Buscar

Gestão Ambiental -Poluição e resíduos sólidos, Avaliação discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação final.( Discursiva) Poluição e Resíduos sólidos QUESTÃO:
1. Os resíduos sólidos geram muitos impactos ao meio ambiente, pois contaminam os solos, os córregos, as águas subterrâneas, os mares, entre outros. Portanto, é preciso de uma fiscalização efetiva e conscientização do Poder Público para ocorrer incentivos nesta área, tão negligenciada do saneamento básico. Observando a imagem anexa, disserte sobre os impactos decorrentes da disposição inadequada dos resíduos sólidos urbanos.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em <http://ecosurf.org.br/site/?tag=oceanos>. Acesso em: 19 set. 2016.
r
RESPOSTA ESPERADA:
A contaminação de rios, águas subterrâneas, mares e lagos. Danos à saúde, como doenças, através da contaminação de água, além das doenças que acontecem em momentos de chuvas muitos fortes, que acabam causando alagamentos e enchentes. A contaminação do solo, que acarreta a contaminação dos alimentos nele produzido. Contaminação atmosférica, através dos gases tóxicos emitidos pela decomposição da matéria orgânica. Agravação do efeito estufa e do aquecimento global.
QUESTÃO:
2. A poluição atmosférica não é um problema recente, ela existe desde os primórdios, devido aos processos naturais que ocorrem no nosso planeta. No entanto, grande parte da poluição atmosférica, causada por fenômenos naturais, é dispersa e não possui grande potencial nocivo. Ocorre que, com a descoberta do fogo e a evolução tecnológica, os níveis de poluição vêm se agravando. Atualmente, uma das principais fontes de poluição atmosférica é a queima ou combustão de combustíveis fósseis. Disserte sobre a combustão de combustíveis fósseis e seus impactos na atmosfera terrestre.
RESPOSTA ESPERADA:
A queima de combustíveis fosseis é prejudicial à saúde humana, pois gera a liberação de muitas impurezas e gases tóxicos na atmosfera. Além disso, agrava o aquecimento global, que acarreta o aumento da temperatura global, causando a mortandade de muitas espécies, causando longos períodos de seca e elevação do nível do mar, devido ao derretimento das calotas polares, que podem alterar as correntes marítimas.

Outros materiais