Buscar

PERÍCIA SOCIAL texto Mioto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERÍCIA SOCIAL: PROPOSTA DE UM PROCESSO OPERATIVO
REGINA CELIA TAMASO MIOTO
O QUE É PERÍCIA SOCIAL?
Perícia é um exame de caráter técnico especializado, realizado por um ou vários peritos. Perito é um especialista em determinado assunto e, portanto, está habilitado a realizar perícias. Também se refere àquele que foi nomeado judicialmente para exame ou vistoria (p. 146)
Perícia social é um processo através do qual um especialista, no caso assistente social, realiza o exame de situações sociais com a finalidade de emitir um parecer sobre a mesma. O parecer nada mais é que a opinião técnica sobre uma determinada situação social emitida por assistente social. 
É solicitada por autoridades das mais diferentes áreas, como judiciário, saúde, previdência, educação, etc. Embora, a perícia social seja tradicionalmente e amplamente usada no espaço sociojurídico. 
Finalidade no judiciário: conhecer, analisar e emitir parecer sobre situações vistas como conflituosas ou problemáticas no âmbito dos litígios legais visando assessorar os juízes em suas decisões. Pode constituir-se em um meio de prova, pois trata-se de uma declaração técnica.
A apresentação da perícia social aos juízes se faz mediante o denominado laudo social (p. 146)
Situações: O requerimento da P.S. pelos juízes acontece prioritariamente no campo dos problemas e conflitos familiares, onde os processos mais frequentes dizem respeito a: pensão alimentícia; guarda e responsabilidade de crianças e adolescentes; modificações de guarda; regulamentação de visitas, geralmente de pais, que não detém a guarda dos filhos; separação de corpos, especialmente nos conflitos conjugais; destituição do poder familiar e interdição. (p. 147)
COMO PENSAR A PERÍCIA SOCIAL? 
Relação entre o perito e uma determinada situação social. Situações envolvem familiares e vários sujeitos; também envolve documentos referentes aos envolvidos e a situação.
Através do conhecimento da situação, que ocorre pela realização do estudo social, irá emitir uma opinião técnica sobre a ela.
A perícia social implica na execução de dois eixos, 1) um que lhe confere sustentação e outro que 2) congrega princípios orientadores da ação do perito.
Eixo dos elementos que dão sustentação a P.S. (p. 147-150): 
Competência técnica: habilidade da utilização dos instrumentos. No estudo social estão a entrevista (individual ou grupal), observação, visita domiciliar e documentação (análise de documentos e registros através de relatórios).
Competência teórico-metodológica: domínio de teorias, diretrizes, leis e normativas referentes as politicas e programas sociais. Autonomia é um elemento-chave.
Compromisso ético: princípios e normas do C.E. com destaque para: o dever da informação aos sujeitos que participam da P.S.; manutenção do sigilo; defesa intransigente dos direitos humanos, ampliação e consolidação da cidadania, posicionamento em favor da equidade e justiça social e a não discriminação por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, idade e condição física.
Eixo dos princípios norteadores da ação do perito (p.150-151):
Toda situação é uma situação a ser descoberta: cuidar com visões e pré-conceitos de outros profissionais e dos próprios sujeitos.
O processo de perícia também é um processo de intervenção: toda vez que um agente entra em interação com uma situação ou elementos que nela se encontram, ele já esta interferindo na situação. 
Implicações que a perícia social tem para a vida dos sujeitos envolvidos: do momento da realização e dos impactos produzidos posteriormente. 
COMO REALIZAR A PERÍCIA SOCIAL? (p. 153-156)
Inicia com a solicitação de uma autoridade, geralmente judiciária. Ex: ofício.
O assistente social se utiliza do 1) estudo social, o qual dará subsídios para elaboração do laudo social e, por conseguinte, do 2) parecer social.
Estudo social
Utilização articulada de vários outros instrumentos para abordagem dos sujeitos envolvidos.
Inicia quando assistente social entra em contato com a situação e com as informações que estão a sua disposição: documentos, processos, relatos orais de colegas.
Após leitura e análise dessas informações, o assistente social estabelece um PLANO DE TRABALHO. 
Neste plano de trabalho deve-se definir: os sujeitos a serem abordados (pessoas, grupos de pessoas, instituições), a ordem, os instrumentos. Todo processo deverá ser documentado, por meio de relatórios. A documentação é a base para realização do laudo.
De posse das informações, realiza de forma descritiva sua análise e interpretação, incorporando as referências teóricas = estudo social. 
Parecer Social 
Eixo organizador: o teor da solicitação efetuada. Por ex.: numa P.S. sobre disputa pela guarda dos filhos, todos os elementos deverão girar em torno desta questão, ou seja, o foco estará centrado mais sobre as relações parentais (pais e filhos) do que sobre as relações conjugais.
Propõe alternativas de encaminhamento para resolução do problema e as fundamenta (justifica). “Etapa onde deverá conter a sugestão para a solução do conflito do ponto de vista social” (p. 156).
Poderá comentar também pontos obscuros do estudo e de difícil entendimento e as causas dessa obscuridade, bem como fazer sugestões sobre necessidade de outros pareceres e procedimentos futuros.
Depois de pronto o parecer social, parte-se para a elaboração do laudo social.
COMO CONSTRUIR O LAUDO SOCIAL?
Documento resultante do processo de perícia social.
Onde são registrados os aspectos mais pertinentes do estudo e o parecer emitido.
COMPONENTES DO LAUDO:
- Cabeçalho.
- Juízo ao qual está vinculado o processo, nome da ação, identificação das partes envolvidas na peça processual.
- Breve histórico da situação conflituosa (antecedentes) e do objetivo da perícia social.
- Contextualização do estudo realizado, indicando os sujeitos envolvidos na situação que foram contatados ou ouvidos e os instrumentos utilizados.
- Descrever de forma resumida o material coletado (utilizar os relatórios de entrevistas e visitas, análises de documentos, material da observação): objetivo é fornecer um quadro, o mais claro possível, da situação.
- Análise da situação.
- Parecer Social.
- Datar e assinar todas as folhas.

Outros materiais