Buscar

GESTÃO INTEGRADA DE RH AVALIAÇÃO PARCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402755662)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Estudando a evolução da ARH, vimos que alguns conceitos e terminologias estão associados a uma determinada época. Abaixo apresentaremos algumas afirmativas e gostaríamos que você nos indicasse a única opção INCORRETA (assinale a única opção INCORRETA).
		
	 
	Foi no século XXI, ou seja, a partir do ano 2001, que surgiu a expressão Administração de Recursos Humanos em substituição a Administração de Pessoal e Relações Industriais.
	
	Na atualidade, entende-se que gerir pessoas passou a ser um fator estratégico para a organização.
	
	Os anos 60 trouxeram mudanças importantes para o nosso país - no comportamento, na arte, na indústria. Na administração das organizações ocorreu o mesmo.
	
	A gestão de pessoas pode ser considerada contingencial e situacional, pois depende de vários fatores, tais como: estrutura organizacional, o negócio da organização, a cultura da mesma, dentre outros.
	
	O surgimento da expressão ARH é decorrência da introdução de conceitos originários da Teoria Geral dos Sistemas, no que se refere a gerir pessoas.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402184414)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto aos aspectos internos da organização (abordagem introversiva da ARH) quanto aos externos, ou ambientais (abordagem extroversiva da ARH). Considerando a natureza diversa destes assuntos e a interdisciplinaridade destes conhecimentos, podemos dizer que a ARH envolve conceitos de quais áreas? Assinale a alternativa correta.
		
	
	Direito do Trabalho e Medicina do Trabalho.
	 
	O conjunto das alternativas de resposta proposto atende plenamente ao enunciado da questão.
	
	Sociologia Organizacional e Engenharia Industrial.
	
	Engenharia de Segurança.
	
	Psicologia Industrial e Organizacional.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402388862)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual definição podemos concluir na Análise do ambiente:
		
	
	NRA
	
	É fazer um levantamento interno para saber qual é a vocação da empresa e no que ela pode ser mais bem sucedida.
	
	Trata-se de um levantamento das habilidades e capacidades da empresa que precisam ser plenamente aplicadas e de seus pontos nevrálgicos que precisam ser corrigidos ou melhorados.
	
	É o processo de identificação de forças e fraquezas da empresa.
	 
	É o processo de identificação de oportunidades e ameaças. Trata-se de um mapeamento ambiental para saber o que há no entorno.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402726350)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As funções básicas da área de Recursos Humanos devem ser analisadas e executadas de forma que proporcionem melhores resultados à organização. Tais práticas envolvem: I- o nepotismo como valor indispensável à progressão funcional; II- a garantia de oportunidades de crescimento com base em valores como meritocracia e ética; III- a utilização de ferramentas de acompanhamento do desempenho individual de cada empregado. Está(ão) correto(s):
		
	 
	apenas os itens II e III.
	
	apenas os itens I e III.
	
	os itens I, II e III.
	
	apenas o item I.
	
	apenas os itens I e II.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402318100)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diz-se que as pessoas são o maior patrimônio das organizações, trazendo para elas o que têm de melhor, na forma de ativos intangíveis. Entretanto, em uma concepção ainda sistêmica e até mesmo tradicional, a ARH conta com os diferentes subsistemas para gerir estas pessoas, dentre os quais podemos citar o Subsistema de Recrutamento e Seleção. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um Subsistema da ARH:
		
	
	Segurança e Medicina do Trabalho
	
	Admnistração de Cargos e Salários
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	 
	Administração Patrimonial
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402750748)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Luz (2008), a Administração de Recursos Humanos é composta por diversos subsistemas. Marque, dentre as questões abaixo, qual NÃO FAZ PARTE desses subsistemas:
		
	
	Administração de Cargos e Salários.
	
	Recrutamento e Seleção de Pessoal.
	
	Administração de Benefícios.
	
	Segurança e Medicina do Trabalho.
	 
	Seleção de Fornecedores.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402259691)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher:
		
	 
	Recrutamento
	
	Treinamento
	
	Seleção
	
	Análise de cargos
	
	Mercado de trabalho
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403025567)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A estratégia de gestão de pessoal que permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal da organização é o modelo:
		
	
	De substituição de postos-chave.
	
	Baseado na procura estimada do produto ou serviço.
	
	De planejamento integrado.
	 
	Baseado no fluxo de pessoal.
	
	Baseado em segmentos de cargos.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402155896)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Após participar do processo seletivo, os novos funcionários precisam se adaptar à empresa para que consigam apresentar bons resultados. Assim, a importância do processo de integração (socialização) de novos funcionários está em:
		
	 
	Reduzir a ansiedade normal do período de adaptação, com reflexos positivos em sua fixação na empresa ao fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele.
	
	Permitir às pessoas que trabalham na empresa conhecer os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade adotadas.
	
	Estimular o relacionamento interpessoal por meio de eventos de confraternização, nos quais todos os funcionários têm a oportunidade de se conhecer melhor e trocar contatos.
	
	Definir e implantar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	Assegurar o melhor aproveitamento das pessoas, pois contém etapas de avaliação de potencial e desempenho, essenciais para direcionar as ações de desenvolvimento que possibilitarão o crescimento na carreira.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402372756)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a atuação do RH na integração social das pessoas nas Organizações, temos as seguintes afirmativas: I - saber dos fatos relevantes da empresa, tomar parte das coisas que afetam o seu setor de trabalho e poder participar das decisões fazem parte das motivações dos trabalhadores. II - a fim de minimizar os conflitos funcionais existentes entre as principais funções da empresa, cabe ao RH promover a aproximação dos diferentes setores da organização. III - o RH deve trabalhar no sentido de que cada setor cuide dos seus próprios interesses e objetivos, sem a preocupação de que os outros setores estejam atingindo as metas determinadas. Observando as alternativas anteriores, responda:
		
	
	e) as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	b) apenas a alternativa III está correta.
	 
	c) as alternativas I e II estão corretas.
	
	d) as alternativas II e III estão corretas.
	
	a) apenas a alternativa II está correta.

Outros materiais