Buscar

Ambiental Aula 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 9: PROTEÇÃO DO AR E DO SOLO 
CONCEITO DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 
- Atmosfera é a camada de ar que envolve o globo terrestre. Ar é a camada gasosa que envolve a terra. A camada gasosa é constituída por, aproximadamente, 20% de oxigênio, 79% de nitrogênio e 1% de quantidades variáveis de vapor de água, dióxido de carbono, argônio e outros gases nobres.
- Poluição atmosférica é a alteração da constituição dos elementos acima expostos, que, ultrapassados os limites estabelecidos pelas normas ambientais, pode colocar em risco a saúde, a segurança e o bem-estar comum. Essa poluição pode ser ocasionada por duas fontes: estacionária (indústrias) e móvel (transportes).
NORMAS DE FIXAÇÃO DE PADRÕES DE QUALIDADE DO AR
- Incumbe ao PP estabelecer normas legais e administrativas fixando limites de poluentes que podem ser lançados no ar atmosférico sem causar prejuízo à saúde ou ao meio ambiente. Na esfera federal, tais normas são normalmente estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
FONTES ESTACIONÁRIAS
- Resolução Conama nº 003/1990: Estabeleceu outros padrões de emissão de poluentes no ar
- Resolução Conama nº 005/1989: Instituiu o Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar (Pronar)
- Resolução Conama nº 008/1990: Estabeleceu, em nível nacional, limites máximos de poluentes do ar
- Portaria Normativa nº 348/1990 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): Fixou padrões de qualidade do ar e as concentrações de poluentes atmosféricos, visando à saúde e ao bem-estar da população
EFEITO ESTUFA 
- Caracteriza-se pelo isolamento térmico do planeta em decorrência das concentrações de gases na camada atmosférica, impedindo que os raios solares, uma vez refletidos, voltem ao espaço. Tal fenômeno ocasionará o degelo dos pólos, aumentando o nível do mar. Isso, por sua vez, ocasionará inundações das cidades litorâneas e ilhas. Trata-se do conhecido aquecimento global de temperatura da superfície da Terra. 
O AQUECIMENTO GLOBAL 
- O aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão — um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. 
 Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
Saiba mais : 
Veja a íntegra do relatório no especial sobre aquecimento global, disponível em: 
http://www.estado.com.br/editorias/2007/04/12/ger-1.93.7.20070412.2.1.xml 
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global. 
- Smog: é encontrado nos grandes centros urbanos e é a combinação das expressões smoke (fumaça) e fog (nevoeiro). Cuida-se de poluentes (gases e vapor d’água) estagnados no ar atmosférico. Tais poluentes apresentam-se, geralmente, na cor avermelhada. 
- Inversão térmica: é constituída pela sobreposição da camada de ar quente à camada de ar frio, dificultando o movimento ascendente do ar atmosférico. 
- Chuva ácida: concentra-se nos grandes centros industriais. Esse fenômeno é causado pelo acúmulo de poluentes industriais (óxido de enxofre e nitrogênio) no ar atmosférico que, em contato com o vapor d’água, se precipitam na forma de SO2 (ácido sulfúrico diluído), ocasionando também prejuízo à saúde humana. 
  
Saiba mais: 
Entenda o aquecimento global, efeito estufa, conseqüências, aumento da temperatura mundial, degelo das calotas polares, gases poluentes, Protocolo de Quioto, furacões, ciclones, desertos, clima, visitando o site: 
http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm 
Leia o Protocolo de Quioto, disponível em:
 http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4006.html 
DA POLUIÇÃO DO SOLO 
- O solo é um corpo vivo, de grande complexidade e muito dinâmico. Seus componentes principais dividem-se em: 
a) Fase sólida - matéria mineral e matéria orgânica. 
b) Fase não sólida - água e ar. 
- Conforme estabelece o Decreto nº 28.687/82, art.72: 
Poluição do solo e do subsolo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido ou gasoso. 
- O solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as atividades humanas e para os resíduos produzidos.
 Formas de degradação do solo:
a) Desertificação;
b) Utilização de tecnologias inadequadas;
c) Falta de práticas de conservação de água no solo; 
d) Destruição da cobertura vegetal.
A CONTAMINAÇÃO DOS SOLOS dá-se principalmente por resíduos sólidos e líquidos, águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos, efluentes provenientes de atividades agrícolas etc. Assim, pode-se concluir que a contaminação do solo ocorrerá sempre que houver adição de compostos ao solo, modificando suas características naturais e suas utilizações, produzindo efeitos negativos, chamados de poluição. 
O uso da terra para centros urbanos, para as atividades agrícola, pecuária e industrial tem tido como conseqüência elevados níveis de contaminação. De fato, aos usos referidos associam-se, geralmente, descargas acidentais ou voluntárias de poluentes no solo e águas, deposição não controlada de produtos que podem ser resíduos perigosos, lixeiras e/ou aterros sanitários não controlados, deposições atmosféricas resultantes das várias atividades etc. Assim, ao longo dos últimos anos, têm sido detectados numerosos casos de contaminação do solo em zonas quer urbanas, quer rurais. 
A contaminação do solo tem-se tornado uma das preocupações ambientais, uma vez que, geralmente, a contaminação interfere no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação), podendo mesmo estar na origem de problemas de saúde pública.
 
Saiba mais: 
* Visite o site Poluição do ar. 
 http://paginas.terra.com.br/lazer/staruck/poluicaodoar.htm 
* Clique para ler o artigo Conflitos na proteção legal das áreas de preservação permanentes urbanas. 
http://www.cori.unicamp.br/CT2006/trabalhos/CONFLITOS%20NA%20PROTEcaO%20LEGAL%20DAS%20aREAS%20DE%20PRESERVAcaO.doc 
* Clique para assistir aos vídeos: 
O risco do aquecimento global: 
http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=25 
A neutralização do carbono para reduzir o aquecimento global. 
http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=557 
Mudanças Climáticas e Biodiversidade Brasileira. 
http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=578 
1. Em sentido restrito, padrão é o nível ou grau de qualidade de um elemento (substância ou produto), que é próprio ou adequado a um determinado propósito. Os padrões são estabelecidos pelas autoridades, como regra para medidas de quantidade, peso, extensão ou valor dos elementos. Neste sentido, assinale a opção INCORRETA, quanto ao padrão de qualidade para o ar: 
a) Os níveis de poluente prescritos para o ar exterior, que por lei não podem ser excedidos em um tempo e uma área geográfica determinados (The World Bank, 1978)."É o limite do nível de poluentes do ar atmosférico que legalmente não pode ser excedido, durante um tempo especifico, em uma área geográfica específica" (Braile, 1983).Os padrões nacionais de qualidade do ar fazem parte do PRONAR; 
b) As concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população, podendo ser entendidos como níveis máximos toleráveis de concentraçãode poluentes atmosféricos, constituindo-se em metas de curto e médio prazo (PRONAR: Resolução nº 05, de 15.06.89, do CONAMA);
c) Condições limitantes estabelecidas para a qualidade das águas doces, salobras e salinas destinadas à recreação de contato primário (banho público). Os padrões nacionais de balneabilidade foram baixados pelo CONAMA como parte da Resolução nº 20, de 18.06.86; 
d) As concentrações de poluentes atmosféricos abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população, assim como o mínimo dano à fauna e flora, aos materiais e meio ambiente em geral, podendo ser entendidos como níveis desejados de concentração de poluentes, constituindo-se em metas de longo prazo(PRONAR: Resolução nº 05, de 15.06.89, do CONAMA). 
R: c
2. As resoluções do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente – destinam-se a promover normas e orientações quanto aos diversos aspectos da proteção ambiental, tais como: padrões de qualidade, regras de licenciamento, normas e critérios de controle. Partindo da exposição, está CORRETO o afirmado em:
a) Poderá o CONAMA, também, editar regras em sentido amplo, tal como as normas in abstrato, com o objetivo específico de ampliar e agilizar a proteção ao meio ambiente;
b) A competência do CONAMA se restringe às normas em sentido estrito, não se excepcionando a competência das normas em abstrato que é exclusiva do poder legislativo;
c) Somente e exclusivamente editar normas em abstrato, pois as de sentido estrito são de competência exclusiva do poder legislativo; 
d) O CONAMA deverá editar normas e critérios, sempre em sentido estrito, ou seja, normas em concreto, no sentido da regulamentação das normas gerais. 
R: a
3. Quanto aos padrões de qualidade, elencados na legislação brasileira, pode-se afirmar, que: 
a) é um parâmetro capaz de medir a intensidade de renovação do ambiente. 2 é instrumento utilizado exclusivamente para possibilitar a licença ambiental; 
b) trata-se de importante instrumento para determinar a capacidade de autodepuração do ambiente;
c) são parâmetros técnicos utilizados pelo meio científico para determinar a existência de recursos naturais; 
R: b

Outros materiais