Buscar

Anotações Ventilação mecânica no DPOC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ventilação mecânica no DPOC
Qual a diferença entre o paciente brônquitico e enfisematoso: A bronquite é uma doença que faz com que o brônquio se inflame e o numero de células caliciformes aumentem. No enfisema a inflamação ocorre no parênquima pulmonar, e aumento anormal dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal, acompanhado por alterações destrutivas das paredes alveolares, com dilatação, hiperdistenção e ruptura dos septos alveolares.
Bronquite: Hipertrofia das glândulas mucosas; Aumento das células caliciformes; inflamação; espessamento do muco; retenção do muco (aumento da consistência); diminuição da atividade ciliar; diminuição da permeabilidade brônquica; diminuição do calibre e atrofia (capilares).
Porque na DPOC a complacência é alterada assim como a resistência fisiologicamente falando: Pessoas portadoras de DPOC possuem uma complacência aumentada devido ao paciente ser hiperinsuflado, no entanto como seu pulmão não volta ao normal sua elasticidade é diminuída. E sua resistência é aumentada devido a obstrução que ocorre nas vias aérea superiores e inferiores.
O DPOC é retentor de CO2, no entanto muitas vezes eles possuem broncoespasmo severo.
Qual a modalidade de preferência na primeira escolha da ventilação mecânica: VCP (ventilação controlada a pressão) ou VCV (ventilação controlada a volume), devido a sedação rebaixar o DRIVE respiratório do paciente durante a intubação e quando ele estiver voltando da sedação a sensibilidade estará regulada e o paciente não irá brigar com o ventilador.
Como se regula:
Volume Corrente (VC): 6 ml/kg ou seja, se regula dentro da normalidade. Na modalidade VCP a pressão inspiratória máxima deve ser colocada em 40.
PEEP: 5 cmH2O, onde ele serve para controlar a auto-peep. Ele deve ser colocado a 85% da auto-peep.
Fluxo inspiratório: Deve ser regulado alto, 60 l/min no modo controlado e 80 l/min no modo assito-controlado.
Tempo inspiratório: Menor que 0,8 seg. 
Relação I:E: No mínimo 1/3 podendo ser maior e não menor.
FR: 8 a 12 rpm. De imediato se usa 12rpm para lavar CO2, ou seja, diminuindo a PaCo2. No entanto, a PaCo2 não deve ser abaixada demais e ficar dentro da faixa de normalidade, pois esses pacientes são acostumados a reter CO2 e possuir um pH mais ácido.
O que é hipercapnia: É o aumento da concentração de CO2.
O que é hipercapnia permissiva: É a retenção de Co2 permitida pelo terapeuta. Onde o pH deve permanecer entre 7,25 e 7,35.
Volume minuto: 8 l/min

Outros materiais