Buscar

AULA 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROLOGIA CULTURAL AULA 02
	
		1.
		Os eventos que servem de foco ao cientista social são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós ou que não podem ser reproduzidos em condições controladas. Sobre o trabalho dos cientistas sociais, podemos afirmar que eles estudam:
	
	
	
	
	
	Fenômenos simples, situados em planos de casualidade e determinação simplificados
	
	 
	Fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados
	
	
	Fenômenos simples, situados em planos de casualidade e determinação complicados
	
	
	Fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação simplificados
	
	
	Fenômenos simples e complexos, situados em planos de casualidade e determinação simplificados
	
	
		2.
		Qual são as principais dificuldades encontradas pelas Ciências Sociais?
		
	
	
	
	
	Reproduzir as condições de controle de um fenômeno porque operam por repetição
	
	 
	Conseguir isolar as causas e as motivações exclusivas de um fenômeno
	
	
	Descobrir as semelhanças entre todas as coisas vivas para estudá-las como um todo
	
	
	Possuir a natureza como objeto de investigação com precisão e objetividade
	
	
	Entender como regulada por regras ou leis de origem natural e com validade universal
	
	
		3.
		As Ciências Naturais dedicam-se à compreensão dos fenômenos da natureza. Enquanto as Ciências Sociais se dedicam aos fenômenos da sociedade, ou seja criados pelo homem em suas relações sociais. Dito isto, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Nas chamadas Ciências Sociais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de absoluto controle e em condições de laboratório.
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de absoluto controle e em condições de laboratório.
	
	 
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de relativo controle e em condições de laboratório.
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, mas não divididos, classificados e explicados com absoluto controle e em condições de laboratório.
	
	 
	Nas chamadas Ciências Sociais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de relativo controle e em condições de laboratório.
	
		4.
		A respeito da produção de conhecimento humano sobre o mundo, destaca-se o conhecimento científico. Este pode ser dividido em duas grandes áreas: as ciências naturais e as ciências sociais. Sobre essas formas de conhecimento científico é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	a matéria-prima das Ciências Naturais são eventos com determinações complicadas e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	 
	a matéria-prima das Ciências Sociais são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	 
	a matéria-prima das Ciências Sociais são eventos com determinações complicadas e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	
	a matéria-prima das Ciências Naturais são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	
	a matéria-prima das Ciências Naturais são eventos com determinações simples e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
		5.
		As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis. São fenômenos que estariam ocorrendo nesse momento. Tal fato nos permite apontar que os fenômenos estudados pelas ciências naturais são:
	
	
	
	
	
	Complexos e sincrônicos
	
	
	Casuais e sincrônicos
	
	
	Complexos e casuais
	
	 
	Recorrentes e sincrônicos
	
	 
	Recorrentes e diacrônicos
	
		6.
		A desigual distribuição de terras no Brasil, com o prevalecimento de latifúndios, muitos deles improdutivos, indica um dos problemas políticos mais sérios e que exige urgente encaminhamento democrático para alcançar a justiça social. Podemos chamar isso de
	
	
	
	
	
	um fenômeno que ultrapassa nosso entendimento do porquê da exploração do homem pelo homem na sociedade brasileira.
	
	
	Um fenômeno que por ter simplicidade, sincronia e repetitividade que podem descrito pelas ciências naturais.
	
	
	um fenômeno antropológico que tem com ênfase nas características físico-biológicas das populações humanas.
	
	 
	um fenômeno social que estão bem perto de nós que permite uma aproximação entre o sujeito e o objeto de estudo.
	
	
	um fenômeno que pertence às coisas passíveis de serem submetidas a uma objetividade total (os objetos do mundo da natureza).
	
		7.
		De acordo com pressupostos teóricos das ciências naturais e sociais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	
	As ciências naturais estudam a realidade humana e social.
	
	
	Os fatos naturais não admitem reconstrução, por sua complexidade e inconstância.
	
	
	Não há diferenciação quanto à relação sujeito/objeto nas ciências sociais e naturais.
	
	
	Nas ciências sociais os fatos se repetem, podendo ser reproduzidos em outro momento.
	
	 
	As ciências sociais têm objetos de estudo complexos, não reproduzíveis em espaço-tempo diverso.
	
	
		8.
		A sociedade moderna se caracteriza por ser uma sociedade científica. Isso significa dizer que ela está estruturada a partir do conhecimento racional científico. Assim, o modo de vida moderno espelha as descobertas e orientações das Ciências em suas duas grandes áreas: as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Dito isto, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são complexas, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples e os resultados em geral têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	
	Nas chamadas Ciências Sociais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências naturais.
	
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	 
	Nas chamadas Ciências Sociais as condições de percepção, classificação e interpretação são complexas, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências naturais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais