Buscar

GESTÃO INTEGRADA DE RH AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO INTEGRADA DE RH AV1
	
	 1a Questão (
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Administração de Recursos Humanos (ARH) atua como prestadora de serviços aos diversos setores da empresa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção que contém os serviços específicos da ARH:
		
	
	Gerenciar o capital financeiro da empresa; reter os colaboradores na empresa; comercializar os produtos/serviços da empresa e assegurar a integridade física dos colaboradores.
	 
	Reter os colaboradores na empresa; desenvolver os colaboradores; integrar os novos colaboradores à empresa e assegurar a integridade física dos colaboradores.
	
	Integrar os novos colaboradores à empresa; assegurar a integridade física dos colaboradores; manter a qualidade de produtos e serviços e reter os colaboradores na empresa.
	
	Desenvolver os colaboradores; gerenciar o capital financeiro da empresa; assegurar a integridade física dos colaboradores e reter os colaboradores na empresa.
	
	Comercializar os produtos/serviços da empresa; Reter os colaboradores na empresa; Integrar os novos colaboradores à empresa e Assegurar a integridade física dos colaboradores.
	
	 2a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Há um princípio básico da ARH, no qual a tarefa de gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que a ARH:
		
	
	Gerencia todos os funcionários e gerentes da empresa.
	
	Tem a responsabilidade de treinar os funcionários da empresa.
	
	É responsável pelos funcionários de seu setor.
	
	Não precisa orientar os gerentes de linha sobre como gerenciar seus subordinados.
	 
	Além de gerenciar seus subordinados presta assessoria aos gerentes de linha, orientando sobre políticas e procedimentos adotados pela organização.
		
	
	 3a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na Gestão de Pessoas, existem técnicas aplicadas no ambiente interno e técnicas aplicadas no ambiente externo. É possível afirmar que são técnicas do ambiente INTERNO:
		
	
	Relações com sindicatos e legislação trabalhista
	
	Higiene e segurança e recrutamento e seleção.
	
	Legislação trabalhista e treinamento
	 
	Treinamento e Higiene e segurança
	
	Pesquisa de Mercado de RH e treinamento
	
	 4a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A importância da Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial na medida em que administra e soluciona impasses comuns a todos. Diante desta afirmativa, assinale a opção de resposta que define corretamente as ações da Administração de RH (ARH).
		
	
	São constituídas pelo controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal.
	
	Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento e na coordenação.
	
	A organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
	
	Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados exclusivamente ao trabalho.
	 
	Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente ao trabalho.
	
	 5a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A administração de Recursos Humanos é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principal ativo das organizações, seu potencial humanos, assim como os resultados das organizações. São serviços prestados pela ARH, exceto:
		
	
	Desenvolver os recursos humanos.
	
	Mobilizar os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais, recompensando desempenhos, competências e habilidades.
	
	Assegurar o melhor aproveitamento possível do potencial dos recursos humanos.
	 
	Assegurar um clima organizacional favorável aos interesses exclusivos da empresa.
	
	Integrar os recursos humanos.
	
	 6a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dos itens abaixo, qual NÃO representa um subsistema da Administração de Recursos Humanos nas organizações?
		
	
	Recrutamento e Seleção
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	 
	Gestão Financeira
	
	Administração de Cargos e Salários
		
	
	 7a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Maria Luíza, tecnóloga em Gestão de RH, foi contratada por uma empresa do ramo de prestação de serviços de informática, localizada na região metropolitana de São Paulo, com filiais nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Pará e Amazonas. No planejamento estratégico da área de RH elaborado pela gestora, foi definido como um dos objetivos estratégicos suprir a organização de profissionais qualificados para as diversas áreas da organização, com foco no posicionamento competitivo junto ao mercado, por meio da ampliação do capital humano da empresa. Maria Luíza, então, iniciou a elaboração de uma política de R&S, a ser desenvolvida por toda a organização, para direcionar as futuras contratações de pessoal e alcançar, assim, os objetivos esperados. Na situação descrita acima, qual seria a postura adequada de Maria Luíza na definição de fontes de recrutamento, para se alcançar o objetivo estratégico proposto? (ENADE 2012)
		
	
	Utilizar apenas fontes de recrutamento interno, oferecendo oportunidades aos empregados da organização.
	 
	Utilizar fontes de recrutamento interno e externo.
	
	Utilizar jornais, agências de recrutamento on line e consultoria especializada como fontes de recrutamento.
	
	Não definir as fontes de recrutamento interno e externo, deixando a critério das áreas solicitantes do preenchimento de vagas escolher as fontes de recrutamento adequadas
	
	Utilizar diversas fontes de recrutamento como memorandos, cartazes e quadros de aviso.
		
	
	 8a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Num processo seletivo, após todas as fases de seleção Antônio Pereira foi o escolhido dentre os três indicados pelo RH na entrevista com o gerente responsável pela vaga. No entanto, quando Antônio foi encaminhado para os exames médicos, foi contatada incapacidade para a atividade. Diante desse cenário, qual procedimento o RH deve tomar?
		
	
	Deixar que o gestor da vaga decida pois, como responsável, ele vai arcar com as consequências de um empregado não apto para a função.
	
	Cancelar o processo seletivo, pois ele é o único habilitado para a vaga.
	
	Contratar o candidato, uma vez que o exame médico é apenas procedimento legal, não interferindo no processo de seleção.
	
	Suspender a contratação até a recuperação ou tratamento do Antônio.
	 
	Convocar o segundo colocado, conforme preferência do gestor e dar prosseguimento ao processo seletivo.
	
	 9a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É uma das atribuições da área de Recursos Humanos promover a socialização/convivência de seus colaboradores. Estamos falando de:
		
	
	Desenvolvimento de RH
	 
	Processo de integração
	
	Regulamento de pessoal
	
	Trabalho de equipe
	
	Treinamento de Colaborador
	
	 10a Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Após participar do processo seletivo, os novos funcionários precisam se adaptar à empresa para que consigam apresentar bons resultados. Assim, a importância do processo de integração (socialização) de novos funcionários está em:
		
	
	Assegurar o melhor aproveitamento daspessoas, pois contém etapas de avaliação de potencial e desempenho, essenciais para direcionar as ações de desenvolvimento que possibilitarão o crescimento na carreira.
	
	Definir e implantar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	Estimular o relacionamento interpessoal por meio de eventos de confraternização, nos quais todos os funcionários têm a oportunidade de se conhecer melhor e trocar contatos.
	 
	Reduzir a ansiedade normal do período de adaptação, com reflexos positivos em sua fixação na empresa ao fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele.
	
	Permitir às pessoas que trabalham na empresa conhecer os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade adotadas.

Outros materiais