Buscar

Howard Becker

Prévia do material em texto

Centro Leonardo da Vinci
Estética e história da arte
Howard Becker
Giane M. Dalabeneta	
Natasha Odete Simão
Bruna Andrade
Débora Kloch
Indaial - SC
29 de agosto de 2016
Giane M. Dalabeneta
Natasha Odete Simão
Bruna Andrade
Débora Kloch
 Howard Becker
Trabalho apresentado à disciplina Estética e história da arte como requisito de avaliação do curso de Design de Moda para ser entregue ao Professor Rodrigo Ramos.
 Indaial – SC
 28 de agosto de 2016
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................................................4
Howard Becker..................................................................................................................5
Conculsão..........................................................................................................................7
Anexos...............................................................................................................................8
Referências........................................................................................................................9
 Introdução 
Nesta pesquisa buscaremos alguns dados biográficos de Howard Becker, para tentar entender sua visão sociológica sobre arte.
Verificaremos as abordagens relativas à arte segundo Becker, para sabemos se há um único elemento responsável por determinado objeto de arte.
Buscaremos também, entender o seu pensamento sociológico em um processo de criação e seu resultado final.
 Howard Becker
Howard Saul Becker, sociólogo, pianista, nasceu em 1928, Chicago, Estados Unidos. Mesmo local onde cursou seus estudos na área da sociologia. Fez grandes contribuições para a sociologia do desvio, sociologia da arte, e sociologia da música. Seus trabalhos mais conhecidos são nas áreas das ocupações, educação, desvio e arte. O destaque na área do desvio é seu livro Outsiders (1964), de onde também vem a Teoria da Rotulação. O desvio seria uma ação feita por um indivíduo que é considerada fora das morais definidas por pessoas numa sociedade. Mas a pessoa é apenas considerada um desviante dependendo da reação da sociedade quanto aquela ação, portanto e desvio é resultado da inciativa dos outros. 	
Na área da arte, se destaca seu livro Art Worlds (1984). Onde nele Becker define a arte como resultado não apenas do artista, mas de todo um conjunto de pessoas que colaboraram para que no fim aquela obra possa ter sido concluída. Sendo assim, arte é uma ação coletiva. Como por exemplo, a pessoa que corta a madeira na qual uma escultura será esculpida, tanto o escultor quanto a pessoa que corta a madeira fazem parte desse mundo da arte porque a função de ambos é necessária para a finalização da obra. 
 Para Becker o que importa é a rede de cooperação necessária para se erguer um empreendimento artístico. Partindo desta condição, destaca que o que ele faz não deve ser tomado como sociologia da arte e sim como uma “sociologia das ocupações aplicadas no trabalho artístico”
Dessa forma o empreendimento de uma determinada obra é uma atividade coletiva. Todo o trabalho artístico, à semelhança de outros trabalhos humanos, é resultado da atividade conjunta de uma série de pessoas. É através da cooperação entre essas pessoas que podemos ver ou escutar uma obra de arte. Existe todo um tecido de relações sociais, de organização e divisão racional do trabalho, que possibilitam que a obra seja, por fim, apreciada. 
Para que as obras cheguem, portanto, a ser o que são, é necessária uma série de etapas racionalizadas de produção que compreende desde a ideia inicial da obra até a execução, levando-se em conta a distribuição, financiamento e apoio, entre outras atividades imprescindíveis, ou seja, é necessário a existência de mundos da arte.
Dessa forma compreender o objeto da arte implica estudar todas as relações existentes que contribuíram em construir determinada obra.
Segundo a análise de Becker sobre a arte, esta concepção pode ser remetida ao mundo do design, onde se aplica o profissionalismo de muitos, associados a criatividade dos profissionais da moda, que irão permitir alavancar o mundo fashion.
 Conclusão
A partir da pesquisa realizada, constatamos que arte e design se assemelham no que se refere a criatividade, e que o processo criativo do design é uma das fases no processo de criação.
 As ocupações envolvidas no vestuário de estilistas, modelistas, analista de engenharia, talhadores, costureiros são fundamentais para que seja interpretado de forma clara desde o desenho até a vestibilidade da peça.
A união das pessoas e cargos são fundamentais para o êxito do trabalho que se está buscando. 
Concluímos que todo e qualquer produto deve ser feito com dedicação e competência para conquistar o consumidor final, e que para isso seja efetivado, contamos com todos os envolvidos no processo cognitivo. 
 As abordagens relativas à arte segundo Becker, não se refere a um único elemento responsável por determinado objeto de arte, mas de um processo que envolvem agentes múltiplos que fazem tornar possível um resultado específico.
Não basta apenas uma ideia, ter um projeto, é preciso saber colocar em prática para se uma resposta daquilo que projetamos.
 Anexos
 Howard Saul Becker
 Escola de Chicago
 Livro Outsiders (1964)
 Livro Art worlds (1984)
 
					Referências 
 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132009000200011
http://oglobo.globo.com/cultura/livros/aos-87-anos-sociologo-americano-howard-becker-defende-estudos-sobre-entretenimento-17116836
http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=4644
http://study.com/academy/lesson/labeling-theory-of-deviance-definition-examples-quiz.html
https://pt.scribd.com/document/37385218/BECKER-Howard-Mundos-Artisticos-Arte-e-Sociedade-1977
www.passeidireto.com

Outros materiais