Buscar

EC. CLINICO MULHER - AVALIANDO APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA MULHER TEÓRICO
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201504818568)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com dados do INCA, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Trata-se de uma doença de grande relevância em Saúde Pública e com alta taxa de cura se diagnosticado precocemente. Com relação ao câncer de mama, analise as afirmativas a seguir e assinale a sentença referente as afirmativas verdadeiras. I. O câncer de mama não invasivo ou in situ é aquele que não se estende além do ducto, lóbulo ou ponto de origem para o tecido mamário circundante. Por outro lado, o câncer de mama invasivo ou infiltrativo se propaga para o tecido mamário circundante, com o potencial de metástase. II. Muitos pesquisadores acreditam que a maioria dos cânceres invasivos provavelmente se origine como cânceres não invasivos III. Para a detecção e devido tratamento do câncer de mama são necessárias estratégias tais como o diagnóstico precoce, com a abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença e o rastreamento, que consiste na aplicação de teste ou exame numa população assintomática, aparentemente saudável, com o objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e, a partir daí, encaminhar as mulheres com resultados alterados para investigação diagnóstica e tratamento IV. A estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer, sendo conhecida algumas vezes como down-staging . Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde.
		
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas
	
	Somente as alternativas I, II e V estão corretas
	
	Somente as alternativas I e IV estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Somente as alternativas I, II e IV estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504818575)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação ao câncer de mama, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde à resposta correta. I- O câncer de mama apresenta-se, em geral, como um tumor de consistência dura, pouco elástico e indolor. II- A dor mamária é o sintoma mais frequente do câncer mamário. III- O autoexame das mamas deve ser realizado mensalmente. IV- O período para realização do autoexame é durante a menstruação, quando as mamas ficam mais túrgidas, facilitando a exteriorização de nódulos.
		
	
	somente I
	 
	Apenas as frases I e III estão corretas.
	
	Apenas as frases I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as frases II, III e IV estão corretas.
	 
	Apenas as frases II e III estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504818342)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paula, 23 anos, solteira, comparece à UBS para realização de exame de lâmina. Menarca aos 13 anos, coitarca aos 15 anos, G1P1A0, DUM: 27/03/2015, informa que nunca fez exame citopatológico do colo do útero e que não utiliza método contraceptivo. Queixa- se de dispareunia, caroço e prurido em genitália. Ao exame: presença de duas verrugas em vulva, colo com presença de petéquias e secreção amarelo-esverdeada de odor fétido.. De acordo com o caso acima, marque a resposta correta:
		
	
	Paula apresenta características de herpes genital e trichomonas vaginalis.
	 
	A paciente apresenta características de HPV e trichomonas vaginalis;
	
	morte materna indefinida.
	
	A paciente está com câncer de colo do útero e gardnerella vaginalis; b) Paula está com NIC I e candidíase ; c) A paciente apresenta características de HPV e trichomonas vaginalis; d) Paula apresenta características de herpes genital e trichomonas vaginalis.
	
	Paula está com NIC I e candidíase ; c) A paciente apresenta características de HPV e trichomonas vaginalis; d) Paula apresenta características de herpes genital e trichomonas vaginalis.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504818497)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A dupla proteção promove a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez. Neste caso, a opção que representa esta prática é:
		
	 
	DIU e preservativo masculino.
	 
	preservativo masculino e preservativo feminino.
	
	DIU e gel espermicida.
	
	diafragma e gel espermicida.
	
	diafragma e tabela.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504818408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mulher na fase co climatério encontra-se com diversa modificações hormonais,dificultando assim diversas aspéctos comportamentais.A dispareunia começa mais ou menos neste periodo e se apresenta como?
		
	
	dor local ao realizar exame de inspeção das mamas
	
	depressão no climatério
	 
	dor durante as relações sexuais.
	
	ausencia da menstruação
	
	desprendimento e saida de muco esbranquiçado

Outros materiais