Buscar

Estudo_dirigido_nervos_cranianos_do_madeira_

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DIRIGIDO DO LIVRO DO PROF ANGELO MACHADO – NEUROANATOMIA FUNCIONAL 
NEUROLOGIA DA CABEÇA E PESCOÇO- NERVOS CRANIANOS
Conteúdo: Estudo dirigido de revisão de classificação funcional , SN autônomo introdução aos nervos cranianos 
Objetivos: - descrever o que é um nervo craniano,sua origem real, aparente e craniana. - descrever morfologicamente os neurônios aferentes e eferentes. - citar os nervos cranianos, sua origem aparente , craniana. - descrever os componentes da classificação funcional dos nervos cranianos. - especificar trajeto, relações, áreas de distribuição e ramificações dos nervos maxilar . - identificar as ramificações dos nervos maxilar que participam da inervação dos dentes, estruturas de suporte dos dentes e outras formações anatômicas bucais e relacionar com as anestesias regionais em odontologia. - desenvolver o estudo dirigido do libro do prof Madeira sobre o trigêmio. 
Metodologia / Recursos: Exposição dialogada. Demonstração prática e estudo em grupo do conteúdo prático . - Exercícios escritos . Aula expositiva , data show e aula prática com peças anatômicas . Leitura do texto abaixo: ?Páginas referentes aos nervos conforme índice in GARDENER, E. , GRAY, D. J. , O’RAHILLY . Anatomia – estudo regional do corpo humano. 4. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982. ? Capítulo 11,12,13,18, in MACHADO, A. Neuroanatomia funcional . 2 ed. São Paulo: Atheneu, 1989. - ESTUDO DIRIGIDO com o questionário e os recursos disponibilizados no Faesa on line e na central de cópias 
Desenvolvimento: - apresentação do conteúdo revisando conceitos de anatomia geral - desenvolvimento do contéudo seguindo trajeto, área de distribuição, origem crânica, aparente e real, ramos e classificação funcional. 
Avaliação: - Avaliação formativa : questões orais e apresentação de exercícios e estudo dirigido
Responda o questionário que esta na FAESA online. Este conteúdo é uma recordação dos conceitos aprendidos no primeiro período na disciplina de anatomia geral.
Complete este estudo dirigido usando o livro descrito acima
CAPITULO XI- NERVOS CRANIANOS 
GENERALIDADES
O que são nervos? São as estruturas do SN periférico ( sistema nervoso- SN) , constituído pelos prolongamentos dos neurônios. São divididos em nervos cranianos e nervos espinhais. Os nervos cranianos são os que fazem conexão com o ............................................................ . A maioria deles conectam-se ao ........................ ................................... exceto o nervo ................................................ que se liga ao ......................................................... e o nervo que se liga ao ..........................................
Os nervos dividem-se funcionalmente em nervos sensitivos ou aferentes e nervos motores ou eferentes. Apresentam 3 origens: 
origem real – onde se localizam o corpo do neurônio que compõe o nervo. Desenhe abaixo, um neurônio , e identifique suas parte ( corpo, axônio e dendritos) 
origem aparente encefálica , que chamaremos simplesmente de origem aparente , é o local do tronco encefálico pelo qual emerge as fibras do nervo.
Origem aparente craniana ou crânica, que chamaremos simplesmente de origem crânica que é o local pelo qual o nervo penetra na cavidade craniana, em geral através de forames, fissuras ou canais ósseos.
os nervos sensitivos tem sua origem real , que é o local onde encontra-se seu corpo celular , nos gânglios sensitivos. Estes neurônios são do tipo morfológico pseudounipolar. Apresentam um prolongamento periférico que se destina ao receptor da sensibilidade e um prolongamento central que no caso da maioria dos nervos cranianos , se destinam ao tronco encefálico. São as fibras aferentes – A
já os nervos motores tem sua origem real , onde estão seus corpos celulares, em duas regiões ; os nervos que levam inervação motora para os músculos miotônicos , musculatura estriada esquelética originada nos miótomos, e os nervos que levam inervação motora para os músculos branquioméricos tem seu corpo celular em núcleos do tronco encefálico. É uma fibra eferente que tem sua origem nestes núcleos e se dirigem para os receptores que são as placas neurais desta musculatura; os nervos eferentes do sistema autônomo contudo apresentam dois neurônios – um pré ganglionar e outro pós ganglionar ; o pré ganglionar tem sua origem em núcleos do tronco encefálico , os pós ganglionares nos gânglios autônomos do sistema nervoso autônomo: gânglios simpáticos e gânglios parassimpáticos . Estas fibras eferentes autônomas são pertencentes ao sistema nervoso simpático e parassimpático. 
Abaixo encontramos uma tabela com os nomes dos nervos cranianos , sua origem aparente no encéfalo e no crânio, respectivamente sua origem aparente e craniana. Complete o que esta faltando.
	Par craniano
	Origem aparente
	Origem craniana
	I – nervo olfatório
	Bulbo olfatório 
	Foraminas da lâmina crivosa do osso etmoide.
	II- nervo óptico
	Quiasma óptico
	Canal óptico
	III – nervo oculomotor
	Sulco medial na fossa interpeduncular do mesencéfalo
	Fissura orbital superior
	IV- nervo troclear
	Véu medular superior, abaixo dos colículos inferiores do mesencéfalo. É o único par craniano que tem sua origem na parte dorsal do mesencéfalo
	Fissura orbital superior
	V- ......................................
Seus 3 ramos são:
V1..........................................
V2 .........................................
V3 .........................................
	Parte lateral da ponte , entre a ponte e o pedúnculo cerebelar médio.
	Este nervo apresenta 3 grandes ramos
V1 – nervo ........................... emerge do crânio ósseo pela .............................................
V2- nervo maxilar emerge do crânio ósseo pelo forame .............................................. e V3, nervo mandibular , emerge do crânio pelo forame ..................................
	VI – nervo abducente
	Sulco bulbo-pontino acima das pirâmides bulbares
	Fissura orbital superior
	VII – nervo ..........................., que compreende o nervo facial propriamente dito e uma parte chamada de nervo .............................................., considerado por alguns como a raiz sensitiva e visceral do nervo facial.
	Sulco bulbo- pontinho no ângulo ponto-cerebelar , medialmente ao VIII par.
	A maioria dos autores considera o forame ............... .......................como sua origem craniana, contudo alguns consideram o meato acústico interno , quando ele penetra na parte petrosa do osso temporal
	VIII – nervo vestíbulo coclear, tb denominado estato-acústico, relacionado respectivamente com o equilíbrio e a audição
	Sulco bulbo pontinho, lateralmente ao nervo............ ............................................
	Penetra no osso temporal pelo meato acústico interno , mas não sai do crânio.
	IX- nervo ..............................
	..........................................
	..............................................
	X- nervo vago , que é em realidade o nervo pneumocardiogastroentérico.
	..........................................
	.............................................
	XI- nervo ...............................
	............................................... apresenta uma raiz craniana ou bulbar e uma raiz espinhal 
	.................................................
	XII – nervo hipoglosso
	 Sulco pré-olivar
	Canal do hipoglosso.
Identifique no esquema abaixo os locais de origem aparente dos nervos listados acima 
O nome dos doze pares cranianos estão na tabela acima. Estes nervos em geral inervam as seguintes estruturas
O nervo olfatório , I par craniano, recolhe a sensibilidade olfatória.
O nervo óptico , II par craniano é responsável pela ...................................................
Os nervos III ( n. ........................................) , IV ( n. ...................................................) e o VI ( n. ...................................................)
são responsáveis pela inervação dos músculos do olho. 
O V par, o nervo ........................................ , é assim denominado devido aos seus 3 ramos: V1 , n. ................................................; V2 – n. ................................................ e V3, n . ......................................................... inervam sensitivamente a face , respectivamente de uma maneira geral , a órbita e a fronte (V1); a região maxilar (V2) e a mandíbula. Por meio do V3 , é responsável pela inervação motora dos músculos da mastigação.
O VII par , o nervo .......................................... , compreende o nervo facial propriamente dito , responsável pela inervação motora dos músculos da mímica e o nervo intermédio, a raiz sensitiva e visceral do nervo facial. 
O VIII par , o n. .................................................... , apresenta dois componentes distintos que são considerados por alguns autores como nervos distintos. São eles as partes vestibular e coclear, relacionados respectivamente com o equilíbrio e a audição. Por esta razão , ele também é conhecido como n. estato-acústico. 
O nervo vago , ................ par é também chamado de pneumogástrico ou de maneira mais completa de ......................................................................................... 
O nervo acessório, XI par craniano, difere dos demais pares cranianos por ser formado por uma raiz craniana ou bulbar e uma raiz ................................................
O XII par , o n. .................................................., é responsável pela inervação motora dos músculos da língua.
COMPONENTES FUNCIONAIS DOS NERVOS CRANIANOS
 As fibras nervosas , dependendo do estímulo que conduzem , são classificadas em fibras .........................................ou .............................................................. e fibras eferentes ou ..............................................................................................................
As terminações nervosas sensitivas ou aferentes conduzem estímulos em direção centrípeta e se originam em interoceptores , que recolhem sensibilidade visceral , por ex , uma dor de estômago são ditas fibras aferentes viscerais . Já as fibras que se originam em proprioceptores e exteroceptores , são ditas fibras aferentes somáticas . Os exteroceptores relacionam-se com a sensibilidade originada na superfície , relacionadas com dor, tato, pressão e temperatura. Já as fibras proprioceptivas podem ser conscientes ou inconscientes .
Fibras que se ligam perifericamente a terminações nervosas eferentes, conduzem impulsos centrifugamente e são classificadas como eferentes, podendo ser somática ou visceral. As somáticas inervam músculos esqueléticos estriados e as viscerais inervam glândulas e músculos estriado cardíaco e músculos lisos, integrando o sistema nervoso autônomo. Recapitule este conhecimento no capitulo do Machado referente a nervos espinhais.
Contudo na região cefálica dos animais superiores durante a evolução aparecem órgãos de sentidos especiais ( olfação, audição e equilíbrio, visão , gustação ) , além da sensibilidade geral ( dor , tato , pressão e temperatura). As fibras que conduzem esta sensibilidade especial são classificadas como aferente especial enquanto as que conduzem dor , tato , pressão e temperatura são classificadas 
como aferentes gerais. Todavia , temos estas sensibilidades tanto no soma como nas vísceras tendo assim a classificação de aferentes somáticas especiais as que carregam impulsos de visão , audição e equilíbrio . já as fibras que carregam sensibilidade olfatória e gustatória são classificadas como aferentes ....................... ............................................
Portanto os componentes aferentes dos nervos cranianos podem se assim resumidos:
Fibras aferentes somáticas gerais –ASG – originam-se em exteroceptores e proprioceptores , conduzindo impulsos de dor, ......................................... , ...................................... e temperatura.
Fibras aferentes somáticas especiais- ASE – originam-se na retina e na orelha interna, relacionando-se com a ..................................... , ............................................ e equilíbrio.
Fibras aferentes viscerais gerais – AVG- originam-se em visceropectores e conduzem , por exemplo impulsos relacionados a dor visceral ( recordam-se dos barorreceptores e quimiorreceptores relacionados a artéria carótida comum? )
Fibras aferentes viscerais especiais – AVE- originam-se em receptores gustativos e olfatórios, que são considerados viscerais por estarem localizados nos sistemas digestório e respiratório.
Para entendermos os componentes motores ou eferentes dos nervos cranianos temos que recordar a origem embriológica dos músculos estriados esqueléticos. A maioria dos músculos esqueléticos tem origem nos miótomos dos somitos e são ditos músculos ....................................... ................ ; na cabeça encontramos os músculos ...................................... ........................................................................................................................ que se originam de pequenos somitos adiante dos olhos , os somitos pré-óptico. Na região da cabeça, o mesoderma é fragmentado pelas fendas branquiais , que delimitam os arcos branquiais. Os músculos estriados derivados dos arcos branquiais são chamados de músculos estriados ................................................................................. . Os músculos miotômicos e branquiméricos, embora de origem diferente, são estruturalmente semelhantes; contudo os arcos branquiais são considerados estruturas viscerais e as fibras nervosas que os inervam são classificadas como EVE , .............................................................................. para distinguí-las das eferentes viscerais gerais , E.... ..... , relacionadas com as inervações de músculos lisos, cardíaco e glândulas . 
As fibras eferentes viscerais grais pertencem a divisão parassimpática do sistema nervoso autônomo e apresentam dois neurônios na sua via eferente; um neurônio pré-ganglionar e outro pós-ganglionar. O neurônio pré-ganglionar tem sua origem em núcleos enquanto os pós-ganglionares tem sua origem em gânglios do sistema nervoso periférico. Já as fibras eferentes somáticas gerais (ESG) inervam músculos ..................................... ....................
Revisando complete: as fibras eferentes somáticas inervam os músculos estriados esqueléticos ................................................................................; já as fibras viscerais especiais inervam os músculos estriados ......................... ......................................... e as fibras eferentes viscerais gerais inervam o músculo cardíaco , os mm lisos e as ...................................
Complete os esquemas abaixo, exemplificando a quais receptores estão relacionadas as fibras aferentes e que sensibilidade trafega por tais fibras , assim como a quais órgãos efetuadores se destinam as fibras eferentes.
 
Complete o quadro abaixo, relacionando a qual par craniano e/ou a qual arco branquial a musculatura listada se relaciona:
	Par craniano
	Musculatura
	Arco branquial
	V par
	- Músculos da mastigação ( mm masseter, pterigoide lateral , pterigoide medial e temporal)
- ventre anterior do m, digástrico
- m. milohióide
- m. tensor do véu palatino
- m. tensor do tímpano
	................arco branquial ou arco ..........................
	............. par
	- músculos da mímica
- ventre posterior do m. digástrico
- musculo estilohioide
- m estapédio
	2º. Arco branquial
	...............par
	- musculo estilofaríngico
- músculo constrictor superior da faringe.
	3º. Arco branquial
	X par
	Músculos constrictores médio e inf da faringe e músculos da laringe
	4º. e 5º. Arcos branquiais
Ao completar o quadro acima, temos a curiosa inervação do músculo digastrico, cujo
ventre anterior é inervado pero nervo....................................... enquanto seu ventre posterior é inervado pelo nervo .................................................... .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais