resenha critica filme WIT Uma lição de Vida
1 pág.

resenha critica filme WIT Uma lição de Vida


DisciplinaPsicologia e Psicossómática126 materiais3.110 seguidores
Pré-visualização1 página
Resenha crítica sobre o filem Wit, Uma Lição de Vida
 O câncer é atualmente responsável por um grande numero de mortes no mundo. Pelo fato de ser uma doença que causa grande sofrimento ao doente e não ter cura, o filme busca enfatizar em um tratamento experimental no qual uma mulher chamada Vivian, professora de literatura se submete ao tratamento de câncer nos ovários em uma situação bem grave. 
 Durante o filme Vivian tem falas direcionadas para câmera fazendo questionamentos e refletindo sobre o tratamento, sobre sua vida antes e depois dele, alem de relatar a forma como os médicos e enfermeiros a tratavam, o filme tem um contexto bem realista e com termos médicos e explicações sobre a doença, além de demonstrar alguns procedimentos e sofrimentos vivido por Vivian. 
 Fica claro que todo filme sobre câncer tenta dramatizar e causar uma comoção em quem vai assisti-lo, em suas falas Vivian discute e vive todo aquele sofrimento, constrangimento, angustia aquelas dores que não a deixavam nem expressar como ela se sentia além de perda de identidade e principalmente da vontade de lutar, fato que se confirma em uma frase de Vivian, onde ela diz que sempre batalhou e deu seu melhor em tudo em sua vida, porem naquele momento ela já estava ficando sem forças. Nesse ponto ela também relata o paradoxo em que ela vive, pois a cura para sua doença colocava em perigo a sua saúde.
 Contudo o filme além de conter esse tipo de detalhes sobre a vida de um paciente com câncer, trata sobre cuidados paliativos, os quais ficou explicito na forma como o residente e o medico dela a tratavam, eles se importavam mais com o conhecimento sobre o câncer se esquecendo que ali existia uma pessoa com sentimentos, explicado bem em uma fala de Vivian onde ela fala que era só um recipiente para o sue câncer e que o câncer era uma celebridade e tinha todas as atenções.
 Com isso o filme trata muito a questão de humanização que não era em praticada pelos médicos no filme, atualmente e um assunto que as faculdades de medicina buscam enfatizar para formar profissionais mais humanizados, fica clara sua importância, pois existem especializações como cuidados paliativos o qual tem como uma das suas funções auxiliar no tratamento do câncer e de outras doenças buscando melhor atender o paciente ajudando o a lidar com a doença .