Buscar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA
Trabalho realizado pela aluna Renata Costa de Barros, para fins de avaliação no componente curricular, Região e Organização do Espaço Geográfico, ministrado pelo professor Arimatéia, no curso de geografia, turno tarde, período 2013.1.
Guarabira – PB
2013
RESENHA CRÍTICA
Roberto Lobato Correa, teve sua formação universitária na cidade do Rio de janeiro, quando em 1961 se formou em Bacharel e licenciatura em Geografia, pela atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma universidade onde apresentou sua tese de doutorado no ano de 1999. Em um de seus trabalhos abordou o tema, Região e Organização Espacial. No referente texto, Roberto Lobato apresenta para a sociedade, juntamente com outros geógrafos brasileiros na década de 70 a Geografia Crítica e seus novos conceitos visando uma definição da categoria Região, a partir do materialismo histórico e da dialética Marxista. Segundo Aluízio Duarte, para que exista região é necessária uma sociedade que origine e organize aquele espaço, e em seu ponto de vista não há uma elite regional que possa fazer esse tipo de organização, portanto não existe região. Porém esta conceituação não foi tão aceita, pois assim seria perdida a vantagem de nos localizarmos nos espaços terrestres. Seguindo na busca de conceitos sobre região surge a Lei do desenvolvimento Desigual e Combinado, proposta por Trotsky, essa lei permite que se considerem as diferenciações resultantes da presença de fenômenos originados em tempos históricos diferentes coexistindo no tempo presente e no espaço, e tem uma dimensão espacial que se verifica através do processo de regionalização, ou seja, de diferenciação de áreas. Na década de 80 essa distinção se faz de forma diferente, diante do desenvolvimento da sociedade e de suas forças produtivas surge uma nova regionalização e nos modos de produção capitalista esse processo se torna mais complexo. Nesse contexto pode-se afirmar que a região é um resultado da lei do desenvolvimento desigual e combinado e que é sim uma região concreta e com particularidades. Com o conceito de região e a divisão de suas áreas se tornou mais acessível a ação de controle sobre cada região, que visa as praticas politicas e econômicas, e as diversas formas de existência das sociedades, o que influencia para o controle dos território regional. A ação e controle sobre as áreas se da de forma diferente em cada região, pois cada uma possui um complexo sistema de planejamento especializado. A região de planejamento, isto é, um território de ação e controle teve seu apogeu nas décadas de 60 e 70. 
Diante das ideias e informações apresentadas por Roberto Lobato, pode-se concluir que todos os estudos realizados para a conceituação de região foram proveitosos, tanto para a percepção de que seria necessário seguir pesquisando para que posteriormente, juntamente com os processos históricos pudesse chegar a um conceito adequado, quanto para a identificação do real sentido de região, a percepção de suas particularidades e a distinção visível entre elas, chegando a um estudo mais complexo sobre região e caracterizando-a também, por suas diferentes formas de planejamento de ação e controle.
CORREA, R. L. Região e Organização Espacial. São Paulo: Ática, 1995 4ª Edição. p.40-50

Outros materiais