Buscar

Caso Concreto Aula 4 Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto Aula 4
Direito Civil I
Turma 3001
Alisson Jones
Caso concreto. 
Supondo-se que em uma família composta por pai, mãe e 2 irmãos, haja um acidente de carro, ocasionando a presunção de morte simultânea entre o pai e um dos irmãos, pergunta -se: 
a) Qual o instituto que denomina a presunção de morte simultânea? Indique o dispositivo legal pertinente. 
R.: Comoriência (art. 8º do CC). Fenômeno jurídico que ocorre quando dois ou mais indivíduos falecem na mesma ocasião, sem poder averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, tendo ocorrido a morte no mesmo local. Se não houve tempo ou oportunidade para a transferência de bens entre os comorientes, um não herda do outro.
b) Em que ramo do direito este instituto tem grande relevância e por quê? 
R.: Direito sucessório, porque segue a ordem de vocação hereditária, não atribuindo transmissão de bens entre os comorientes. A comoriência interessa apenas aos herdeiros diretos daqueles que faleceram simultaneamente.
“Ressalte-se, em esforço, que muitas vezes a jurisprudência não tem afastado tal presunção, especialmente se houver dificuldade de prova” (TARTUCE, 2014, pág. 208)
EMENTA
INVENTARIO. COMORIENCIA. INDENIZACAO DECORRENTE DE SEGURO DE VIDA.TENDO O CASAL E OS FILHOS FALECIDO SIMULTANEAMENTE, VITIMAS DE  ACIDENTE AUTOMOBILISTICO, NAO SE OPEROU SUCESSAO ENTRE AQUELES, NEM ENTRE AQUELES E ESTES. ASSIM, A INDENIZACAO DECORRENTE DE APOLICE DE SEGURO DE VIDA EM GRUPO, EM QUE OS CONSORTES CONSTAVAM RECIPROCAMENTE COMO BENEFICIARIOS, E DE SER PAGA DE FORMA RATEADA AOS HERDEIROS DE AMBOS. AGRAVO IMPROVIDO. Agravo de Instrumento Nº 598569952, Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Maria Berenice Dias,Julgado em 17/03/1999.
BIBLIOGRAFIA
TARTUCE, Flávio. Direito Civil, 1 : Lei de Introdução e parte geral, 10.ed. rev, atual e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2014.
AI nº 598.569.952 do TJ do Rio Grande do Sul.
Questão objetiva 
Otávio, 83 anos, e seu filho Leandro, 50 anos, partiram de Fernando de Noronha para Recife em helicóptero quando uma forte tempestade abateu o veículo. Alguns dias depois do acidente, destroços do helicóptero foram encontrados no mar, próximos a Recife, mas Otávio e Leandro não foram localizados. A família dos desaparecidos providenciou todas as buscas possíveis por algum tempo, mas Leandro e Otávio jamais foram encontrados. Neste caso: 
a) a família dos desaparecidos pode pedir a declaração de morte presumida após a decretação da ausência de Otávio e Leandro. Será considerado que Otávio, por ser mais velho que Leandro, morreu antes. 
b) a família dos desaparecidos pode pedir a declaração de morte presumida após a decretação da ausência de Otávio e Leandro. Haverá presunção de que Otávio e Leandro faleceram simultaneamente. 
c) a família dos desaparecidos pode pedir a declaração de morte presumida sem decretação de ausência. Será considerado que Otávio, por ser mais velho que Leandro, morreu antes. 
d) a família dos desaparecidos pode pedir a declaração de morte presumida sem decretação de ausência. Haverá presunção de que Otávio e Leandro faleceram simultaneamente. 
e) apenas após dois anos da data do acidente a família dos desaparecidos poderá pedir a declaração de morte presumida sem decretação de ausência. Haverá presunção de que Otávio e Leandro faleceram simultaneamente

Outros materiais