Buscar

Teorias e Técnicas da Comunicação unidade lll respostas UNIP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1 
	0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Assim, como temos a atmosfera, a biosfera, a geosfera, a tecnosfera, existe também a noosfera.  No momento atual nos encontramos na tecnosfera, onde há interação do homem com a máquina, seja por meio de toques e movimentos físicos, por vezes, são atendidos por comandos orais até por piscadas dos cílios.
Referente à noosfera, assinale a alternativa errada:
	Resposta Selecionada: 
	b. 
Alguns autores referem-se à noosfera como uma rede mundial de computadores.
	
	
	
			Pergunta 2 
	0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Assinale a sentença que não se aplica ao que estabeleceu Edgard Morin:
I - Ao mencionar suas preocupações na área da educação, Morin mostra que o humano que aprende também precisa de marcas e imagens para compor seu conhecimento.
II - Diz que todo conhecimento constitui, ao mesmo tempo, uma tradução e uma reconstrução, a partir de sinais, signos, símbolos, sob a forma de representações, ideias, teorias, discursos.
III - Afirma, ainda, que a organização dos conhecimentos é realizada em função de princípios e regras; comporta operações de ligação (conjunção, inclusão, implicação) e de separação (diferenciação, oposição, seleção, exclusão).
IV - Completa, reiterando que processo é circular, passando da separação à ligação, da ligação à separação, e, além disso, da análise à síntese, da síntese à análise.
V - Em seus estudos, o teórico insere “cabeça bem-feita” para dizer que não é uma cabeça cheia, mas uma cabeça com conteúdos e aprendizados acumulados, que haja uma ligação organizada de inteligência e aptidão geral entre esses saberes de forma que todos os elementos possibilitem competências cognitivas para resolução de problemas.
	Resposta Selecionada: 
	e. 
I, II, III, IV e V estão corretas.
	
	
	
			Pergunta 3 
	0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Buscando um breve panorama dos aspectos históricos da Comunicação na humanidade, tem estudos desde os gregos, há mais de 2 mil anos, temos conhecimentos dos sofistas exercitando o uso da palavra e ensinando a arte do discurso. Platão defende a importância do discurso.
Assinale, então a afirmativa errada:
	Resposta Selecionada: 
	e. 
Primeiro produto da cultura de massa: Telenovelas contem um dos principais traços caracterizadores dos produtos para as massas, eles não são feitos por aqueles que o consumiam.
 
	
	
	
			Pergunta 4 
	0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Jean Baudrillard foi professor da Universidade de Nanterre, em Paris e autor do livro “Esquecer Foucault”, que divulgou seu nome aos meios acadêmicos. Dentre as considerações de Baudrillard, assinale a alternativa errada:
	Resposta Selecionada: 
	a. 
Caracterizou os fenômenos do simulacro, da simulação e do hiper-realismo e por meio dos media, principalmente a internet, teve o domínio de sua teoria no ocidente, desde os anos 70. 
	
	
	
			Pergunta 5 
	0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Na Revista Vernáculo, com o artigo de OLICSHEVIS, a autora comenta e esclarece que:
I - “Pode-se dizer que a opinião tem sua origem nos grupos e esses grupos transformam-se em públicos quando se organizam em torno dos temas de discussão e de interesse público.
II - Esclarece que a simples soma de opiniões não se caracteriza como opinião pública, uma vez que são necessárias as discussões e a incorporação da opinião pelo público.
III - Afirma que a conotação “pública” requer da atitude desses participantes uma interação de condutas, que indicam muitas vezes a força da influência das mídias de massa.
IV - E ressalta, quer dizer que a opinião da maioria, e sim de um determinado grupo, foi atingido pela massa.
V - A opinião pública não corresponde à vontade popular.
	Resposta Selecionada: 
	a. 
I, II e III estão corretas.
	
	
	
			Pergunta 6 
	0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Na visão de DeFleur e Ball-Rokeach, em uma sociedade de massa existem três características comuns, são elas:
I - Os indivíduos se encontram em um estado de isolamento psicológico.
II - A questão da impessoalidade no trato com os outros indivíduos.
III - Os indivíduos são condicionados às suas relações sociais formais.
IV - As pessoas estão livres de suas relações sociais informais.
V - As pessoas buscam o estado de isolamento psicológico no trato com os outros indivíduos.
	Resposta Selecionada: 
	b. 
I, II e IV.
	
	
	
			Pergunta 7 
	0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	No cenário contemporâneo da comunicação, a própria linguagem é muitas vezes descrita como interativa, pois o ato de se comunicar é por si uma interação que pode ocorrer entre dois ou mais atuantes, ao contrário da interatividade que precisa ser intermediada por um meio eletrônico, usualmente um computador (MONTEZ E BECKER, 2005).
Assinale, então, a afirmativa errada:
	Resposta Selecionada: 
	a. 
A comunicação sofreu uma grande transformação com a automatização de seus processos, principalmente com a intervenção da mídia impressa.
	
	
	
			Pergunta 8 
	0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	No tocante à internet, assinale a alternativa errada:
I - No mundo virtual tudo é tão instantâneo que hoje o próprio fotógrafo envia a imagem e notícia simultaneamente, não há mais tempo disponível para enviar para o redator, senão a notícia passa.
II - Pierre Lévy nos esclarece que “é virtual aquilo que existe apenas em potência e não em ato”.
III - É a globalização unindo-se à comunicação que revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e interagem, são mensagens instantâneas publicadas e postadas a todo o momento.
IV - Estar conectado faz parte da transformação do processo de comunicação, seja para a vida profissional como para a vida pessoal.
V - Debates acontecem virtualmente, conferências são realizadas de ponto a ponto dos continentes, divulgação de eventos pelas redes sociais digitais são tão eficazes quanto as campanhas publicitárias veiculadas nas mídias tradicionais.
	Resposta Selecionada: 
	e. 
I, II, III, IV e V estão corretas.
	
	
	
			Pergunta 9 
	0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Referente à McLuhan e Aldeia Global, qual das sentenças abaixo não se aplica aos conceitos do autor:
	Resposta Selecionada: 
	c. 
McLuhan chama de prótese técnica, e ainda utiliza a expressão “o meio é a mensagem”, referindo-se à mídia impressa como meio e a comunicação como a mensagem, ressaltando ser o meio um elemento de grande importância para o processo de comunicação e não apenas uma via de acesso.
	
	
	
			Pergunta 10 
	0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Referente às Teorias da Comunicação, assinale a alternativa errada:
	Resposta Selecionada: 
	e. 
Como a teoria não é abrangente, ela deixa de dimensionar suas ligações interdisciplinares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais