Buscar

Estudos Disciplinares XI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudos Disciplinares XI : Serviço Social
	Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	As políticas sociais públicas fazem parte das respostas que o Estado oferece às expressões da questão social. Nesse sentido, o Estado é concebido como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Uma relação de forças, assimétrica e desigual, que interfere tanto na viabilização da acumulação, como na reprodução social das classes subalternas.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A compreensão do significado do Serviço Social só é possível ser desvelada se inserida no complexo processo de produção e reprodução das relações sociais historicamente determinadas, bem como das correlações de forças sociais em disputa quando de sua legitimação como profissão. A legitimidade da prática do Serviço Social institucionalizada e legalmente reconhecida como profissão é resultado do movimento processual de desenvolvimento da sociedade capitalista e da exacerbação das contradições a ela inerentes, materializada e expressa na:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Questão social.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A pesquisa da realidade é tarefa essencial para a qualificação do exercício profissional do assistente social. O planejamento da pesquisa é etapa indispensável do processo de investigação, configurando-se como um momento de tomada de decisões sobre o problema da pesquisa, as fontes de informação, os procedimentos para obtê-las e o tratamento dos dados. ALCOFORADO, M. G. Elaboração de projeto de pesquisa. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília (DF), 2009, p. 719 - 740 (adaptado).
Com relação às etapas para a construção do projeto de pesquisa, avalie as afirmações a seguir.
I - O objeto de pesquisa pode ser identificado a partir de uma dificuldade encontrada na prática profissional do assistente social, embora nem sempre seja totalmente desconhecido pelo pesquisador.
II -  As finalidades, que dão corpo aos objetivos, devem ser definidas com clareza e precisão. A possibilidade de seu alcance será posteriormente verificada pela metodologia de pesquisa.
III - As fontes de informação trarão o locus da pesquisa, o universo, a amostra (quando for o caso) e os instrumentos. O levantamento da literatura será alvo prioritário da etapa posterior – a da pesquisa.
IV - O cronograma pode ser um elemento flexível, embora funcione como um instrumento de controle das ações do pesquisador, prevenindo o desperdício de tempo e de recursos por meio da distribuição das atividades em determinado período de tempo.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e IV.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na América Latina, já é consenso que nem o mercado e nem o Estado tem condições de responder, por si só, aos desafios do desenvolvimento social com equidade. O melhor instrumento de que se dispõe para reverter o quadro de pobreza, violência e exclusão social que ameaça os fundamentos de nossa vida em comum é
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
O papel das ONGs, que tem uma rica história de solidariedade e trabalho conjunto com movimentos populares.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao discorrer sobre as relações precárias de trabalho, inicialmente é importante definir que na literatura o significado conceitual para o termo precário diz respeito a uma mudança, _________, na qualidade das condições de trabalho, evidenciada ______________, com a passagem da forma de produção fordista para a produção flexível. Nesse sentido, o termo precarização se construiu a partir da realidade concreta das transformações contemporâneas __________vivenciadas pelos trabalhadores, através das más condições de trabalho a que estavam submetidos, refletidas na ausência e/ou redução dos direitos trabalhistas, no desemprego que assola grande parte da população, na fragilidade dos vínculos de trabalho, enfim, de diferentes formas que fragilizam acentuadamente a qualidade de vida do trabalhador. Cabe aqui salientar que há muitas imprecisões e indefinições nessa qualificação do trabalho como precário, pois o que parece explicar a atual situação do trabalho assalariado pode ocultar algumas características próprias ao assalariamento no capitalismo.
Preencha as lacunas com as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
para pior, no capitalismo, no mundo do trabalho.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A análise do significado social do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais salienta o caráter contraditório da profissão. Ela reproduz, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em tensão – demandas do capital e do trabalho – e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto. De que decorre esse caráter contraditório da atuação profissional?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Da relação de classes.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	No contexto neoliberal, também os serviços sociais participam mais diretamente do processo de acumulação do capital. Serviços como saúde, educação e previdência, que seriam responsabilidade do Estado, passaram a ser mercantilizados, propagando-se a ideia de que o bom é o que é privado, mas que só está ao alcance daqueles que têm condições de pagar por ele. Ao serem incorporados pelo capital, esses serviços têm uma utilidade social voltada para o lucro, “de modo a atender às necessidades das indústrias, seja ela farmacêutica, de equipamentos, de produção da cesta básica, dos proprietários de grandes hospitais, creches e escolas, bem como do setor financeiro, voltado para os seguros de vida e previdência” (MOTA, 1998, p. 110). Deste modo, muitos serviços sociais transformam-se em mercadoria, e só tem acesso a eles quem pode comprar; quem não pode, vê-se obrigado ao atendimento no serviço prestado pelo Estado, que oferece o mínimo possível e com baixa qualidade à população, seja em nível de acesso ao atendimento, como na demora para consegui-los, agravando assim as desigualdades entre os cidadãos, ao mesmo tempo em que demonstra o contraste de acesso universal garantido por lei.
Podemos considerar essa afirmativa apenas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A afirmativa expande para todo o território nacional.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com o avanço das medidas neoliberais atreladas à reestruturação produtiva, tem-se um quadro alarmante de desempregados, cujas consequências atingiram dimensões negativas para os proletários enquanto indivíduos e como classe, vulnerabilizando-os. A maioria, desprovida de todas as necessidades básicas para continuar sobrevivendo, passou a conviver com a miséria em diversos sentidos. A intensificação do desemprego e situação de vulnerabilidade, imbricadas em suas determinações cotidianas, estão agravando a situação dos trabalhadores e de seus familiares, causando rupturas profundas em alguns segmentos sociais, ampliando o grau de miserabilidade e destruindo relações humanas, muitos se transformando em demanda para os profissionais que trabalham na área social.
Diante do exposto, o nosso entendimento sobre a precarização das relações de trabalho no setor produtivo é de que ela é mais acentuada a partir da:
I- priorização das formas flexíveis de produção desenvolvidas a partir da década de 1990.
II-   globalização e reestruturação produtiva são fenômenos imbricados que contam com o apoio da contrarreforma do Estado.
III-  mudanças drásticas na vida da população trabalhadora, acentuando o processo de precarização do trabalho e consequentemente induzindo uma grande parte da sociedade ao nível da vulnerabilidade social.
IV- precarização, de subcontratação, de queda do padrão salarial, da ampliação de contratos de trabalho temporários e do desemprego é uma realidade que afeta a todos os trabalhadores, inclusive o trabalho do servidor público no Brasil.Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II, III e IV.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Serviço Social caracteriza-se por ser uma área interventiva, inscrita na divisão social do trabalho da sociabilidade burguesa. Segundo Pontes (2002), seu caráter interventivo exige que, além de conhecer a realidade na sua complexidade, crie mecanismos para transformá-la por meio de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Instrumentais.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O assistente social tem sido demandado para atuar na gestão de políticas públicas, abrindo possibilidades para seu ingresso no campo da formulação, gestão e avaliação. Tal atuação requer competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Como seu objeto de trabalho é a questão social, a pesquisa da realidade social é reconhecida como parte constitutiva desse trabalho, porque:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
O campo da gestão de políticas requer acúmulo de informações sobre a totalidade social, que envolve dados referentes às várias formas de manifestação das contradições e sua vivência pelos sujeitos sociais.

Outros materiais