Buscar

Introdução à Antropologia Cultural

Prévia do material em texto

ANTROLOGIA CULTURAL AULA 01
	
		1.
		Uma das principais vertentes da Antropologia procura entender o ser humano como um organismo biológico dotado de capacidade simbólica num contexto sócio-cultural. No caso, estamos nos referindo a qual área da Antropologia.
	
	
	
	
	 
	Antropologia Biológica
	
	
	Arqueologia
	
	
	Linguística
	
	
	Zootecnia
	
	
	Antropologia Econômica
	
		2.
		Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por "anthropos" (homem, ser humano) e "logos" (conhecimento). Nesse sentido, ela se divide em campos e subcampos de estudos. É correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	a Arqueologia é um subcampo da Antropologia Biológica, pois estuda as características físicas-biológicas das populações extintas.
	
	
	a Antropologia Linguística busca o conhecimento das características físico-biológicas das populações humanas.
	
	
	a Antropologia Socio-Cultural busca a compreensão da interferência da natureza sobre a capacidade de produzir cultura.
	
	 
	a Antropologia Linguística busca a compreensão das particularidades comunicacionais e estruturais humanas.
	
	
	a Paleoantropologia é um subcampo da Antropologia Cultural, pois estuda os hominídeos antigos.
	
		3.
		A antropologia sócio-cultural também é denominada de Antropologia Social, Antropologia Cultural ou Etnologia.A Antropologia sócio-cultural estuda as adaptações sócio-culturais dos grupos humanos, tanto contemporâneos quanto extintos, aos diversos estímulos que encontraram no decorrer de sua história. Em outras palavras, a antropologia cultural estuda a diversidade cultural humana, sejam elas contemporâneas ou extintas. Podemos dizer que o objetivo principal da Antropologia Sócio-Cultural é?
	
	
	
	
	 
	Compreender o homem enquanto ser cultural e social.
	
	
	Desenvolver um conhecimento baseado nas características físico-biológicas.
	
	
	Estudar somente os vestígios escritos de sociedades extintas
	
	
	Estudar os ossos, com base da nutrição humana e nas variações biológicas.
	
	
	Observar a aplicação da antropologia biológica no âmbito legal.
	
	
		4.
		A palavra Antropologia, origina-se etimologicamente da junção de dois diferentes vocábulos. Marque a opção onde estão assinalados a origem desses dois vocábulos e o significado da palavra:
		
	
	
	
	
	De origem grega, anthropos e logia, e significa ¿o estudo das sociedades humanas¿
	
	
	De origem latina anthropos e logia, e significa ¿o estudo do homem¿
	
	
	De origem européia anthropos e logia, e significa ¿o estudo do homem¿
	
	
	De origem grega anthropos e logia, e significa ¿o estudo das sociedades humanas¿
	
	 
	De origem grega, anthropos e logia, e significa ¿o estudo do homem¿
	
		5.
		Baseia seu trabalho na interpretação dos vestígios materiais que encontra. Precisa contextualizá-los e cruzar informações com uma grande variedade de áreas, utilizando uma abordagem interdisciplinar, de modo a encontrar respostas que possam construir conhecimento a respeito das sociedades que estuda. Estamos nos referindo ao:
	
	
	
	
	
	Etnógrafo
	
	
	Peleontólogo
	
	 
	Arqueólogo
	
	
	Geógrafo
	
	
	Antropólogo forense
	
		6.
		Temos muitos vestígios escritos de sociedades extintas que temos hoje foram descobertos através de escavações arqueológicas, como tábuas de argila com escrita cuneiforme da Mesopotâmia. Sobre a arqueologia, podemos dizer que ela é a investigação das sociedades humanas através do estudo de vestígios materiais por elas deixados (artefatos). De que modo tais artefatos conduzem a interpretação dos arqueólogos?
		
	
	
	
	
	O arqueólogo interpreta os vestígios que encontra, sem contudo poder estabelecer premissas verdadeiras que dêem conta da grande variedade de informações que obtém, com isso podemos dizer que a arquelogia longe de ser uma ciência, costuma de ser chamada de arte ou técnica.
	
	
	O arqueólogo como o biólogo tenciona compreender as sociedades a partir do estudo da busca da compreensão das particularidades da comunicação humana e no estudo das relações de linguagem em suas estruturas, origens e variações/diversidades.
	
	 
	O arqueólogo ao interpreta os vestígios materiais que encontra, contextualiza-os cruzando informações com uma grande variedade de áreas, utilizando uma abordagem interdisciplinar de modo que encontre respostas para construir conhecimento a respeito das sociedades que estuda.
	
	
	O arqueólogo inter-relaciona grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, somente quando está diante de uma sociedade que com tradição viva, na qual pode recorrer aos integrantes dessa mesma sociedade e buscar informações fidedignas.
	
	
	O arqueólogo costuma trabalhar junto com o xamã da tribo para que possa interpretar corretamente os vestígios que vê durante as escavações. Todo esse processo costuma demorar muito tempo e a classificação dos vestígios é lenta.
	
	
		7.
		"Hoje, o especialista em Antropologia Biológica dedica-se à análise das diferenciações humanas utilizando esquemas estatísticos, dando muito mais atenção ao estudo das sociedade primatas superiores (como os babuínos ou gorilas), à especulação sobre a evolução biológica do homem em geral - apreciando, por exemplo, a evolução do cérebro ou do aparato nervoso e ósseo utilizando e mobilizando para andar..." Quais foram os sub-campos da antropologia biológica e sócio-cultural que mais se destacaram a ponto de atualmente serem considerados por muitos profissionais como campos propriamente ditos da antropologia?
		
	
	
	
	
	A Antropologia cultural e A Etonologia
	
	
	A antropologia biológica e a Antropologia cultural.
	
	
	A antropologia biológica e a Antropologia pré-histórica
	
	 
	A Arqueologia e Antropologia lingüística.
	
	
	A Antropologia da Música e Etnomusicologia
	
		8.
		Dentre as características da Antropologia Biológica, é correto destacar:
	
	
	
	
	
	estuda a produção cultural, agrupamentos e relações biológicas.
	
	
	estuda as adaptações sócio-culturais dos grupos humanos diante da natureza.
	
	
	estuda a produção cultural, agrupamentos e relações sociais.
	
	
	estuda a diversidade cultural humana.
	
	 
	estuda a origem, evolução, variações e constituição física do homem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes