Buscar

HIST. DO BRASIL COLONIAL

Prévia do material em texto

Se formos analisar a configuração política portuguesa no final da Idade Média e no início da Idade Moderna, encontraremos algumas particularidades que diferencial Portugal do restante da Europa. Assinale, entre as opções apresentadas abaixo, aquela que melhor apresenta essas particularidades.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Diferente do restante da Europa, a política portuguesa já era plenamente moderna, desde o século XI, quando, em Portugal, já estava estabelecida uma racionalidade econômica plenamente regulada pelo mercado.
	
	
	Enquanto Portugal, desde o século XI, quando o reino foi governado pela dinastia dos Borgonha, já apresentava uma estrutura política relativamente centralizada, processo que se intensificou no século XIV, após a Revolução de Avis, o restante da Europa ainda era caracterizado pelo atomismo feudal.
	
	
	Enquanto em Portugal, a Igreja Católica já estava sendo questionada desde o século XII, quando foi fundada, em solo português, a primeira igreja cristã protestante da história, no restante da Europa, a hegemonia católica continuaria inabalável até o século XIX.
	
	
	Diferente do restante da Europa, a política portuguesa não foi marcada pela mentalidade cruzadística, já que o território português não teve contato com povos muçulmanos antes do século XX.
	
	
	Enquanto Portugal era caracterizado pelo particularismo político, os outros países da Europa, desde meados do século XII, já estavam fundando a estrutura política do Estado Moderno.
	
	
		2.
		Qual alternativa abaixo NÃO explica a primazia portuguesa na exploração do ¿Mar Oceano¿ em tentativa de expandir seus domínios.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A presença da fé e o espírito da cavalaria e das cruzadas que atribuíam aos portugueses a missão de cristianizar os povos chamados "infiéis".
	
	
	O receio de ser anexado por Gênova.
	
	
	O aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsável pela formação do Estado moderno.
	
	
	A localização geográfica de Portugal, distante do Mediterrâneo oriental e sem ligações comerciais com o restante do continente.
	
	
	A atuação empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indústria náutica.
	
	
		3.
		A colonização do Brasil foi fundamentada na estrutura monopolista do sistema colonial. Isto significa que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	A exploração da América portuguesa visava o desenvolvimento industrial de Portugal e das suas demais colônias.
	
	
	O Brasil tinha liberdade para comercializar com as nações amigas de Portugal.
	
	
	Portugal vendia produtos agrícolas as colônias e comprava destas produtos manufaturados.
	
	
	Os setores de exploração da América portuguesa reservavam-se diretamente ao benefício da metrópole.
	
	
	O comércio ultramarino tinha como objetivo desenvolver o sistema econômico da Companhia das Índias Ocidentais.
	
	
		4.
		Sabemos que Portugal não se interessou, logo depois da descoberta, pela colonização do Brasil. Assinale, abaixo, o motivo pelo qual Portugal teve esse comportamento:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A reação violenta dos índios à chegada dos portugueses atrasou muito o início da colonização do Brasil.
	
	
	No momento do descobrimento, Portugal estava com todos os seus recursos voltados para o comércio com o Oriente, onde adquiria produtos muito apreciados em toda a Europa.
	
	
	No momento do descobrimento, Portugal enfrentava uma guerra com a Inglaterra e os Países Baixos.
	
	
	Os recursos empregados nas navegações de alto mar esgotaram os recursos financeiros de Portugal que só teve condições de colonizar o Brasil graças à ajuda dos franceses.
	
	
	Portugal atrasou o início da colonização porque a Inglaterra não concordava com a ocupação do Brasil por Portugal.
	
	
		5.
		"Já se conhecia o bastante do Brasil para esperar que nele a cana-de-açúcar dar-se-ia bem. O clima quente e úmido da costa ser-lhe-ia altamente favorável;e quanto à mão-de-obra, contou-se a princípio com indígenas que, como vimos, eram relativamente numerosos e pacíficos no litoral. Estas perspectivas seriam amplamente confirmadas; o único fator ainda ignorado antes da tentativa, a qualidade do solo, revelar-se-ia surpreendemente pacífico, em alguns pontos pelo menos da extensa costa." 
(JUNIOR, Caio Prado. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 32).
Sobre o texto acima, analise as afirmações a seguir e julgue a que for incorreta.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A cultura de cana-de-açúcar se prestava, economicamente, às grandes plantations pois era necessária uma considerável estrutura para esse tipo de plantação.
	
	
	a plantação, a colheita e o transporte da cana-de-acúcar tinham um custo baixo e isso ampliava o número de pessoas que poderiam realizar essa atividade.
	
	
	o custo para manter a empresa colonial açucareira era muito alto, o que tornava o comércio do açúcar inviável para pequenos produtores.
	
	
	o clima teve um papel decisivo na discriminação dos tipos agrários que aqui existiram, propiciando a formação de grandes plantações monocultoras.
	
	
	foi utilizada, inicialmente, a mão-de-obra indígena mas esta buscou inúmeras formas de resistência.
	
	
		6.
		Sobre a introdução do governo geral no Brasil colonial, leia as alternativas abaixo:
I- Enquanto as capitanias receberam poderes soberanos, os governadores estariam submetidos diretamente ao controle metropolitano.
II-O Governo Geral foi criado buscando superar os obstáculos encontrados com o sistema anterior.
III-O Governador Geral não tinha autorização para doar sesmarias, apenas os donatários.
IV-O Regimento do governador geral determinava que este fizesse aliança com os índios e desse auxílio em sua catequese.
Marque a alternativa que demonstra quais afirmativas estão corretas.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	I e III.
	
	
	I e II
	
	
	I, III e IV.
	
	
	I, II e IV
	
	
	I, II e III.
	
	
		7.
		Sabemos que a Holanda invadiu o nordeste açucareiro , no século XVII, por duas vezes. Primeiramente, na Bahia, em 1624 e depois em Pernambuco, em 1630. Nesse último local obteve êxito e permaneceu na região, transformando aquela sociedade. Sobre o assunto, é correto dizer que: I)Portugal e Espanha encontravam-se naquela época unidos na chamada União Ibérica e por isso o ataque de um inimigo a um deles implicava no ataque ao outro. II)A Holanda já era um grande parceiro comercial dos produtores de açúcar do nordeste. III)A Holanda resolveu invadir o nordeste porque começou a perder dinheiro com a proibição de negociar com os produtores de açúcar daquele local, uma vez que era inimiga da Espanha. Está(ao) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação (ões):
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Apenas III
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	I, II, III
	
	
	Apenas I e II
	
	
		8.
		Um fator relevante sobre a colonização do Brasil foi a presença dos Holandeses que primeiro tentaram ocupar Salvador e, em um segundo momento invadiram e ocuparam Pernambuco com o objetivo de:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Contribuir para a ocupação do território do Brasil.
	
	
	Ajudar o Império português a estabelecer o sistema de policutura já conhecido pelos holandeses.
	
	
	Formar uma única colônia americana unida aos territórios espanhóis, antigos aliados holandeses.
	
	
	Exercer o controle do tráfico de escravos com a Espanha.
	
	
	Tentar a conquista de uma colônia e garantir a permanência do comércio de açúcar.
	
	
		9.
		Luiz Felipe Alencastro discute a administração das rotas comerciais, observando que não só havia excedente econômico, mas que ele fugia ao controle de Portugal. Logo, não devemos entendero pacto colonial como uma espécie de lei que fora sempre respeitada. Assinale a alternativa que melhor explica a tese de Alencastro.
		Quest.: 9
	
	
	
	
	o excedente muitas vezes acabava sendo consumido pelos colonos ou vazava pelo ralo do comércio regional. O autor ainda aponta que produtos foram negociados somente dentro da colônia;
	
	
	Não havia excedente, pois tudo acabava sendo consumido pelos colonos ou vazava pelo ralo do comércio regional. O autor ainda aponta que produtos foram negociados inclusive entre as colônias de Portugal, como Moçambique, por exemplo;
	
	
	o excedente muitas vezes acabava sendo consumido pelos colonos ou vazava pelo ralo do comércio regional. O autor ainda aponta que produtos foram negociados somente entre as colônias de Portugal, como Moçambique, nunca com a Europa;
	
	
	o excedente muitas vezes acabava sendo consumido somente pela coroa portuguesa. O autor ainda aponta que produtos foram negociados inclusive entre as colônias de Portugal, como Moçambique, por exemplo;
	
	
	o excedente muitas vezes acabava sendo consumido pelos colonos ou vazava pelo ralo do comércio regional. O autor ainda aponta que produtos foram negociados inclusive entre as colônias de Portugal, como Moçambique, por exemplo.
	
	
		10.
		A colonização portuguesa na América utilizou-se, inicialmente, de mão-de-obra local e, posteriormente, buscou mão-de-obra em outra região, garantindo o sucesso da empresa colonial. Essa busca por mão-de-obra ocorreu PORQUE a mão-de-obra local esgotou-se devido ao processo de aculturação entre colonos portugueses e indígenas, o que os tornou parte integrante e efetiva do processo de colonização. Considerando o texto apresentado, pode-se afirmar que:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	A razão e a asserção estão incorretas e a asserção explica a razão.
	
	
	A asserção está correta e a razão está incorreta
	
	
	A asserção e a razão estão incorretas.
	
	
	A asserção e a razão estão incorretas e a razão explica a asserção
	
	
	A razão está correta e a asserção está incorreta

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes