Buscar

apol 02 serviso social, direito e cidadania

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Estado e Serviço Social no Brasil
Dentre os contratualistas, diferentemente de Hobbes, John Locke não pressupõe que o Estado de Natureza é ruim, há apenas o inconveniente de que, pelo fato de todos serem legisladores, não há uma medida da aplicação correta destas leis. Desta forma, Locke defende que:
	
	A
	O estado de natureza é social e político, pois ele não pressupõe uma ausência total das leis e regras, mas sim que os homens vivem aplicando suas próprias leis.
	
	B
	As leis naturais no estado de natureza pressupõem uma permanência na legislação e na constituição de direito.
	
	C
	Hobbes e Locke, dois autores contratualistas, defendem o estado democrático de direito e uma sociedade presente e organizada.
	
	D
	Para Locke, o estado de natureza é unicamente social e político, e os homens, consentem e permitem a formação do Estado natural com total apoio e aprovação do estado político.
Questão 2/5 - Estado e Serviço Social no Brasil
No texto em estudo da profª Carla (2016), Hobbes afirma que todos os homens são egoístas e poderiam ir aos extremos para satisfazer suas necessidades. Por isso, no Estado de Natureza os homens viveriam numa relação constante de competição entre si, numa situação em que Hobbes define como:
	
	A
	O Estado de Natureza é um Estado de paz.
	
	B
	No Estado de Natureza impera a paz e harmonia.
	
	C
	Guerra de todos contra todos.
	
	D
	No Estado de Natureza os interesses são coletivos e democráticos
Questão 3/5 - Estado e Serviço Social no Brasil
De acordo com o contrato social, na concepção de Jean Jacques Rosseau, é correto afirmar:
	
	A
	O homem da natureza é sem moralidade e busca a destruição de seus pares.
	
	B
	Defende a propriedade como o mais sagrado direito do cidadão, que pode adquiri-la a partir do mercado. 
	
	C
	O Estado intervinha diretamente para assegurar a propriedade privada.
	
	D
	Para ele, o homem é corrompido não pela natureza, mas pela posse da propriedade e pela formação da sociedade civil
Questão 4/5 - Serviço Social, Direito e Cidadania
A seguridade social prevista na Constituição de 1988, como sistema de proteção social brasileiro,  traz  em seu bojo duas dimensões: uma contributiva (necessidade da contrapartida dos  rendimentos do trabalho assalariado para sua garantia) e, outra, não contributiva (sem necessidade da contrapartida, disponível para todos os cidadãos que dela necessitem).
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Considerando a dimensão contributiva, basta que o cidadão esteja trabalhando com registro na Carteira de Trabalho para ter garantido todos os direitos da seguridade social, sem, no entanto, despender valores para obter tal benefício.
	
	B
	A assistência social, bem como a saúde, são direitos sem a necessidade de previa contribuição, por isso são direitos universais, disponíveis a todos os cidadãos que deles necessitar.
	
	C
	A Assistência Social é um sistema de proteção que exige do trabalhador uma contribuição periódica e mensal à Previdência Social e um de seus objetivos é o amparo às crianças e adolescentes carentes.
	
	D
	Pessoas portadoras de deficiência terão direito à habilitação e reabilitação, devendo, no entanto, procurarem sua integração à vida comunitária por si mesmos.
Questão 5/5 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Sobre a relação do Estado com a assistência assinale a alternativa correta.
	
	A
	Na Antiguidade, a assistência passa a ser direcionada àqueles que sofrem as mazelas da expansão do capital e da pauperização da força do trabalho.
	
	B
	O objetivo da assistência é, unicamente, mascarar a pobreza.
	
	C
	Até a década de 1930 o Estado Brasileiro concebe a pobreza como desvio de conduta, a ser tratado pelos aparelhos repressivos do estado.
	
	D
	Foi somente com a Constituição Federal de 1988 que ocorreu um processo de inclusão de direitos civis, sociais e políticos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais