Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 beneficiou principalmente:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	à Ingleterra que passou a ter benefícios alfandegários especiais no mercado do Brasil
	
	
	ao Brasil que após os Tratados de Aliança e comércio passou a depender economicamente apenas de seu comércio
	
	
	a Portugal que continuou a ter as melhores tarifas alfandegárias após os Tratados de 1810
	
	
	ao Brasil que após a transferência da corte tornou-se um país independente economicamente.
	
	
	a França que após a transferência de D. joão, foi o país que mais manteve relações comerciais com o Brasil.
	
	
		2.
		Sobre a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil é CORRETO afirmar:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Enquanto o Brasil se vangloriava por ter deixado de ser colônia e o Rio de Janeiro se transformava na sede do reino, em Portugal a situação era das melhores, o povo encontrava-se em harmonia e o comércio estava em ascensão devido à abertura dos portos brasileiros;
	
	
	A tensão em meio as disputas com a França e o comprometimento português com a Inglaterra foi um dos seus elementos primordiais no projeto de mudança da corte.
	
	
	Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, a família real resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contando com a ajuda dos aliados alemães e espanhóis;
	
	
	A chegada da família real ao Brasil e sua instalação no Rio de Janeiro e São Paulo trouxeram para as metrópoles o status de Reino Unido de Algarves;
	
	
	O Brasil, enquanto colônia, possuía vários meios de comunicação até então permitido oficialmente, contudo, a vinda de D. João mudou essa realidade;
	
	
		3.
		Sabe-se da pressão inglesa para extinção do tráfico de escravos no Brasil imperial. Assinale qual foi o acordo internacional, no qual, o Brasil comprometia-se a findar o tráfico em três anos.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Bill Abeerden (1845)
	
	
	Lei Palmerston (1839)
	
	
	Tratado Brasil-Portugal (1825).
	
	
	Tarifa Alves Branco (1843).
	
	
	Tratado Brasil-Inglaterra (1826).
	
	
		4.
		Na moderna historiografia, muitos trabalhos têm abordado a problemática dos quilombos. Em Liberdade por um fio, diversos autores apresentam
		Quest.: 4
	
	
	
	
	uma nova interpretação sobre a escravidão africana, desvinculada de questões econômicas, e as várias formas de reação dos índios à condição de escravos na colônia.
	
	
	a formação de quilombos como forma de resistência dos escravos negros, em diferentes áreas, como no Nordeste, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Amazônia e região sul.
	
	
	a influência marxista na análise dos quilombos, colocando em segundo plano a problemática cultural e as relações dos quilombolas com a sociedade colonial.
	
	
	as estratégias de repressão adotadas pela metrópole e a passividade dos senhores no combate à resistência dos escravos, principalmente nos engenhos de açúcar do Nordeste.
	
	
	a idéia de que o quilombo de Palmares entrou para a história porque foi o maior e o mais difícil de ser vencido, sendo o único que merece novos estudos.
	
	
		5.
		Processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira.
	
	
	nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firme decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
	
	
	a presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
	
	
	a Revolução do Porto, fundamentada em idéias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
	
	
	as primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se "Juntas Constitucionais".
	
	
		6.
		"A Constituição de 1824 simbolizava o verdadeiro caráter ideológico da aristocracia rural da época: liberal na forma, conservadora na pratica." 
Marque a alternativa que melhor explica a frase supracitada.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Com a constituição de 1824, além dos poderes executivo, legislativo e judiciário, o imperador poderia contar ainda com o poder moderador. Poder pessoal e exclusivo que legalizava o seu absolutismo. Era ainda assessorado pelo conselho de Estado, que também era vitalício e nomeado pelo imperador.
	
	
	O sistema político brasileiro, após a independência, era descentralizado, isto é, os governos municipais eram independentes dos governos provinciais e estes por sua vez eram independentes do governo central.
	
	
	Após a independência do Brasil, alguns grupos interessados em promover o desenvolvimento da indústria nacional e abolir o tráfico de escravos ganharam força.
	
	
	Rompendo com a tradição colonial, a igreja católica não ficou mais subordinada ao Estado brasileiro.
	
	
	As elites que tomaram o poder, em 1822, não eram ligadas á economia de exportação e importação e, portanto, não tinham o interesse de manter as tradicionais estruturas de produção, cuja base era o trabalho escravo e a grande propriedade. Almejavam profundas mudanças estruturais.
	
	
		7.
		Leia com atenção o trecho a baixo: "Foi para dar um basta às arbitrariedades do imperador e exigir a reintegração do ministério que pessoas de diferentes condições sociais, de várias partes da cidade, ocuparam o campo em que, anos antes, D. Pedro havia sido aclamado." (SOUZA, Adriana Barreto. Duque de Caxias: o homem por trás do monumento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p. 177) A partir da leitura podemos definir a abdicação de D. Pedro I como:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	o resultado da política externa desenvolvida por D. João VI, que há muito desejava o retorno do príncipe.
	
	
	o resultado da pressão vinda dos líderes das Repúblicas vizinhas, que desejavam aniquilar a Monarquia brasileira.
	
	
	o resultado do interesse de D. Pedro I em promulgar uma nova constituição que garantisse as liberdades individuais e implantasse a república.
	
	
	o resultado das hostilidades trocadas entre a corte e as províncias periféricas, que desejavam a transferência do centro administrativo do Brasil..
	
	
	o resultado da união instável entre grupos sociais diferentes, que na ocasião se uniram para combater o centralismo administrativo que caracterizou o governo de D. Pedro I.
	
	
		8.
		Sobre a religiosidade e a Igreja Católica no século XIX, no Brasil, é correto afirmar que:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Segundo as leis do Império, ao Imperador cabia o direito do padroado, nomeando bispos e outros titulares de cargos eclesiásticos no Brasil e, desta forma, subordinando a hierarquia da Igreja ao poder imperial.
	
	
	Enquanto algumas ordens religiosas, como a dos beneditinos e a dos carmelitas, estabeleceram-se livremente, no Brasil, outras, como a dos jesuítas e a dos franciscanos foram proibidas de construir igrejas e mosteiros.
	
	
	A Constituição de 1824 estabelecia a ¿Religião Católica Apostólica Romana¿ como ¿Religião do Império¿, e, assim, proibia, terminantemente,
o culto de todas as outras religiões.
	
	
	A união entre Igreja e Estado nem sempre se realizou de forma harmônica. A ¿Questão religiosa¿, em fins do Império, expressou a insatisfação de alguns bispos perante a proibição do Imperador ao livre funcionamento das lojas maçônicas.
	
	
	A quase totalidade da população brasileira era católica e utilizava o espaço das igrejas para praticar a religião. O episódio de Canudos, ao final do século, representando um desvio nos cânones da Igreja pelos seguidores de Conselheiro, configurou uma exceção.
	
	
		9.
		Qual dos acontecimentos relacionados abaixo foi significativo para desencadear uma intensa crise econômica no Primeiro Reinado?
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Confederação do Equador.
	
	
	Guerras da Independência.
	
	
	Guerra da Cisplatina.
	
	
	Tratado comercial Brasil-Inglaterra.
	
	
	Tratado de reconhecimento da independência Brasil-Portugal.
	
	
		10.
		Sobre a Guerra da Cisplatina assinale a afirmativa INCORRETA:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	A paz foi alcançada com a mediação dos franceses.
	
	
	Foi um dos fatores que contribuíram para o desgaste da figura pública de d. Pedro I.
	
	
	Considerada uma catástrofe financeira para o Brasil.
	
	
	Considerada um desastre militar para os brasileiros.
	
	
	O Tratado de paz que pôs fim ao conflito propiciou o surgimento do Uruguai como um país independente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais