Buscar

Fichamento.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSADE CEUMA
DISPLINA: PLASTICA E ESTETICA
PROFESSORA: KAROLINE GUIMARÃES
ALUNO: CARLOS KLEYTON PAIVA FERNANDES
DATA: 16/09/17
FICHAMENTO DE LEITURA
Referências:
[Equilíbrio]
“A mais importante influencia tanto psicológica como física sobre a percepção humana é a necessidade que o homem tem de equilíbrio (...) O equilíbrio é, então, a referência visual mais forte e firme do homem, (...) nenhum método de calcular é tão rápido, exato e automático quanto o sento intuitivo de equilíbrio inerente às percepções do homem.”
DONIS. Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo, Martins Fontes, 2003 (p.32)
[Alfabetismo visual]
“Perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar. As conotações são multilaterais: da identificação de objetos simples ao uso de símbolos e da linguagem para conceituar, do pensamento indutivo ao dedutivo.”
DONIS. Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo, Martins Fontes, 2003 (p.5)
[Quantos de nos veem?]
 “A visão é o único elemento necessário à compreensão visual.” 
DONIS. Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo, Martins Fontes, 2003 (p. 85)
[O Ponto]
“O ponto é a unidade de comunicação mais simples e irredutivelmente mínima. (...) qualquer ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho, existe ele naturalmente ou tenha sido colocado pelo homem em resposta a um objeto qualquer.”
 DONIS. Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo, Martins Fontes, 2003 (p.53)
[Nivelamento e aguçamento]
“O poder do previsível, porém, empalidece diante do poder da surpresa.”
DONIS. Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo, Martins Fontes, 2003 (p.37)
Resumo e comentário
[Equilíbrio]
A percepção do equilíbrio mostra a necessidade dos homens em manter a harmonia e a referencia visual mais firme e forte do ser humano, apenas o equilíbrio estático, mas também o caminho para balancear o peso e contrapeso visto sobre uma base estabilizada, o equilíbrio em si nos traz a sensação de segurança.
[Alfabetismo visual]
Possibilita que nós possamos desconstruir obras visuais, percebendo seus elementos construtivos, tornando possível a construção de novas obras utilizando todo conhecimento obtido através das analises dos seus elementos estéticos.
[Quantos de nos veem?
O processo de aprendizado inicial que o ser humano quando criança passa ocorre de através do reconhecimento manual, o reconhecimento além do tato inclui o olfato, a audição, e paladar. Ao decorrer de seu crescimento e intensificação dos sentidos, eles logo são superados pela capacidade de ver, reconhecer e compreender.
[O Ponto]
É a unidade visual mínima além de uma matéria prima de toda informação visual, em termos de ações e combinações seletivas. A linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento também fazem parte da obra visual.
[Nivelamento e aguçamento]
Nivelamento tem associação de harmonia, equilíbrio, proporção, proporcionalidade, simetria, regularidade, equiparação, elegância.
 Aguçamento pode equivaler a contrate, resistência, controvérsia, contestação, contradição, objeção. Porém seja qual for à linguagem descritiva, as duas deve-se enfatizar que ambas constituem excelente instrumentos para a elaboração de uma manifestação visual com clareza de ponto de vista.

Outros materiais