Buscar

Fundamentos Direto Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SOCIE EMPRESÁRIA - Ë definida como sociedade empresaria aquela que tem como objetivo social a atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou serviços 
SOCIE SIMPLES - É definida como a organização que tenha como objetivo social o exercício de profissão intelectual, de natureza cientifica, literária ou artística, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, são os prestadores de serviços.
Socie anônima - é a empresa que tem o capital dividido em ações formada pó no mínimo sete sócios, e suas responsabilidades como sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas, sendo que estas  dividem-se em dois tipos de capital, o capital aberto em que o capital representado pelas ações.
contrato social – sua elaboração deve obedecer as normas legais, contendo clausulas que são essenciais para seu arquivamento na junta comercial como, o nome da sociedade, qualificação dos sócios, indicação d sede, dentre outros.
Empresário- quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada p a produção ou a circulação d bens ou d serviço.
Estabelecimento – é a reunião organizada dos bens corpóreos e incorpóreos para o exercício da empresa, fica por conta da necessidade da anuência ou não dos credores do empresário. Dispõe à lei a concordância dos credores do empresário só se faz necessária qnd na venda o empresário não tiver saldo suficiente para honrar as obrigações com seus credores.
Matriculas e seu cancelamento – compreendem aos  leiloeiros, tradutores públicos, intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns.
Arquivamento – Refere-se à constituição, alteração, dissolução e extinção de sociedade empresarias, cooperativas, firmas individuais, atos relativos e consórcio e grupo de sociedade anônima, sociedade estrangeira, microempresas e demais doc de interesses do empresário ou da sociedade empresaria.
Autenticação – relaciona-se aos instrumentos de escrituração, dentre eles os livros contabies, balanços, demonstrações financeiras.
Trespasse – (venda de tudo) consiste na venda do estabelecimento empresarial. Há alienação d td o complexo d bens.- pode ocorrer entre empresários individuais, assim como entre sociedades empresárias, ou entre estas e aqueles.
Títulos de Créditos: é um doc q tem como objetivo representar um crédito relativo a uma Transação  específica de mercado, facilitando desta forma a sua circulação entre diversos titulares distintos, substituindo num dado momento a Moeda corrente ou dinheiro em espécie, além de garantir a segurança da transação.
Defesa do Consumidor - O conceito de serviço engloba qualquer atividade oferecida no mercado de consumo, mediante remuneração, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista
Nome empresarial é assegurada – com arquivamento dos atos construtivos na sociedade da junta comercial.
Orgão deverão registar os atos construtivos: registro civil d pessoa jurídica e registro publico da empresa mercantis.
Titulo ao portador – é o q circula c mta facilidade, transferindo-se de pessoa p pessoa pela simples entrega de título.
Títulos nominativos - q são os q possuem o nome do beneficiário. Portanto, tem por caracte o endosso em preto.
Elementos essenciais q caracto comércio, conforme sua conceituação jurídica clássica, encontramos: Mediação, Finalidade de Lucro e Profissionalidade.
1 - As leis de falência não se aplicam ?
A empresa publica e sociedade limitada
2 ) o que caracteriza um titulo a ordem?
3) João de Deus emitiu um cheque pós-datado e indaga-se se o banco pode paga-lo se for apresentado antes da data mencionada. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que corresponda a resposta correta.
O cheque é uma ordem de pagamento à vista incondicionada ou abstrata, logo o banco pode pagar um cheque pós- datado se este for apresentado antes da data estabelecida pelo emitente.
4) o que é uma relação de consumo?
relação existente entre o consumidor e o fornecedor na compra e venda de um produto ou na prestação/utilização de um serviço.  
5) As pessoas denominadas incapazes e os interditos podem exercer o comércio, segundo a legislação em vigor?
Não.
6) Uma banca de jornal que funciona com quatro empregados , que se revezam em turnos distintos para a venda de mercadorias pode ser considerada empresa?
não, pela especie de prestação de serviços oferecida.
7) diferencie comércio fixo do ambulante
Fixo- quando o comercio tem um estabelecimento . Ambulante quando o trabalho é na rua, e não há um estabelecimento fixo
8) Considera- se estabelecimento:
O consultório dentário em que são prestados serviços oferecidos aos clientes, para a venda, produtos para a higiene bucal
9) Qual a responsabilidade do empresário pelo fornecimento de produto ou serviço perigoso, defeituoso ou com vicio?
10) é correto afirmar , em relação ao empresário a sociedade empresária :
A lei assegurará , ao empresário rural e ao pequeno empresário , tratamento diferenciado, favorecido e simplificado, quanto a inscrição e respectivos efeitos
11) quando se trata de livros sociais de uma s.a , podemos identificar o mesmo:
Livro de presença dos acionistas
12) Na sociedade limitada , não integralizada totalmente a quota de sócio remisso, os outros sócios podem apenas , transferir a quota do sócio remisso a terceiro, excluindo-o da sociedade e devolver o que houver.
Sócio remisso é aquele que não cumpre o dever de integralizar sua parcela no capital social, total ou parcialmente.
13) No Brasil , o estabelecimento empresarial regulado pelo código civil/ 2002 é tratado como:
Universalidade de bens materiais e imateriais
14) A sociedade de responsabilidade limitada se dissolve:
Através do distrato social
15) A sociedade denominada “Companhia de cana de açúcar “ foi constituída tendo como acionistas Caio, Simplicio e Tulio, com capital todo dividido em ações ordinárias . Apesar de Tulio ter subscrito ações representativas de 10% do capital , nunca as integralizou. Caio e Simplicio integravam o bloco de controle da sociedade e Caio, na qualidade de Diretor- presidente , praticou atos fraudulentos que ensejaram a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade, no curso de execução singular de duplicata mercantil. Nesta execução , qual a situação de tulio?
Não poderá ser responsabilizado pelos débitos sociais
16 )As leis de falência não se aplica 
As sociedades simples, empresas publicas e sociedade de economia mista
17) Assinale a alternativa correta quanto ao elemento do contrato
Consentimento
18) em que momento as sociedades comerciais adquirem personalidade jurídica?
Através do registro na junta comercial
19) O menor pode ser acionista de uma sociedade anônima?
Sim, desde que seja emancipado ou representado pelos responsáveis.

Outros materiais