Buscar

EXERCICIO DE GUAN DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL E RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de Guan 1- Gislaine 25/08/2017
1-O processo de obtenção de recursos humanos envolve atividades ligadas ao recrutamento, à seleção e à admissão. Faz parte das técnicas de seleção a(o)
Identificação das necessidades de pessoal
Análise de requisição de empregados
Descrição de cargos
Ficha de avaliação de funcionários 
E teste psicométrico 
2-0. Ergonomia é o estudo científico de adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho às capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem. Vários são os fatores que proporcionam condições favoráveis à ambiência de trabalho na UAN. Para isso, recomenda-se que: 
a) as tomadas não necessitem de protetores, manutenção corretiva. 
b) a forma geométrica da UAN seja, de preferência, na forma redonda.
 c) as janelas sejam localizadas sempre na parte central das paredes. 
d) a iluminação permita boa visualização, não causando fadiga visual.
 e) os tubos de vapor tenham revestimento pintado à base de tinta a óleo
3- O dimensionamento de pessoal de uma UAN é um aspecto importante a ser considerado para a qualidade das refeições servidas. Na análise do quantitativo dos recursos humanos necessários ao funcionamento de uma UAN de coletividade sadia, o número de refeições/dia considerado para os cálculos é constituído de todos os seguintes tipos de refeições:
a-Café da manhã e lanche
b- colação e almoço
c-almoço, lanche e jantar
d- café da manha, almoço e refeições noturna completa.
e-almoço, jantar e refeição noturna completa
4- O treinamento dos empregados de uma UAN tem como objetivo, além de capacitá-los, executar com habilidade as tarefas do cargo, o de proporcionar informações sobre as técnicas dietéticas em bases científicas, e desenvolver nestes o espírito de participação e cooperação. O treinamento pode ser classificado de acordo com o aspecto que se deseja enfocar, tais como a época, local, conteúdo e métodos empregados. Com relação a essa classificação é correto afirmar que: 
A) O treinamento específico (funcional) é utilizado para desenvolver e aperfeiçoar o empregado novo ou antigo nas atividades inerentes ao cargo. 
B) O treinamento coletivo ou em grupo constitui parte da rotina administrativa da UAN, que pode ser realizado mediante reuniões e cartazes.
 C) O treinamento anterior à admissão é dirigido ao funcionário recém-admitido, que antes de iniciar suas atividades no cargo, recebe da Organização informações sobre seus direitos e deveres. 
D) O treinamento funcional (específico) oferece informações de interesse apenas a determinado cargo, como por exemplo, diferentes tipos de preparações culinárias, que interessam somente ao cozinheiro.
 E) O treinamento de indução, feito mediante processo normal de seleção, é utilizado por algumas organizações que proporcionam treinamento com vistas ao aproveitamento posterior de candidatos a vagas em cargos da Organização.
5-O dimensionamento dos Recursos Humanos, ou seja, a quantidade de funcionários para as Unidades de Alimentação e Nutrição é influenciada por algumas variáveis, tais como: 
A) Tipos de refeições e taxa de absenteísmo. 
B) Lay-out da empresa e padrão de atendimento. 
C) Padrão do cardápio e avaliação de atitudes. 
D) Jornada de trabalho e gastos jurídicos da empresa. 
E) Sistema de distribuição e taxa de absenteísmo, porém, somente em UAN pertencente a Hospital.
6-. A definição da quantidade, qualificações e requisitos dos Recursos Humanos de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) pode variar de uma unidade para outra, devendo ser levadas em consideração as características do serviço. Assim, são fatores que podem interferir no dimensionamento dos Recursos Humanos, independente do cálculo de pessoal para a UAN: 
A) Recursos físicos e sistema de higienização. 
B) Descrição de cargos e funções e processo de admissão.
 C) Treinamento de pessoal e sistema de seleção de pessoal.
 D) Padrão do cardápio e padrão de qualidade dos fornecedores.
 E) Sistema de distribuição e fontes de recrutamento de pessoal.
7-O cálculo de pessoal em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) poderá ser baseado no somatório das refeições diárias servidas. Desse modo, sabendo-se que uma determinada UAN hospitalar adota a jornada de 8 horas diárias de trabalho para seus funcionários e que produz 960 refeições ao dia, marque a opção CORRETA referente ao Indicador de Pessoal Fixo (IPF) para a UAN referida.
30 (B) 180 (C) 20,6 (D) 10,4 (E) 127
8- Há diversas formas de se avaliar quantitativamente a eficiência dos funcionários de uma empresa. Dentre elas, destacam-se o indicador de rendimento de mão de obra e o índice de produtividade individual. O indicador de rendimento de mão de obra (IRd) avalia o rendimento em função do tempo gasto para produzir a refeição, através da fórmula: IRd = n de empregados x jornada de trabalho diária x 60/n refeições servidas. O índice de produtividade individual (IPI) avalia o rendimento da mão de obra em função do número de refeições produzidas, através da fórmula: IPI = número de refeições servidas por dia/número de empregados na UAN. Com base nessas informações, calcule o IRd e o IPI de uma UAN que produz 2400 refeições por dia, com a colaboração de 24 funcionários, que trabalham 8 horas/dia. 
a) Índice de rendimento: 0,08 minutos – Avaliação de produtividade: 100 refeições/funcionários. b) Índice de rendimento: 4,8 minutos – Avaliação de produtividade: 10 refeições/funcionários. *c) Índice de rendimento: 4,8 minutos – Avaliação de produtividade: 100 refeições/funcionários. d) Índice de rendimento: 0,48 minutos – Avaliação de produtividade: 10 refeições/funcionários. e) Índice de rendimento: 48 minutos – Avaliação de produtividade: 100 refeições/funcionários.
9-Numa Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) são servidas 650 refeições por dia e os funcionários têm carga horária de trabalho de 8 horas por dia. O tempo médio de produção das refeições é de 20 minutos. O número de funcionários fixos necessários nessa unidade é de:
13 b- 25 c- 27 d-34 e-48 
10-) o número de refeições –É o somatório de todos os grandes serviços da UAN( almoço, jantar e refeição noturna ceia . O tempo em minutos (n) é o tempo em minutos para o preparo e distribuição de refeições Com base na tabela abaixo calcule o IPF, ISD, IPD, IPT de uma UAN que trabalha a 24 meses de 2 a 6º feira não trabalhando aos feriados e com o seguinte total de refeições : desjejum 500 refeições, 500 almoço, 150 jantar e 50 ceias.
11- Supondo que esta mesma unidade trabalhe de 2º a domingo e trabalha aos feriados calcule o dimensionamento de pessoal, conforme item 11.
12- UAN com 500 refeições c/ jornada de trabalho de 8 horas diárias, obteve 4 licenças médicas e 10 faltas e 4 afastamentos em 30 dias. C/base no índices proposto por Gandra e Garambela,1983 calcule : IPT , IPF, ISD, IPS e IAD 
13- Considerando um hospital com dimensionado com 80 colaboradores no SND defina com base em % de distribuição de cargos . O número de funcionários para ocupar os cargos de copeira e pessoal noturno do SND.
14-Considerando um Hospital com 350 leitos e 500 funcionários calcule utilizando os índices propostos por Mezomo o número de funcionários e substitutos quando aplicável

Outros materiais