Buscar

Dadaísmo e impressionismo na Publicidade (obs: na capa está o nome expressionismo mas o material segue certo no impressionismo)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vanguardas europeias 
e sua importância na publicidade 
O que foram as 
vanguardas europeias?
º As vanguardas europeias constituíram movimentos artísticos-culturais ocorridos em diversos locais da europa no século xx, os quais influenciaram a arte moderna mundial. elas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes e na literatura, propondo novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos.
as vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: impressionismo cubismo, dadaísmo, surrealismo, futurismo, expressionismo. a palavra vanguarda, do francês “avant-garde” significa a “guarda avançada” o que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes.
IMPRESSIONISMO
O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).
 
Características do impressionismo nas artes plásticas:
 
- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
 
- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;
 
- Valorização da decomposição das cores;
 
- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
Autor: Edgar Degas 
Onde ver: Museu d'Orsay, Paris, França 
Ano: 1878 
IMPRESSIONISMO
NA PUBLICIDADE
Agência: Y&R, Paris, França
Diretor de Criação: Pierrette Diaz
Diretor de Arte Eric Esculier
Ilustradores: Les Demons, Fred Witzgall
Fotografia: Shutterstock, Corbis, Seth Johnson
Produção: The Shop
Com uma boa lente, toda a arte impressionista, com seus pontinhos, pinceladas, e manchas coloridas entra enfim em foco. Mestres como Van Gogh, Seurat e Monet não serão mais os mesmos depois da KelOptic.
Conheça a vodka Van Gogh, produzida artesanalmente em pequenos lotes na destilaria Royal Dirkzwaqer na Holanda. O design de cada garrafa foi feito individualmente pelo George W. Miller, inspirada na visão artística e no impressionismo de Van Gogh.
Eles tem mais de 24 sabores, desde os de fruta, como melão, coco e abacaxi, até os mais excêntricos como café ou pasta de amendoim.
Cliente: Santa Rita
Criação: Felipe Queiroz e Jaisson Pepes
Direção de Criação: Jaisson Pepes
Revisão: Alice Nunes
Arte-final: Robson Martins
Ilustração: Felipe Queiroz
Produção: Romina Trebbi
Atendimento: Vanessa Borges
Com o intuito de evidenciar a linha de iluminação decorativa da Santa Rita, a Quadra Comunicação criou um anúncio com uma linguagem diferenciada para as lojas. A peça usa um dos grandes ícones do Impressionismo para mostrar que a linha de iluminação da Santa Rita impressiona até mesmo um dos artistas que mais entendia de luz.
DADAÍSMO
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suíça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
 
Características principais do dadaísmo:
 
- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
- Irreverência artística;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas;
- Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.
DADAÍSMO
NA PUBLICIDADE
A forma mais natural de encontrar o Dadaísmo nos dias atuais é na publicidade. Utilizando, principalmente, os recursos da fotomontagem, campanhas publicitárias fazem uso do DADÁ para divulgar produtos. 
Segundo Rocha (1990 apud CARRASCOZA, 2005) o profissional de criação é uma espécie de bricoleur, uma vez que sua função envolve a utilização de diversas influências e ferramentas, de forma a trazer a estratégia criativa mais eficiente, de acordo com a situação. Washington Olivetto (1991 apud BERTOMEU, 2002), um dos maiores publicitários e profissionais de criação do mundo, ao falar sobre a sua posição, coloca que “Nós, criadores de propaganda, somos na verdade adequadores de linguagem. E exatamente por isso não temos o direito de ter um estilo, um jeito de fazer”. 
Algumas comparações possíveis entre o Dadaísmo e a estética publicitária contemporânea se encontram em diversos aspectos e elementos artísticos utilizados pelo movimento. O ready-made, por exemplo, que consiste no deslocamento de objetos do seu contexto original para outra situação, alterando o seu sentido ou “retificando-o”, segundo Cabanne (2000 apud CARRASCOZA, 2005), possui diversos desdobramentos na publicidade atual.
A influência estética do ready-made se encontra na utilização de frases, imagens e sons (músicas) que são parte da cultura popular e que, consequentemente, possuem uma familiaridade junto às massas. Essas referências são então parodiadas, quando os valores são contestados, ou parafraseadas, quando os valores são reafirmados, sendo usadas, então, para comunicar uma determinada mensagem.
No seguinte anúncio da Bom Bril, a figura da Mona Lisa, uma das obras de arte mais conhecidas no mundo inteiro e a mais famosa obra de Leonardo da Vinci, é associada ao produto Mon Bijou. Essa mensagem é reforçada pela frase de efeito “Mon Bijou deixa sua roupa uma perfeita obra-prima”.
Nesse caso, o elemento já pronto, a Mona Lisa de da Vinci, é retirada de seu contexto tradicional e então é colocada em outra situação, o anúncio publicitário do produto de limpeza. A peça publicitária se aproveita de todos os valores e associações de que a obra de arte goza junto ao público, de forma a canalizar essas mesmas qualidades para a marca. O elemento, já pronto, é deslocado de seu ambiente usual e então é posicionado em outro contexto, o publicitário. 
Essa é uma campanha realizada pela mundialmente famosa Vodka Absolut. A publicidade da marca é bem conhecida, pois sempre abusam da criatividade para relacionar diferentes formas à figura de sua garrafa. Já se passando por um vaso com uma flor, uma sacola plástica e até um ovo frito, dessa vez a garrafa vem formada por peças de metal pregadas em uma árvore para homenagear uma vanguarda: o dadaísmo. 
No anúncio são utilizados produtos industriais (e sobras) como chapas de metal, pedaços de revistas e pregos, tirados de sua funcionalidade e elevados a categoria de arte, no caso um anúncio publicitário. A própria definição da técnica do ready-made foi utilizada na figura para contextualizar o movimento. 
Campanha Publicitária Veet
Campanha Publicitária Pirelli
Campanha Publicitária Havaianas
FIM!
TE AMAMOS VIU NADJA.
BEJINHOS!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais