aula.pdf.
https://www.youtube/AEGHWKmPNGM
https://wwwbrasilescola.uol.com.br
HTTPS://www.youtube.com/watch?v=Y1-ibJcXWO
HTTPS://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/03/7-educacao-de-jovens-e-adultos.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando