Buscar

Ambiental Aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 10: PROTEÇÃO SONORA E VISUAL
I. O QUE É POLUIÇÃO SONORA?
- A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som no meio ambiente, num tom muito acima do tolerável pelos organismos vivos. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis aos seres humanos.
Principais efeitos negativos da poluição sonora:
 Distúrbios do sono
 Estresse
 Perda da capacidade auditiva
 Surdez
 Dores de cabeça
 Alergias
 Distúrbios digestivos
 Falta de concentração
 Aumento do batimento cardíaco
Fonte: Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora - Silêncio 
INSTRUMENTOS LEGAIS
- Por se tratar de problema social difuso, a poluição sonora deve ser combatida pelo Poder Público e pela sociedade de duas formas: 
1. Individualmente - com ações judiciais de cada prejudicado; 
2. Coletivamente - através da ação civil pública (Lei 7.347/85), para garantia do direito ao sossego público, o qual está resguardado pelo artigo 225, CF.
 Lei 6.938/81 – legislação ambiental; define poluição como: “a degradação da qualidade ambiental, resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudiquem a saúde, segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos” (art. 3, III).
 Lei 9.605/98 - trata dos crimes ambientais, configurando crime “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar danos à saúde humana...” (art. 54). Pelos efeitos negativos que produz, a poluição sonora está incluída nessa figura delituosa.
 Lei 8.078/90 - CDC; proíbe o fornecimento de produtos e serviços potencialmente nocivos ou prejudiciais à saúde (art. 10), podendo-se considerar como tais os que produzem poluição sonora.
 Resolução 008/93 - do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), estabelece limites máximos de ruídos para vários tipos de veículos automotores. 
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA - SILÊNCIO
- Sob coordenação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Programa Silêncio “foi instituído pela Resolução Conama nº 2, de 8/3/90, considerando a necessidade de estabelecer normas, métodos e ações para controlar o ruído excessivo que interfere na saúde e bem-estar da população”. Também indica que “compete aos Estados e Municípios o estabelecimento e implementação dos programas estaduais de educação e controle da poluição sonora, em conformidade com o estabelecido no Programa Silêncio”.
Importante!
Acesse o site do Programa Silêncio. Nele você aprenderá sobre os objetivos do Programa; quais os níveis de ruídos permitidos; sobre o Selo Ruído; entre outros aspectos e questões relevantes ao tema em estudo.
 
Saiba mais: 
Amplie seu conhecimento sobre poluição sonora, efeitos negativos na saúde humana, níveis de ruído em decibéis, ambientes com alto nível de poluição sonora, recomendações, doenças provocadas e sistema auditivo, visitando os sites Sua Pesquisa.com e Projeto Meio Ambiente (Poluição Sonora).
Leia o artigo: 
Poluição sonora como crime ambiental, de Anaxágora Alves Machado, pós-graduanda em Direito e Gestão Ambiental pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), disponível no site Jus Navigandi.
Assista aos vídeos: 
Poluição, insegurança, e muito barulho são as reclamações dos vizinhos de aeroporto em áreas urbanas , disponível no site do Repórter ECO (TV Cultura). 
Cidade barulhenta prejudica a saúde da população, disponível no site do Repórter ECO (TV Cultura) 
- Ocorre nos centros urbanos e rurais, apesar de sua maior incidência se dar nos centros urbanos, em decorrência da excessiva e inadequada publicidade dos mais variados tipos. É o comércio de produtos ou serviços atuando através dos anúncios de seus produtos por meio de outdoors, cartazes, painéis eletrônicos, fachadas de neon, distribuição de prospectos nos sinais de trânsito, etc. Muitas vezes, tais anúncios e cartazes também são colocados ao longo das rodovias e estradas, inclusive cobrindo as paisagens naturais e cênicas localizadas nos meios rurais.
INSTRUMENTOS LEGAIS 
- É da competência do Município regular e disciplinar as regras de poluição urbana. 
- Os objetivos da política urbana municipal são: 
a) Ordenar as funções sociais da cidade. 
b) Garantir o bem-estar de seus habitantes. 
- A colocação de anúncios na paisagem urbana fica sujeita ao controle da Prefeitura, que disciplina sua exploração e utilização, sua forma de apresentação, sua dimensão, sua posição (quota, recuo, altura etc.), exigindo-se que seu projeto seja aprovado pelos órgãos competentes, e que sua exploração ou utilização dependa de prévia autorização municipal.
* Observe: 
Apesar de serem esses objetivos restritos à competência municipal, tal fato não impede que a U, E e DF também estabeleçam critérios para a publicidade nas grandes cidades, por meio de REGRAS DE CARÁTER GERAL, nos termos da repartição de competência prevista no art. 24 da Constituição Federal. 
NORMAS DISCIPLINADORAS QUANTO À PUBLICIDADE 
- Decreto-Lei nº 25/37 (art. 18) e Código de Trânsito (Lei 9.503/97, arts. 81 e 82) - proíbem a colocação de luzes ou publicidade que interfira ou impeça a visibilidade da sinalização oficial, utilizando-se da sinalização de trânsito e dos seus suportes. 
- Código Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 37, § 1º e § 2º) – proíbe propagandas em bens públicos ou de uso que dependa de cessão ou permissão do Poder Público, permitindo a utilização de postes de iluminação, viadutos, passarelas e pontes para a fixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados. 
- CDC (Lei 8.078/90, arts. 37 e 68) - proíbe a veiculação de publicidade enganosa, abusiva ou que induza o consumidor a erro ou prejuízo de sua saúde.
INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS E PENAIS 
a) Administrativas:
 Decreto nº 3.179/99 - arts. 41, 50, 51 e 52.
 Código de Trânsito (Lei 9.503/97) - arts. 81 e 82.
 Código Eleitoral (Lei 9.504/97) - art. 37. 
b) Penais:
 Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) - penas dos arts. 54, 63 e 64. 
Saiba mais: 
Clique aqui para baixar e ler a legislação federal sobre poluição visual urbana, de José de Sena Pereira Jr., consultor legislativo da área XI, Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional, da Câmara Federal.
Leia o artigo: 
A poluição visual e a nova lei paulista de publicidade, de Adriana Maurano, procuradora do Município de São Paulo, disponível no site Jus Navigandi.
1. Considerando a tutela legal de controle da poluição sonora, julgue os itens abaixo:
I. A competência para legislar sobre poluição sonora é concorrente. Assim, compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal criar normas de controle da poluição.
II. Os Municípios também poderão legislar sobre o controle da poluição com base em seu peculiar interesse - interesse local (art. 30, I, CF) ou suplementar as normas federais ou estaduais (art. 30, II, da CF)
III. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios possuem competência comum para combater a poluição em todas suas formas (art.23,VI, da CF)
IV. Todos os entes públicos de direito público interno têm competência legislativa e administrativa e, consequentemente, poder de polícia ambiental para exercer o controle da poluição sonora, fiscalizando e aplicando as penalidades cabíveis. 
Assinale a alternativa CORRETA 
Parte superior do formulário
a) Apenas as alternativas I e II estão corretas; 
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas; 
c) Apenas as alternativas III e IV estão corretas; 
d) Todas as alternativas estão corretas. 
R: b
Parte inferior do formulário
2. Considerando o controle da poluição sonora, julgue os itens abaixo:
I. O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA - SILÊNCIO foi instituído pela Resolução CONAMA nº 2, de 8/3/90considerando a necessidade de estabelecer normas, métodos e ações para controlar o ruído excessivo que interfere na saúde e bem estar da população.
II. A coordenação do programa SILÊNCIO compete ao IBAMA. 
III. Compete aos Estados e Municípios o estabelecimento e implementação dos programas estaduais de educação e controle da poluição sonora, em conformidade com o estabelecido no Programa SILÊNCIO.
IV. Compete somente à União o estabelecimento e implementação dos programas estaduais de educação e controle da poluição sonora, em conformidade com o estabelecido no Programa SILÊNCIO
Assinale a alternativa CORRETA 
Parte superior do formulário
a) Apenas as alternativas I e II estão corretas;
b) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas;
c) Apenas as alternativas III e IV estão corretas; 
d) Todas as alternativas estão corretas. 
R: d

Outros materiais