Buscar

avaliando aprendizado 1 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Sobre os Princípios Constitucionais do Direito Penal, pode-se afirmar que:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A novatio legis in mellius é retroativa.
	
	
	O Princípio da Individualização da Pena impede que a pena ultrapasse a pessoa do condenado.
	
	
	A responsabilidade civil de reparar o dano, assim como a responsabilidade penal não pode ultrapassar a pessoa do condenado.
	
	
	A pena de morte, em nosso ordenamento jurídico, é inadmissível em qualquer situação, pois viola o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.
	
	
		2.
		(Defensoria Pública/SP ¿ FCC ¿ 2007) A corrente pós-positivista empresta caráter normativo aos princípios constitucionais penais. Estas normas, portanto, deixam de ser informadoras e assumem a natureza de direito positivo, possibilitando ao defensor público este manejo. Encontram-se na Constituição Federal os seguintes princípios constitucionais penais:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	reserva legal, culpabilidade, imprescritibilidade, individualização e personalidade da pena.
	
	
	legalidade dos delitos e das penas, proporcionalidade, individualização e presunção de inocência.
	
	
	legalidade dos delitos e das penas, individualização da pena e da execução e personalidade da pena.
	
	
	legalidade dos delitos e das penas, culpabilidade, proporcionalidade, individualização da pena e da execução e personalidade da pena.
	
	
	anterioridade e irretroatividade da lei, individualização da pena e da execução, proporcionalidade e personalidade da pena.
	
	
		3.
		José da Silva, em 28/02/2004, praticou contra a jovem Dulcina de Jesus, de 16 anos, conduta que foi considerada típica, prevista no art. 217 do Código Penal, crime cujo nome jurídico é Sedução. O crime foi apurado através do competente inquérito policial. José foi denunciado e condenado a uma pena privativa de liberdade de 02 anos e 02 meses, tendo a sentença condenatória transitado em julgado em 27/03/2005. Considerando que no dia seguinte, 28/03/2005, a lei 11.106/2005, revogou o referido artigo, deixando de considerar crime a referida conduta, assinale a resposta correta.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	C- No caso em tela ocorreu o abolitio criminis, lei posterior que deixou de considerar a conduta como crime, sendo assim faz cessar a execução e os efeitos penais e civis da sentença condenatória.
	
	
	B- No caso em tela ocorreu o abolitio criminis, lei posterior que deixou de considerar a conduta como crime, sendo assim faz cessar a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.
	
	
	A- Tendo em vista que a lei penal brasileira adotou o princípio da atividade, entende que deve ser aplicada a lei em vigor no momento da ação ou omissão, a pena imposta a José deverá ser executada.
	
	
	D- Apesar de ter ocorrido o abolitio criminis, deixando a lei de considerar crime a conduta praticada por José da Silva, a sentença será executada, tendo em vista trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
	
	
		4.
		(Delegado de Polícia Civil/SP - 2011) A ideia de que o Direito Penal deve tutelar os valores considerados imprescindíveis para a sociedade, e não todos os bens jurídicos, sintetiza o princípio da:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	fragmentariedade;
	
	
	ofensividade;
	
	
	adequação social;
	
	
	culpabilidade;
	
	
	proporcionalidade.
	
	
		5.
		Acerca dos princípios norteadores, garantidores e limitadores do Direito Penal assinale a afirmação correta:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	o princípio da insignificância está expressamente previsto em lei penal.
	
	
	Segundo o princípio da legalidade, a elaboração das normas incriminadoras e das respectivas sanções constitui função exclusiva da lei e da jurisprudência.
	
	
	é possível a criação de crimes e estabelecimento de penas através de medida provisória, basta que seja aprovada pelo congresso nacional
	
	
	A nova lei penal que cria um novo delito de natureza permanente se aplica aos fatos cuja permanência iniciou-se antes de sua entrada em vigor, ainda que a conduta típica tenha persistido já na sua vigência.

Outros materiais