Buscar

Paradigmas não imperativos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Paradigmas de programação não imperativos
Introdução
Conforme [Spinellis-94, pág. 6], o termo paradigma é comumente utilizado para se referir a um conjunto de entidades que compartilham características comuns. Tendo em vista que a forma pela qual o ser humano processa informações está, quase sempre, associada à comparação da nova informação com aquela já armazenada em nossas mentes, o termo paradigma é também freqüentemente associado a modelos ou padrões que nos auxiliam na definição de diretrizes para a execução de tarefas. Esta abordagem caracteriza um paradigma como uma entidade que organiza a percepção e a informação.
Este processo mental de compararmos novas informações com aquelas já existentes, afeta não somente a informação propriamente dita, mas também guia a nossa mente para discernir em quantidade e qualidade quais informações devem ser armazenadas. Este enfoque também está associado aos mecanismos de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento de aplicações, é possível que tenhamos de manusear diferentes problemas de programação. Estes problemas podem ser mais facilmente resolvido com a utilização de uma determinada linguagem de programação mais apropriada para situação. 
Entre os mais bem conhecidos paradigmas, a programação imperativa é a mais largamente utilizada. O paradigma imperativo tem uma história relativamente longa, uma vez que os primeiros projetistas das linguagens que o compõem, idealizaram o modelo de forma que variáveis e comandos de atribuição se constituíssem numa simples, mas útil, abstração de consultas e atualizações à memória, através de conjuntos de instruções de máquina. 
Conforme [Budd-95], o paradigma imperativo é usualmente visto como o modelo tradicional de computação. A alta similaridade das linguagens imperativas surge em partes em uma das bases comuns de seu projeto: arquitetura de Von Neumann. Todas foram projetadas para usar eficientemente essa arquitetura, mas outras bases para o projeto de linguagens existem, algumas mais orientadas para paradigmas em particular ou metodologias para execução eficiente de uma determinada arquitetura de computadores em particular. 
Nos próximos tópicos serão apresentados os principais paradigmas de programação não-imperativos.
Paradigma Orientado à Objetos
Paradigma Funcional
Paradigma Lógico

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais