Buscar

Direitos Humanos unidade II

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2017/2)
 
	Usuário
	fabiana.aguiar @unipinterativa.edu.br
	Curso
	Direitos Humanos
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), adotada e proclamada pela Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral da ONU em 10/12/1948 e assinada pelo Brasil na mesma data, representou o repúdio direto das ideologias que tinham por princípio “o desprezo e o desrespeito pelos direitos do homem”. As liberdades consideradas “como a mais alta aspiração do homem comum”, no preâmbulo da DUDH são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Liberdade de palavra, de reunião e de opinião.
	Feedback da resposta:
	Resposta: c
 
Comentário: A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) tem como uma das suas prerrogativas a liberdade de expressão que exige a liberdade de palavra, de reunião e de opinião, desde que não gere sofrimento para outro humano.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos pode ser caracterizada, primeiramente, por sua amplitude, compreendendo um conjunto de direitos e faculdades, sem as quais um ser humano não pode desenvolver sua personalidade física, moral e intelectual. Em segundo lugar, pela universalidade, aplicável a todas as pessoas de todos os países, raças, religiões e sexos, seja qual for o regime político dos territórios nos quais incide. Assinale abaixo a assertiva que é contrária ao enunciado acima:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa humana, para orientar o desenvolvimento de uma raça humana superior.
	Feedback da resposta:
	Resposta: b
Comentário: Não podemos permitir que este pensamento de raça humana superior seja novamente discutido em nossa sociedade. É o nosso papel combater este tipo de compreensão sobre a humanidade. 
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A Educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, e tem por finalidade:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício pleno da cidadania.
	Feedback da resposta:
	Resposta: e
Comentário: Um dos princípios da escola é a formação do cidadão – o cidadão ou cidadã é um indivíduo que convive em sociedade – grupo de indivíduos entre os quais existem relações recíprocas.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Acerca do conceito de minorias e do seu exercício da cidadania a alternativa incorreta é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. A exclusão social é inexistente e isso descaracteriza a existência do racismo.
	Feedback da resposta:
	Resposta: e
Comentário: A experiência de exclusão social é característica da sociedade brasileira, fortemente marcada pelo racismo.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas, regionais, culturais e étnicas. Sendo assim, ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar, dentre outros aspectos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. O reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores.
	Feedback da resposta:
	Resposta: a
Comentário: É pelo reconhecimento da trajetória, ou seja, das experiências constituídas ao longo da vida dos alunos e professores que podemos construir um espaço de respeito e transformação social. 
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa correta em relação à Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A DUDH estabelece que toda a pessoa tem direito à seguridade social, condição indispensável à sua dignidade humana.
	Feedback da resposta:
	Resposta: a
Comentário: A seguridade social é o conjunto de ações e instrumentos por meio do qual se pretende alcançar uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e promover o bem de todos.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	De acordo com os estudos de Direitos Humanos e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o problema da criminalidade praticada por adolescentes e que impacta a segurança pública da sociedade brasileira pode ser solucionado com a adoção da seguinte medida:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Implementação de políticas públicas voltadas para a efetivação dos direitos individuais, políticos, econômicos, sociais e culturais que sejam capazes de intervir nas diversas situações de vulnerabilidade que acometem grande parte dos adolescentes brasileiros.
	Feedback da resposta:
	Resposta: d
Comentário: É pela implementação de políticas públicas voltadas para toda a população que poderá ser efetivado a garantida dos direitos individuais, políticos, econômicos, sociais e culturais que sejam capazes de intervir nas diversas situações de vulnerabilidade que acometem grande parte dos adolescentes brasileiros.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Na história dos Direitos Humanos, o momento mais importante ocorreu após a 2ª guerra mundial, quando os países se uniram, buscando restabelecer a paz mundial. Assim, no dia 10 de dezembro de 1948, durante reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que, dentre outros tópicos, consagrou, exceto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
O direito à educação privada e o livre comércio entre os países.
	Feedback da resposta:
	Resposta: e
Comentário: O direito à educação privada e o livre comércio entre os países está alinhado a um pensamento neoliberal e não a uma perspectiva solidária proposta pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O propósito da Declaração Universal dos Direitos Humanos é, antes de tudo, o de garantir ao indivíduo a possibilidade de desenvolver-se como pessoa para realizar os seus objetivos pessoais, sociais, políticos e econômicos, amparando-os contra os empecilhos e os obstáculos que encontre em sua trajetória. Tendo em vista o trecho lido, e considerando que sabidamente o próprio Estado é também considerado um dos violadores de Direitos Humanos, é possível afirmar que por isso se fez necessária(o):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
o desenvolvimento de um sistema de proteção internacional de direitos humanos, acessível aos cidadãos de qualquer Estado.
	Feedback da resposta:
	Resposta: c
Comentário: A DUDH tem como o ideal a proposta de atingir todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob 
sua jurisdição.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	É correto afirmar, sobre as previsões contidas na Declaração Universal de Direitos Humanos, que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
é proclamado que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
	Feedback da resposta:
	Resposta: c
Comentário: O Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciênciae devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
	
	
	
	Usuário
	fabiana.aguiar @unipinterativa.edu.br
	Curso
	Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências
Pergunta 1
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	A transformação física se dá quando é possível retornar a substância ao estado físico anterior.
Assinale a alternativa que CONDIZ com o conceito de transformação física.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
 O sorvete, depois de derretido, é possível congelar novamente, mantendo o mesmo sorvete.
	Feedback da resposta
	Resposta correta: alternativa A.
Comentário: A resposta correta é a alternativa A, pois conforme descrito no enunciado a transformação física ocorre quando a mudança de uma substância é reversível, ou seja, que apesar de uma transformação retoma o seu estado inicial.
	
	
	
Pergunta 2
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições acerca do Estudo do Meio:
Não envolva grupos de faixas etárias muito diferentes na mesma atividade,
POIS, dificilmente todos os alunos aproveitarão da mesma maneira.
Sobre as duas asserções é CORRETO afirmar que
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
 as duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda, uma justificativa correta da primeira.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa A.
Comentário: para o estudo do meio é recomendado o trabalho com grupos homogêneos, portanto, as duas asserções são proposições verdadeiras e a palavra “pois” se refere a uma justificativa correta da primeira
	
	
	
Pergunta 3
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Associe os conceitos científicos apresentados na coluna A com as respectivas experiências destacadas na coluna B.Coluna A
(1) Conceito físico.
(2) Conceito químico.
(3) Conceito ambiental.
Coluna B
( ) Pena, pelo ou Escamas? – O intuito dessa experiência é ajudar os alunos a separar os animais e suas espécies a partir de características peculiares.
( ) Cata-vento – Com essa experiência é possível comprovar que o cata-vento gira porque ele direciona o vento com as suas “hélices”. Esse conceito é aplicado em usinas eólicas, que utilizam a força do vento para girar grandes hélices e com isso gerar energia.
( ) Bolo de laranja maluco – A receita evidencia que os ingredientes do bolo se transformam e não é possível separá-los retornando ao seu estado inicial.
A sequência correta dessa associação é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
(3), (1), (2).
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa D.
Comentário: Apenas a alternativa D corresponde corretamente à associação de acordo com as explicações de cada experiência.
	
	
	
Pergunta 4
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o experimento abaixo:
Experimento: Relógio de Sol
Materiais: Bússola. Palito de churrasco. Disco de cartolina.
Descrição do experimento:
            No pátio do colégio, espete o palito em um local com terra ou em uma bolinha de massinha, em um local onde haja luz do sol. No começo do dia, marque onde a sombra do pátio está e, passadas algumas horas, faça uma nova marcação. Para aprimorar a ideia, localize o leste e o oeste e mostre que o sol nasce a leste e se põe a oeste
Assinale a alternativa que justifica o desenvolvimento da atividade:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
Levantar hipóteses e conjecturas sobre os movimentos de rotação e translação, comprovando que não temos sombra ao meio-dia, pois o sol está posicionado exatamente em cima dos nossos corpos.
	Feedback da resposta:
	Resposta: Alternativa B.
Comentário: Neste tipo de experimento, os alunos devem levantar suas justificativas em relação os movimentos de rotação e translação, comprovando que não temos sombra ao meio-dia, pois o sol está posicionado exatamente em cima dos nossos corpos, desta forma, a resposta correta é a B. As demais priorizam o trabalho em grupo e a experiência como simples brincadeira.
	
	
	
Pergunta 5
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Metodologia valiosa, importante para o ensino de Ciências Naturais, pois amplia a visão do aluno e as suas experiências para além dos muros da escola.
O trecho se refere à qual metodologia?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
 Estudo do Meio.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa A.
Comentário: As características apresentadas, metodologia de ensino e experiências externas aos muros da escola, se referem ao estudo do meio.
	
	
	
Pergunta 6
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	No ensino de Ciências é de suma importância relacionar os conceitos ensinados com o ambiente ___________ e ____________ onde os alunos vivem.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente o trecho acima.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
físico e social.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa A.
Comentário: as palavras que preenchem corretamente as lacunas são: físico e social.
	
	
	
Pergunta 7
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Pode-se considerar como procedimento para o Estudo do Meio, EXCETO:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Planejar a visita com um grupo heterogêneo de diferentes idades e classes.
	Feedback da resposta:
	 
Resposta correta: alternativa D.
Comentário: para o estudo do meio é recomendado o trabalho com grupos homogêneos, portanto, a alternativa D é uma exceção das demais, pois prevê o planejamento com grupo heterogêneo.
	
	
	
Pergunta 8
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Um professor de 1º ano que pergunta e estimula a pesquisa sobre a diferença entre sapo, rã e perereca, propõe a reflexão sobre qual área temática?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
 Meio Ambiente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa A.
Comentário: a atividade compreende a área temática, Meio Ambiente, especificamente, seres vivos.
	
	
	
Pergunta 9
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Um professor de 3º ano propôs aos alunos que num ambiente escuro observem os olhos de sua dupla para perceber se a pupila está ou não dilatada e que, posteriormente, com uma lanterna acesa, observem a contração que a pupila faz na presença da luz.
Qual área temática o professor desenvolve na situação acima?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Ser Humano e Saúde.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa B.
Comentário: a experiência compreende a área temática, Ser Humano e Saúde, especificamente, corpo humano.
	
	
	
Pergunta 10
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	  A transformação química se dá quando a substância se torna outra.
Assinale a alternativa que CONDIZ com o conceito de transformação química.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Ao queimar o açúcar para fazer um caramelo, é irreversível o seu estado inicial.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa D
Comentário: A resposta correta é a alternativa D, pois conforme descrito no enunciado a transformação química ocorre quando a mudança de uma substância é irreversível.
	
	
	
	Usuário
	fabiana.aguiar @unipinterativa.edu.br
	Curso
	Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
	Teste
	Questionário Unidade II (2017/2)
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na concepção de estágio como superação da dicotomia entre teoria e prática, há duas perspectivas possíveis: uma que vê o estágio como aproximação da realidade e outra que vê no estágio a possibilidade de pesquisa. Partindo dessas colocações, analise as afirmações abaixo a assinale a que não corresponde a essa concepção de estágio.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A pesquisa no estágio é uma estratégia, um método, uma única possibilidade de formação para reprodução do futuro professor.
	Feedback da resposta:
	Gabarito: (c)Comentário: osestágios são momentos de reflexão e de pesquisa, mas não podem ser modelos para a cópia de modelo. A imitação só é saudável quando refletida e recriada
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na elaboração de projetos, os professores precisam criar condições para que os alunos tenham:
I - Oportunidade de realizar uma pesquisa do interesse do grupo classe.
II - Estímulos para desenvolver uma postura investigativa.
III - Acesso restrito à aula formal da disciplina.
IV - Motivação para a participação no processo de ensino-aprendizagem.
Estão corretos os itens:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Gabarito: (c)
Comentário: os projetos contribuem para a participação ativa dos alunos, não fragmentam o conhecimento, promovem uma atitude investigativa na medida em que o aluno pesquisa, dialoga e amplia seu conhecimento na interação entre adultos e crianças.

Outros materiais