Buscar

Estudo_dirigido_arteria_maxilar_reforcando

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARTÉRIA CAROTIDA EXTERNA – RAMOS TERMINAIS
ARTÉRIA TEMPORAL SUPERFICIAL
A artéria temporal superficial, o menor ramo __________________ da artéria ________________________, origina-se na glândula parótida, atrás do _____________________________. Ela cruza o arco zigomático e divide-se em ramos _______________ e _______________. O nervo auriculotemporal acompanha a artéria temporal superficial e está posterior a ela. As pulsações da artéria podem ser percebidas de encontro ao arco zigomático. Quando um retalho lateral do couro cabeludo é feito cirurgicamente, a incisão tem a forma de uma _________________ com a sua convexidade superior, de tal forma que o retalho contenha intacta a artéria ______________________________.
Ramos. A artéria temporal superficial dá origem a ramos para a __________________, _______________ e ______________, além da artéria _____________________________.
A artéria transversa da face origina-se na ______________________ e corre em direção anterior, através do __________________, entre o _____________________, acima, e o __________________________, abaixo, acompanhada por ramos zigomáticos do nervo facial. Ela irriga ______________________ e o ducto, o masseter e a pele, e anastomosa-se com ramos da artéria facial.
Os ramos _____________________ da artéria temporal superficial são os seguintes:
O ramo ___________________ irriga os músculos e pele da região frontal. É muito tortuoso. Ele se anastomosa com ramos da artéria oftalmica.
O ramo ___________________irriga a pele e os músculos auriculares.
IDENTIFIQUE na figura abaixo os ramos da artéria temporal superficial
ARTÉRIA MAXILAR
A artéria maxilar é o maior ramo _______________ da artéria ________________________, tem origem no interior da glândula parótida, atrás do colo da mandíbula. Ela se distribui às maxilas e mandíbula, aos músculos da mastigação, ao palato e ao nariz. O seu trajeto pode ser considerado em ____________ partes: ____________________, ____________________ e __________________________.
A parte mandibular corre em direção _______________, entre o __________________ e o ___________________________________. Ela passa ao longo da borda inferior do músculo pterigóideo lateral. A maior parte dos ramos da primeira e segunda partes da artéria maxilar acompanha ramos do nervo ___________________. 
 A parte pterigóidea corre em direção ______________ e ________________, coberta pelo ______________. Ela se localiza tanto superficial quanto profundamente até a cabeça interior do musculo pterigóideo lateral. Em sua localização _________________, ela está disposta entre o temporal e o pterigóideo lateral; em sua localização ________________, ela se situa entre o pterigoideo lateral e os ramos do nervo mandibular.Irrigam os ____________________________ e o ___________________.
A parte pterigopalatina da artéria maxilar passa entre as ___________________________________________________________________ e, então, através da fossa ______________________. Ela irriga, em parte, a órbita, face, dentes superiores, palato, cavidade nasal, seios paranasais e a nasofaringe. O seu ramo mais importante é a artéria ______________________. Os nervos que acompanham os ramos da terceira parte da artéria maxilar são derivados do nervo maxilar, tanto diretamente quanto através do gânglio pterigopalatino.
Ramos da primeira parte: Estes ramos irrigam principalmente a membrana do tímpano, a dura, o crânio e os dentes inferiores.
1 e 2- As artérias auricular profunda e timpânica anterior irrigam a _______________________________.
3 – A artéria _________________________ é clinicamente o ramo mais importante da maxilar. Ela ascende entre o _________________________________ e o pterigóideo lateral, e localiza-se no interior do tensor do véu palatino. Passa entre as duas raízes do nervo auriculotemporal e localiza-se atrás do nervo mandibular. Ela entra na cavidade crânica, passando através do forame _____________________________________.
Um ramo meníngico acessório pode originar-se tanto da artéria maxilar quanto da artéria meníngica média. Ele passa através do forame ____________.
A artéria alveolar inferior desce entre o ligamento __________________________ do ramo da mandíbula. Localiza-se anteriormente a este, e ambos. Penetram no canal da mandíbula através do forame _________________________. A artéria alveolar inferior irriga a membrana mucosa da bochecha, o mento e os dentes inferiores.
Ramos da segunda parte. Estes ramos irrigam principalmente os músculos ___________________________ e estão denominados de acordo com eles: temporal profundo anterior e posterior, pterigóideo, massetérico e bucal.
Ramos da terceira parte. Esta parte da artéria apresenta uma distribuição extensa que inclui os dentes superiores, porções da face e da órbita, o palato e a cavidade nasal.
 Artéria alveolar superior posterior descende na ____________________________, na superfície posterior da maxila, e irriga os dentes molares superiores exceto .................................................................................... .
A artéria infra-orbital origina-se na ________________________________, penetra na órbita através da fissura orbital inferior, e corre ao longo do sulco e canal infra-orbitais, e através do forame __________________________. Além da órbita, ela irriga a pálpebra inferior, o saco lacrimal, o lábio superior e a bochecha.
As artérias alveolares superiores anterior e média enviam ramos dentais para ................................................................. e para a raiz MV do 16 e 26 ( a. alveolar superior média ) e para o canino e os dentes incisivos por meio da artéria alveolar superior anterior.
A artéria palatina descendente desce através da fossa pterigopalatina e canal palatino maior, e dá origem às artérias palatinas maior e menor para o palato.
A artéria do canal pterigóideo, que frequentemente se origina de uma das artérias palatinas, corre em direção posterior através do canal pterigoideo e irriga o teto da faringe.
Um ramo faríngico corre em direção posterior, através do canal palatovaginal, e distribui-se ao teto do nariz e faringe.
A artéria esfenopalatina pode ser considerada como uma terminação da maxilar. Ela penetra na cavidade nasal através do forame ________________________. Ela irriga as conchas nasais, meatos e seios paranasais, e termina sobre o septo nasal. A artéria esfenopalatina é importante nos _____________________________________(epistaxe).
Identifique na figura a baixo as porções e os ramos da artéria maxilar:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais