Buscar

AULA 1 A 5

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA GERAL I
	
	 
	
		1.
		Na teoria da Gestat, o campo psicológico é entendido como um campo de forças que nos leva a procurar a boa-forma. Funciona figurativamente como um campo eletromagnético criado por um ímã (a força de atração ou repulsão). Esse campo psicológico tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas. Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princípios: I - PROXIMIDADE ¿ os elementos mais próximos tendem a ser agrupados. II - SEMELHANÇA ¿ os elementos semelhantes são agrupados. III - FECHAMENTO ¿ ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	
		2.
		Um professor solicita a participação dos alunos no fórum de debate da disciplina on-line, recomenda que as aulas sejam assistidas com bastante atenção e a leitura da bibliografia recomendada seja feita aula-aula. Sugere a participação em diversas atividades, por exemplo, um fórum de dúvidas, exercícios, permitindo os alunos colocarem-se em situação de desempenho frente às diversas atividades sugeridas, visando uma melhor mediação com o conhecimento. As solicitações visam auxiliar ao discente (aluno) adquirirem novos comportamentos que vão integrar o seu repertório comportamental na rotina dos seus estudos durante um curso à distância. À aprendizagem de comportamentos complexos, dividindo-os em partes simples até o total aprendizado através de um reforçamento diferencial chama-se:
	
	
	
	
	 
	Modelagem
	
	
	Aprendizagem Respondente (S ¿ R)
	
	
	Aprendizagem por insight
	
	
	Behaviorismo
	
	
	Associacionismo
	
		3.
		Esta profissão precisa de se dizer e de se contar: é uma maneira de compreendê-la em toda a sua complexidade humana e científica. É que ser professor obriga a opções constantes, que cruzam a nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar, e que desvendam na nossa maneira de ensinar a nossa maneira de ser. (Antonio Nóvoa). A fala poética de Antonio Nóvoa reproduz um conceito bastante interessante relacionado a análise comportamental. ...A maneira de ser e a maneira de ensinar... se constituem como formas de comportamento. Considerando que o professor em sala de aula, emite respostas, e estas produzem alterações no ambiente, na ocasião de alguém lhe fazer uma pergunta, e sua resposta for precisa (não deixando dúvidas ao interlocutor), é bem provável que na próxima vez que lhe fizerem a mesma pergunta, o professor responda da mesma forma. Considerando as teorias behavioristas, tal situação expressa à ideia do:
	
	
	
	
	
	Reforço: Quando compreensão imediata da melhor maneira de responder ao aluno e percebida pelo professor.
	
	
	Insight: Quando compreensão imediata da melhor maneira de responder ao aluno e percebida pelo professor.
	
	
	Insight: Quando a consequência de um comportamento aumenta a frequência desse mesmo comportamento diante do estímulo que o eliciou.
	
	 
	Reforço: Quando a consequência de um comportamento aumenta a frequência desse mesmo comportamento diante do estímulo que o eliciou
	
	
	Modelagem: Quando compreensão imediata da melhor maneira de responder ao aluno e percebida pelo professor através do reforço.
	
		4.
		Uma criança nasce sem qualquer conhecimento. E quando uma criança nasce a primeira coisa da qual ela se torna consciente não é ela mesma; a primeira coisa da qual ela se torna consciente é o outro. Isso é natural, porque os olhos se abrem para fora, as mãos tocam os outros, os ouvidos escutam os outros, a língua saboreia a comida e o nariz cheira o exterior. Todos esses sentidos abrem-se para fora. O nascimento é isso. A criança não sabe quem ela é, ela simplesmente sabe o que os outros pensam a seu respeito. Assim, esta instancia, de acordo com Freud, caracteriza:
	
	
	
	
	
	o Id que, contém os impulsos inatos, as inclinações mais elementares do indivíduo.
	
	
	o Superego,a voz da repressão, que nos impõe valores
	
	 
	o Ego que desenvolve-se no decorrer da vida da pessoa.
	
	
	o Ego que não é socializado
	
	
	um conteúdo referindo-se a exigências sociais e culturais.
	
		5.
		De acordo com as teorias psicanalíticas de Freud (1920), a instância da personalidade que consiste de impulsos inatos regida pelo princípio do prazer é:
	
	
	
	
	
	a consciência.
	
	 
	o id.
	
	
	a pré-consciência
	
	
	o superego.
	
	
	o ego.
	
	
		6.
		George Berkeley é um representante da escola empirista inglesa (associacionismo) e dedicou-se dentre outros temas ao estudo da percepção. Um problema aparente nos estudos de Berkeley era a relação do Ser e Ser Percebido e do princípio de que Ser, é Ser Percebido. Como explicar a existência de uma cadeira e uma mesa na cozinha quando ninguém está em casa para percebê-la? A percepção também foi um objeto de estudo da escola da Gestalt na Alemanha, mas diferente da abordagem filosófica de Berkeley, esta dispunha de outra abordagem e métodos científicos, por exemplo, o estudo dos componentes da percepção como proximidade, semelhança e fechamento, através de experimentos. Marque a opção correta:
	
	
	
	
	
	A psicologia científica se constituiu de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise, pois esses sistemas teóricos passaram a produzir em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição, suas teorias.
	
	 
	A psicologia científica constituiu-se basicamente de três escolas: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo. A psicologia científica tem seu marco fundante em Wundt com o uso de instrumentos de medição e observação em laboratório.
	
	
	A psicologia científica constituiu-se de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A psicologia científica nasce com Wundt com o uso de instrumentos de medição e observação em laboratório.
	
	
	Observamos em Berkeley as especulações filosóficas necessárias para a evolução dos alicerces necessários para o surgimento de uma psicologia científica e esta se constituiu de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
	
	
	A psicologia cientifica nasce a partir de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A Psicologia enquanto ramo da Filosofia estudava a alma. A Psicologia científica nasce quando, de acordo com os padrões de ciência do século XX, Wundt preconiza a Psicologia sem alma.
	
		7.
		Considerando o behaviorismo, um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer chama-se:
	
	
	
	
	
	Positiva
	
	
	Associacionismo
	
	 
	Reforço
	
	
	Insight
	
	
	Modelagem
	
		8.
		Os gestaltistas também tomam o comportamento por objeto de estudo, contudo para eles o comportamento deve ser estudado nos seus aspectos mais :
	
	
	
	
	
	Específicos.
	
	
	Gerais.
	
	
	Individuais.
	
	 
	Globais.
	
	
	Isolados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes