Buscar

O processo e o Direito Processual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O processo e o direito processual
1. Direito processual é o complexo de normas e princípios que regem tal método de trabalho, ou seja, o exercício conjugado da jusridição pelo Estado-juiz, da ação pelo demandante e da defesa pelo demandado.
 Direito material é o corpo de normas que disciplinam as relações jurídicas referentes a bens e utilidades da vida (cireito civil, penal, administrativo, tributário, etc). Aquele é e deve ser considerado como um instrumento do direito material .
O processo e o direito processual 
2. Linhas evolutivas ou fases metodológicas do direito processual:
2.1 Até meados do século XIX, o processo era considerado simples meio de exercício de direitos. A ação era entendida como o próprio direito subjetivo material que, uma vez lesado, adquiria forças para obter em juízo a reparação da lesão sofrida. Não se tinha consciência da autonomia da relação jurídica processual em face da relação jurídica de direito substancial. É a fase do sincretismo.
O processo e o direito processual
2.2 Fase autonomista ou conceitual. Marcada pelas grandes construções científicas do direito processual, como a natureza jurídica da ação e do processo, as condições da ação (legitimidade das partes, possibilidade jurídica do pedido e interesse processual) e os pressupostos processuais (juiz competente e imparcial, capacidade de ser parte, capacidade de estar em juízo, capacidade postulatória) , erigindo-se uma ciência processual. 
O processo e o direito processual
2.3 Fase instrumentalista. Ora em curso, é eminentemente crítica. O processualista sabe que o processo já atingiu o seu ápice como ciência autônoma. Busca-se agora a efetividade do processo. Tem-se que observar agora seus resultados práticos como elemento de realização da justiça. Ex. Juizados de pequenas causas. Ação civil pública, defensoria pública e assistência judiciária gratuita, ação direta de inconstitucionalidade.
O processo e o direito processual
2.4 Três ondas renovatórias do processo: 
a) estudos para a melhoria da assistência judiciária aos necessitados; 
b) tutela dos interesses supra-individuais, especialmente em relação aos direitos dos consumidores e ao direito ambiental (interesses coletivos e difusos); 
c) múltiplas tentativas ligadas ao modo-de-ser do processo (simplificação e racionalização de procedimentos, conciliação, equidade social distributiva, justiça mais acessível e participativa, etc.)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais