Buscar

Avaliação à Distância Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Direito Empresarial 
Curso: Disciplinas Especiais
Professor: José Ricardo Tavares
Nome do (a) aluno (o): Catharina Dantas Affonso
Data: 12/09/2017
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia atentamente o texto a seguir e responda as questões propostas: 
Antes de iniciar suas atividades é obrigatório que o empresário individual faça sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, assim como a escrituração e a contabilidade dos negócios.
Somente o empresário individual é obrigado a fazer a sua inscrição no “Registro Público de Empresas Mercantis”? Responda a presente questão explanando de forma sucinta “ o que é “Registro público de Empresa”, destacando quais são os órgãos/instituições envolvidos no referido processo. 
Toda empresa é formada por meio da oficialização da vontade dos empresários em constituí-la. A lei n. 8.934/1994 declara, acerca do registro público de empresas mercantis e atividades afins, a existência legal da empresa, garantindo, assegurando publicidade e autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos, cadastrando empresas atuantes no país, sejam elas nacionais ou não, organizando e mantendo atualizadas as informações sobre elas, bem como as matrículas e cancelamentos dos agentes auxiliares do comércio. Tendo em vista as atribuições e responsabilidades do registro, torna-se evidente que não apenas para os empresários individuais é imprescindível o registro público, mas sim todas as empresas que pretendem realizar atos empresariais. Tal registro deve ser realizado, antes do início de suas atividades, no Registro Civil das Pessoas Jurídicas para sociedades simples e no Registro Público de Empresas Mercantis para sociedades empresárias, exercido pelo Sinrem que é composto pelo DNRC e pelas Juntas Comerciais. 
	
Sabendo-se que o “contrato de sociedade” é o “ato” que consubstancia a personalidade jurídica de uma sociedade empresarial quando do registro mercantil, explane, apontando as diferenças, sobre os tipos de contrato de sociedade que estudamos em nossa disciplina. 
O contrato de sociedade consiste no acordo entre no mínimo dois indivíduos comprometidos a contribuir com bens ou serviços para a atuação da empresa e consequentemente recolhimento de resultados. Foram estudados na disciplina dois tipos de contrato de sociedade, o contrato social e o estatuto social. O primeiro, refere-se à formação de pessoa jurídica, utilizado por sociedades limitadas e sociedades em nome coletivo. Já o estatuto coletivo é semelhante ao contrato social, porém utilizado por sociedades de capital como as sociedades anônimas, sendo constituído por escritura pública ou deliberação de assembléia.
Leia atentamente o texto a seguir e responda a questão proposta: 
Os direitos de propriedade industrial consistem em princípios e normas que visam garantir a inviolabilidade da produção autoral e, na perspectiva econômica, a preservação e a exploração exclusiva do direito de propriedade. Neste sentido, a legislação corresponde a um sistema administrativo destinado à proteção pública das relações decorrentes da propriedade industrial. (FÁZZIO JUNIOR, 2008). 
Explane de forma sucinta o que vem a ser “direito autoral” e “propriedade industrial”, apontando as suas principais diferenças. 
O direito autoral protege até mesmo trabalhos não publicados de criação artística, científica, musical, literária e outros trabalhos visuais de arte de plágio. Porém, refere-se apenas a expressão da ideia do autor e não a ideia em si, ou seja, não havendo reprodução da produção original não será considerado plágio, mesmo que se reproduza a mesma ideia. É também característica do direito autoral não necessitar de registro do autor para exploração da propriedade, sendo preciso apenas demonstrar quem de fato criou. Sobre os direitos do autor, eles são morais; irrenunciáveis e inalienáveis, passados aos herdeiros, e patrimoniais; que se referem ao uso da propriedade podendo ser transferidos a terceiros.
Por outro lado a propriedade industrial guarda além da expressão, a ideia original do autor. É garantido por meio da carta patente o uso e exploração exclusivos por determinado período, enquanto o certificado de registro comprova de quem é a propriedade. Os direitos de exploração exclusivas podem ser exercidos de forma direta, onde o próprio titular arca com as despesas da realização, ou indireta, onde pode-se conceder os direitos a um empresário desde que de fato haja exploração e podendo ser revogado em algumas situações. Além disso, registros relacionados a propriedade industrial são de responsabilidade do INPI.
Leia atentamente o texto a seguir e análise o conteúdo do site https://www.creditooudebito.com.br/existe-cheque-pre-datado-lei-como-preencher/ para responder à questão proposta: 
Com base na Lei do Cheque (LC, artigo 32, § único), o cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação. Por isso, o Banco Central do Brasil (BACEN) não reconhece o cheque pós-datado, considerando-o inexistente. Os bancos não podem ser responsabilizados pelo pagamento de cheques pós-datados, caso sejam apresentados antes da data constante de sua emissão. (BRASIL, 1985). (Livro Didático – página 181). 
“Por isso, o Banco Central do Brasil (BACEN) não reconhece o cheque pós-datado, considerando-o inexistente. ” Se é essa a posição do BACEN, qual explicação para no Brasil se fazer tantos pagamentos com cheque pós-datado (mais conhecido como “cheque pré-datado)? Emita a sua opinião de forma sucinta com base nos nossos estudos. 
O cheque pós-datado é considerado pelo BACEN inexistente, uma vez que para tal, ele é pagável no dia de sua apresentação. No entanto além da regulação do BACEN, existem também práticas no mercado que apesar de não violarem qualquer tipo de legislação, não tem a segurança da movimentação financeira garantida. É dessa forma que o cheque pós-datado é tratado, uma vez que ele é considerado um acordo extracambiário entre o emitente e o beneficiário, eximindo as instituições financeiras de qualquer responsabilidade quanto a data de pagamento dos cheques. O CDC considera a prática uma transação comercial entre as partes configurada como uma oferta ao consumidor. Portanto cria-se uma obrigação contratual, que se descumprida pode acarretar em danos para o consumidor que poderão ter de ser respondidos pelo vendedor, mediante o acordo estabelecido.

Outros materiais