Buscar

Junções de Adesão e Desmossomos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2.2 Junção de Adesão ou Zônula de Adesão.
Está junção circunda toda a volta da célula e contribui para a aderência entre as células vizinhas. Fica localizada abaixo da Junção de Oclusão, em forma de estrutura de cinturão de Adesão, são muito frequentes em células musculares cardíacas. Nesta zônula há uma discreta separação entre as membranas celulares e um pequeno acúmulo de material elétron-denso contidas no citoplasma subjacente à membrana da junção. Os filamentos fazem parte do trama terminal, uma rede de filamentos de actina, filamentos intermediários e espectrina existente no citoplasma apical de muitas células epiteliais. 
Ela é formada pelas glicoproteínas transmembranas caderinas, que, na presença de Ca²+, ligam as membranas vizinhas. Permanece um espaço de 15 a 25nm. Na fase interna da membrana plasmática, há as cateninas (α-catenina, β-catenina e γ-catenina ou placoglobina), vinculina e a actina, que interconectam as caderinas aos filamentos de actina. Além de promover a adesão das células, as zônula de adesão é importante para o estabelecimento de outras junções, para a manutenção da popilaridade e para o reconhecimento celular.
6
2.3 Desmossomos ou Mácula de Adesão.
O Desmossomos é uma estrutura complexa em forma de disco constituída pelas membranas de duas células contíguas. São responsáveis por formar regiões pontuais de adesão entre as células e estão ancorados ao citoesqueleto de filamentos intermediários através de moléculas. Os desmossomos estão relacionado à forma e ao padrão de distribuições das organelas na célula.
Eles são encontrados principalmente em células do tecido epitelial, mas também estão presentes nos discos intercelulares responsáveis pela união dos cardiócitps adjacentes e nas meninges que revestem o encéfalo e a medula espinhal na sua superfície externa. Nessa época as membranas celulares se afastam deixando entre elas um espaço de até 30mn ou mais.
No lado interno (citoplasmático) da membrana do desmossomo de cada tuna das células há uma placa circular chamada placa de ancoragem, composta de pelo menos 12 proteínas. Em células epiteliais, filamentos intermediários de queratina presente no citoplasma se inserem nas placas de ancoragem ou então formam alças que retornam ao citoplasma. Uma vez que os filamentos intermediários de queratina do citoesqueleto são muito fortes, os desmossomos promovem uma adesão bastante firme entre as células. Em células não epiteliais os filamentos intermediários ancorados em desmossomos não são constituídos de queratina, mas de outras proteínas, como desmina ou vimentina. Proteínas da família da caderina participam da adesãp provida por desmossomos.

Outros materiais