Buscar

Saúde Mental Teórico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201510516548)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Charles Morris (1946) existem três campos distintos no interior da semiologia psicopatológica (estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais), a semântica, responsável pelo estudo das relações entre os signos e os objetos aos quais os signos se referem; a sintaxe, que compreende as regras e leis estabelecidas por essas relações entre signos e objetos; e finalmente, a pragmática, que se ocupa da rede entre os signos e os usuários dos serviços concretamente. Sendo assim, de acordo com a semiologia dos transtornos metais, qual seria sua conduta como enfermeiro, junto à paciente relatada na história a seguir, caso fosse sua vizinha: M.D.N.L., 38 anos, natural de Pernambuco, ensino médio completo, reside sozinha, tem seis gatos os quais trata como filhos. É adventista, mas está afastada da igreja. Mostrou-se orientada, com bom asseio, cabelo penteado, roupas adequadas para a ocasião. Apresentou retorcer de mãos e agitação. Humor ansioso. Fala pausada e inteligível, com voz sussurrada e monótona. Tem sensação de boca seca e repentinos esquecimentos, que atribui à medicação que toma, mas tem vergonha de falar sobre isso com o psiquiatra. Cooperou durante a entrevista, mantendo-se calma, lenta e manifestou idealização suicida.
		
	
	(D) UPA 24h - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192). Com isso, solicitar remoção para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h, de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem rede organizada de Atenção às Urgências.
	 
	(B) CAPS III - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS III mais próximo de sua residência.
	
	(E) CAPS ad - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS ad mais próximo de sua residência.
	
	(C) Administrar antipsicótico de alta potência, embora possa causar efeitos colaterais extrapiramidais, os quais, se ocorrerem, poderão ser facilmente tratáveis com antiparkinsonianos. A escolha recai sobre o Haloperidol, de 2,5 a 5mg por via intramuscular ou endovenosa lentamente, que poderá ser repetido em 30-60 minutos se não houver melhora.
	
	(A) Solicitar internação em Pronto Socorro de Urgência Psiquiátrica - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510516522)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João, 23 anos, solteiro, estudante de direito, deu entrada no hospital psiquiátrico apresentando os seguintes sintomas: Ansioso, heteroagressivo, dizendo que seus vizinhos colocaram câmeras em seu quarto e estavam monitorando seu dia-a-dia. João agrediu um dos vizinhos pedindo que ele parasse de vigiá-lo. Tendo como base o exame psíquico, em relação ao conteúdo do pensamento, João apresenta um quadro de:
		
	
	Alucinação;
	 
	Delírio;
	
	Logorreia.
	
	Taquipsiquismo
	
	Ilusão;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510516471)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	. O movimento da reforma psiquiátrica foi sem dúvida o marco inicial das mudanças na assistência aos usuários dos serviços de saúde mental. No Brasil, em 2000, através da portaria GM/MS nº 106/2000 foi criado o programa das residências terapêuticas. Em 2003, instaurou-se a lei nº 10.708, que dispõe sobre:
		
	
	Movimentos espasmódicos da musculatura do pescoço, boca, língua e às vezes um tipo crise oculógira, quando os olhos são forçadamente desviados para cima.
	
	A criação de leitos psiquiátricos nos hospitais gerais em todo território nacional
	 
	O auxílio-reabilitação psicossocial para pacientes com transtornos mentais, egressos de internações
	
	A supressão da prisão para os usuários de drogas, garantindo os direitos dessas pessoas.
	
	Os direitos civis dos portadores de transtornos mentais
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510516464)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A síndrome neuroléptica maligna é um grave efeito colateral do uso de antipsicóticos, caracterizada por:
		
	 
	Intensa hipertermia (38-41°C) e distúrbios autonômicos como: rigidez muscular grave, sudorese abundante, disfagia, tremor, incontinência, alteração do nível de consciência, mutismo, taquicardia/taquipneia, PA elevada ou instável, crise oculógira, sialorreia, complicações respiratórias, convulsões tônico-clônicas generalizadas
	
	Movimentos involuntários, principalmente da musculatura oro-língua-facial, ocorrendo protusão da língua com movimentos de varredura látero-lateral, acompanhados de movimentos sincrônicos da mandíbula. O tronco, os ombros e os membros também podem apresentar movimentos discinéticos.
	
	Movimentos espasmódicos da musculatura do pescoço, boca, língua e às vezes um tipo crise oculógira, quando os olhos são forçadamente desviados para cima.
	
	Tremor de extremidades, hipertonia e rigidez muscular, sialorreia, hipercinesia e fácies inexpressiva
	
	Inquietação psicomotora, desejo incontrolável de movimentar-se e sensação interna de tensão. O paciente assume uma postura típica de levantar-se a cada instante, andar de um lado para outro e, quando compelido a permanecer sentado, não para de mexer suas pernas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510516516)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Deve ser preocupação do enfermeiro observar sinais de intoxicação por uso de lítio, tais como:
		
	
	aumento de peso, logorreia, arritmia cardíaca.
	
	cólicas abdominais, diarreia, anedonia
	 
	cólicas abdominais, fala pastosa, confusão mental
	
	edema MMII, anedonia, ecolalia
	
	fala pastosa, poliúria, confusão mental

Outros materiais

Outros materiais