Buscar

AULA -1 filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
FILOSOFIA
PARA QUE FILOSOFIA?
Na vida cotidiana, afirmamos,negamos,desejamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos perguntas tais como:
Que horas são?, Que dia é hoje?
Ela ficou maluca Onde a fumaça há fogo
“Maria está mais jovem do que Glória”.
Quando somos subjetivos: namoro.
Aprovação de uma pessoa:”é legal”
*
Nosso cotidiano é feito de crenças silenciosas, da aceitação tácida,como:
Crença no espaço, no tempo, na realidade, na quantidade, na verdade, na diferença entre realidade, sonho, entre verdade e mentira na existência da vontade, da liberdade, do bem, do mal, da moral da sociedade, subjetividade. 
*
Se agora, começássemos a fazer perguntas inesperadas? 
Em vez de que horas são ou que dia é hoje, perguntasse: O que é o tempo?
Em vez de dizer “está sonhando” ou “ficou maluca”, quisesse saber: O que é o sonho?
A loucura? A razão? E assim sucessivamente. Estaríamos nos afastando da vida cotidiana e de nós mesmos, mas estaríamos nos interrogando, sobre nossas crenças e sentimentos. Chamamos isso de atitude filosófica. 
*
Para que filosofia?
Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores considerações.
INVESTIGAR, COMPREENDER FATOS, VALORES E ATITUDES.
*
Filosofia, inútil ou útil?
Perguntamos o que é útil ? 
O senso comum da sociedade considera útil o que dá prestígio o, poder, fama e riqueza. E julga pelos resultados visíveis das coisas e das ações. 
Deste ponto de vista a filosofia é inteiramente inútil.
*
PLATÃO: saber verdadeiro que deve ser usado em favor dos seres humanos.
DESCARTES:é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito para o uso da vida, conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes.
KANT: conhecimento que a razão adquire para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, como finalidade: FELICIDADE.
MARX:conhecer o mundo para transforma-lo em justiça,abundância e felicidade para todos.
MERLEAU-PONTY: um despertar para ver e mudar nosso mundo. 
*
QUAL ENTÃO SERIA A UTILIDADE DA FILOSOFIA ? Se for útil:
Abandonar a ingenuidade e o preconceito,
Se não se deixar levar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos;
Se buscar significação para cultura e a história;
Se conhecer os sentidos das criações, nas artes, nas ciências, nas políticas; ENTÃO podemos dizer que a filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.
*
FILOSOFIA
Palavra de origem grega - berço da filosofia-significa-amor á sabedoria,amizade pela sabedoria,amor e respeito pelo saber
SURGE- No momento em que o homem começa a refletir sobre a vida e o universo.
OBJETIVO- Busca de soluções para as questões humanas
O COMPONENTE CURRICULAR- Trás: investigação ,análise,discussão,formação e reflexão de idéias gerais,fundamentais ou abstrata.Cada componente estuda um assunto da história do conhecimento,o valor,o ser e a verdade.
*
PERIODOS DA FILOSOFIA
PRÉ – SOCRÁTICO: Século VII a.C - Antes de Sócrates.Preocupação com o universo e os fenômenos da natureza.Busca da razão e do conhecimento científico.
PERÍODO CLÁSSICO- Século V e IV a.C Grécia antiga,grande desenvolvimento cultural e científico.O sistema político democrático proporcionou o desenvolvimento do pensamento .Época dos sofistas e de Sócrates. 
*
SOFISTAS SÓCRATES
DEFENDIAM A EDUCAÇÃO DO CIDADÃO PLENO .
PENSAR E MANIFESTAR SUAS QUALIDADES.
FALAR BEM(retórica).
REFLEXÃO SOBRE O HOMEM,E O FUNCIONAMENTO DO UNIVERSO,LIGADO AO BEM E AO MAL.
Idéias de Sócrates conhecidas por Platão discípulo de Sócrates.
Entender o mundo independente da realidade.
*
Aristóteles ,DESENVOLVEU OS ESTUDOS DE Platão e de Sócrates.
Aristóteles desenvolveu a lógica dedutivo clássico-Método para chegar ao conhecimento pretendido, do geral para o específico.
PENSAMENTO MEDIEVAL-Influência da igreja católica,TEOCENTRISMO - definia As formas de sentir, ver, pensar.
SANTO AGOSTINHO-VERDADE DE DEUS,ORIGEM DIVINA. 
*
Século V até século XIII- Novo pensamento na Europa.Surge a ESCOLÁSTICA - conjunto de idéias que unia fé com o pensamento racional de PLATÃO e ARISTÓTELES. O principal representante foi SANTO TOMÁS DE AQUINO.
PENSAMENTO FILOSÓFICO MODERNO-Surgimento da burguesia e o fim da idade média,novos rumos de pensar e agir.
TÉRMINO DO TEOCENTRISMO ENTRA EM CENA O ANTOPOCENTRISMO.
RENÉ DESCARTES,cria o CARTESIANISMO-razão era a base do conhecimento. 
*
Nasce o EMPIRISMO-Método experimental-século XVII.Francis Bacon,Thomas Hobbes e John Locke.
O ILUMINISMO -século XVIII “luzes”.A experiência,a razão e o método científico ,únicas formas de conhecimento – “Retirar o homem das trevas da ignorância”.Immanuel Kant, Montesquieu, Diderot, Friedrich Hegel, Rosseu.David Hume, John Locke, Adam Smith,Thomas Jefferson, Benjamim Franklin.
POSITIVISMO DE Auguste Comte -Surge no século das luzes.Como base ordem e progresso. O fato histórico deve falar por si próprio, o cientifico,controlado e medido para se chegar ao conhecimento.
*
*
Método DIALÉTICO-(Karl Marx) desenvolve sua teoria marxista,através do materialismo histórico (entender a sociedade,para poder explicá-la). 
FRIEDRICH NIETZSCHE,critica os valores tradicionais e diz: O pensamento para ser livre deve ser de qualquer forma de controle moral ou cultural.
PLATÃO- grego,discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles.Platão apelido plátos,significa amplitude,dimensão,largura.Aos 20 anos encontrou Sócrates,aos 40 anos funda a academia para difundir seus ideais políticos. 
PENSAMENTO PLATÔNICO - Desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade,os inteligíveis e os sensíveis.
*
Teoria Platônica foi conhecida como a teoria das idéias ou das formas,cada objeto concreto,existe e participa,com todos os outros objetos de sua categoria.
EX: Uma caneta e outra diferentes formatos,cor,tamanho(esgotar a idéia).
*
Aristóteles,um dos maiores pensadores de todos os tempos.Reformulou as tradições gregas,contribuiu ao pensamento humano nas áreas de: ética,política,física,metafísica,lógica,psicologia,poesia,zoologia,biologia,história natural .....
O pensamento Aristotélico -Tradição procurou rever as antigas filosofias e corrigir falhas e imperfeições.Buscou novos caminhos e fundamentou suas críticas,revisões e novas proposições,a cerca da lógica,física,psicologia,biologia e surge a metafísica,ciência que estuda e indaga causas e princípios,o ser,e as substâncias:material,formal,motora,causa final (aquilo para qual a coisa foi feita). 
*
Essência do pensamento Aristotélico: Algo sem o qual aquilo não pode ser o que é,identidade a um ser;Ex:livro sem letras.
NEOPLATONISMO –Basiada nos ensinamentos de Platão,os seguidores adicionarão centenas de deuses e seres intermediários com emanações entre o UNO e a humanidade.(ex:DEUSES entre o UNO).
ESCOLÁSTICA-È uma filosofia dentro da medieval,surgiu da necessidade de responder as exigências da fé,ensinada pela igreja,guardiã dos valores espirituais e morais de toda a cristandade.O pensamento escolástico ficava entre a fé e a razão. 
*
HUMANISMO- Refere-se a uma série de valores e ideais relacionadas ao ser humano.Vários significados: o secular,mais racionalista, o religioso,são os mais espirituais.
O HUMANISMO MODERNO - preocupa-se com a ética , afirmando a dignidade do ser humano.
HELENISMO - Período helenístico(viver com os gregos) marcado pela morte de Alexandre o Grande e a conquista do antigo Egito em 30 anos a.C,pelos romanos. 
CETICISMO -Dividido entre o filosófico e o científico:FILOSÓFICO,examinavam o conhecimento e a percepção de forma crítica e se verdadeiro.CIENTÍFICO,postura e prática questionava a verdade e a prova.Aprovando e desaprovando. A dúvida deve estar sempre presente,nada é exato e seguro.
*
CINISMO - Fundado por um discípulo de Sócrates chamado Antístenes (Diógenes de Sinope) de Atenas,400 a.C “A felicidade não depende de nada
externo á própria pessoa,tais como:reconhecimento,preocupação com a saúde,o sofrimento e a morte.”
ESTOICISMO - Razão a qualquer preço,o exterior deveria ser deixado de lado ,emoção prazer,sofrimento.Indiferença a tudo que é externo.(Zenão de Cítio séculoIII a.C.)
EPICURISMO –O bem era originário da virtude,o corpo e a alma não deveriam sofrer para chegar ao prazer.Está era a chave para a felicidade;tendo como pressuposto a liberdade,amizade e tempo para meditar.(Epicuro de Samos,século IV a.C. ATENAS). 
*
ESPIRITUALISMO - Doutrina que afirma a existência de uma alma imortal no homem,reconhece a existência de DEUS,a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais (contrário ao Materialismo).
PRAGMATISMO – Caracteriza-se pela descrença no fatalismo e a certeza de que só a ação humana é movida pela inteligência e pela energia pode alterar os limites da condição humana.Consideram que verdadeiro é aquilo que mais contribui para o bem estar da humanidade.
FENOMENOLOGIA –Trata-se de descrever,compreender e interpretar os fenômenos que se apresentam á percepção.Defini-se como a volta as mesmas coisas,aquilo que aparece á consciência.O objetivo é chegar a intuição da essência. A consciência é consciência de alguma coisa é uma atividade constituída por: atos (percepção,imaginação,especulação,volição,paixão) visando algo.Processo inacabado,modificável.(Edmundo Husserl,metade do século XX).
*
ÉPOCA CONTEMPORÃNEA – Durante o século XX,até os dias de hoje.Surgem vários pensadores e novas releituras do marxismo com:Antônio Gramsci, Henri Lefebre, Michel Focault. Louis Althurser e Gyorgy Lukács.
A ANTROPOLOGIA ,ganha importância e influência com Claude Lévi-Strauss.
EXISTENCIALISMO –Jean-Paul Sartre,ganha importância a existência Humana,Considera-se cada homem com um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino.
RACIONALISMO - Iniciou com a definição de raciocínio que é a operação mental,discursiva e lógica.Usada para extrair conclusões verdadeiras ou falsa ou provável.
*
MATERIALISMO - Doutrina filosófica que,ao rejeitar a existência de um princípio espiritual liga toda a realidade á matéria e a suas modificações.Também utilizado por aqueles que se apegam aos bens,valores e prazeres materiais.
1-Científico - Fatos puramente materiais (essencialmente mecânicos).
2-Dialético-(ou materialismo de Marx) e Friedrich Engels,que introduziu na matéria o fim dos processos quantitativos e qualitativos ou de natureza;existência de uma consciência que é produto da matéria,mas diferente dos fenômenos de ordem material. 
*
HISTÓRICO - È uma tese do marxismo,tendo na vida material,o condicionamento da vida social,político e espiritual.È um método de compreensão e análise da história,das lutas e das evoluções econômicas e políticas.
IDEALISMO - Surgiu na modernidade,revolução iniciada por DESCARTES.O que postula é que EU SOU EU,o EU é objeto para mim.Dirige-se por idéias e não por conceitos.Ideal acima do real.Atitude que consiste em subordinar o pensamento e a conduta a um ideal. 
FILOSOFIA ANALÍTICA - Início do século 20,ajuda á analisar conceitos e esclarecimentos das idéias.È a filosofia dominante nos departamentos universitários.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais